Tirando o Mato do Meu Quintal

21/02/10 á 27/02/10
Pr. Márcio Ribeiro
Texto: Gn.2:15

Introdução: investimento é a razão da nossa existência. A razão de existirmos é investir nos outros, podemos fazer isso de forma clara e resolvida ou de forma errada e frustrada, e deixar de fazer. DEUS colocou o homem no Edem para duas coisas cultivar e guardar. Cultivar é investir, DEUS colocou você no jardim para investir em você. Na verdade o Edem é um principio. DEUS deu para cada um de nós um jardim, só que por não tomarmos conhecimento desse fato fazemos do nosso jardim um matagal. O jardim do Edem é o inicio de tudo, precisamos compreender a importância de investir no jardim, é lá que você define como vai ser sua vida. Precisamos entender que não é só orar e jejuar você tem que investir:
  • Tempo
  • Dinheiro
  • Presença
  • Trabalho
  • Emocionalmente
  • Alvos
QUEM É SEU JARDIM? VOCÊ TEM UM JARDIM?

DEUS olha para nós como um jardim. (realização do jardim) Deleite... Satisfação. O jardim é o que você mais ama , o que é mais importante para você, defina em seu coração o que é importante para você. CRESCEMOS QUANDO INVESTIMOS NO NOSSO JARDIM... EXISTEM TOLOS PORQUE NÃO INVESTEM NO JARDIM, E NÃO SABEM COMO CRESCER E ADMIRAR A BELEZA DO JARDIM; SUA ESPOSA, SEUS FILHOS NATURAIS E ESPIRITUAIS E SUA IGREJA.

O EDEM É SÓ O INICIO DO QUE DEUS TE DEU: 1º CASA, 1º IGREJA, CASAMENTO, 1º CARRO E 1º CÉLULA, O INICIO-O CUIDAR VAI DEFINIR A BELEZA DO SEU JARDIM. O Edem pode trazer as maiores alegrias ou suas maiores dores, o senso de realização pessoal, é resultado do seu investimento no seu jardim, você não é aprovado por DEUS por aquilo que você conquista, mas sim por aquilo que você gerou e investiu. Nós pensamos muito no Reino de DEUS como uma Lavoura. Lavoura não dá retorno a não ser, retorno financeiro.

 DIFERENÇA ENTRE LAVOURA E JARDIM

 Jardim é: prazer, desfrute e realização. O jardineiro compõe harmonicamente cor, água, luz, perfume e beleza, teve trabalho, investindo tempo e dinheiro, mas qual é o resultado (beleza para ser vista), não ganha dinheiro não dá lucro, só realização - VOCÊ TEM O SEU JARDIM?

Lavoura traz lucro. As pessoas tratam filhos como Lavoura- dizendo a eles: ”você tem que ser um grande MEDICO ou ENGENHEIRO” a verdade é que você quer que seu jardim te dê um retorno (LUCRO).

ADÃO errou porque ele não fez o que era suposto pra ele fazer, DEUS disse para ele cultivar e guardar o jardim dele. ADÃO renunciou sua liderança, quando foi levado por Eva a deixar a serpente persuadi-la, e deixou que ela desse a ordem, e se omitiu. Ele fantasiou sua realidade, é típico de quem não quer investir no jardim. Todo mundo que teve êxito levantou no meio de um fracasso... VOCÊ VAI FUGIR?

 Eu tenho uma teoria, que o problema não esta nas mulheres, e sim nos homens, uma mulher estimulada, sob forte investimento, segura e elogiada vai longe, o problema é que a maioria das mulheres está casada com filhos da mamãe (menino-imaturo), a mulher casou com o filho mais velho ela se torna mãe do rapaz.

Diferença entre homens e meninos

- Homem                          - Menino
Fala                                    Se cala
Enfrenta                              Da desculpa
Luta                                    Foge
Vai até o fim                       Para no meio do caminho
Enfrenta a dor                     Busca prazer e foge do desconforto

 Conclusão: você deve ser um farejador de potencial nas pessoas, para isso você tem que investir abrindo caminhos. NOS SEUS FILHOS, SUA ESPOSA E TODOS AQUELES QUE DEUS COLOCOU EM SUA VIDA PARA INVESTIMENTO!

Compartilhamento
  • Você consegue reconhecer seu jardim?
  • Você deseja investir no seu jardim... Cultivar e Guardar?

Os Dias que Deus não Conta

14/02/10 á 20/02/10
Pr. Márcio Ribeiro
Texto: Salmo 90:12

Introdução: Muitas pessoas podem viver muitos anos, mas será que essa pessoa, em toda sua vida cumpriu o propósito de DEUS na vida dela? Muitos hoje, principalmente os jovens, tem uma filosofia de vida assim: “vou viver um dia após o outro”´, sem pensar o que vai fazer do seu futuro, apenas vivem, mas não buscam um significado. Já os mais velhos acham que não dá tempo de fazer mais nada em sua vida, pois dizem: “já vivi o que tinha pra viver” o futuro para eles representa o fim de tudo. HOJE DEUS QUER CONTAR SEUS DIAS, MAS ISSO SÓ VAI ACONTECER SE VOCE VIVER O PROPOSITO DELE PARA SUA VIDA.

• EM NOSSA VIDA, TODOS NÓS VIVEMOS MOMENTOS MARCANTES, POR EX: DIA DO CASAMENTO, 1º DIA DE AULA, O DIA EM QUE NASCERAM OS FILHOS. TUDO ISSO SE TORNA UM MARCO, E TODO MARCO DA INICIO A UM CICLO EM NOSSA VIDA, DEUS FEZ O MUNDO EM SETE DIAS (GN. 2:2), NO 1º DIA DEUS VIU QUE ERA BOM O QUE ELE ESTAVA FAZENDO (GN. 1:4). DEUS COMEÇOU UMA OBRA E TERMINOU EM SETE DIAS, SE TORNANDO UM CICLO. PODEMOS TER REVELAÇÃO, QUE UM CICLO É CONSTITUIDO POR UM PERIODO DE SETE, (LV. 25:8-9). MARCOS SÃO APENAS MOMENTOS EM NOSSAS VIDAS, MAS CICLOS SÃO ETAPAS INICIADAS E CONCLUIDAS EM NOSSA VIDA.

• QUANTAS PESSOAS HOJE TÊM COMEÇADO COISAS, E NÃO TEM TERMINADO... QUE NÃO CONCRETIZARAM OS CICLOS DE SUAS VIDAS FICANDO NO MEIO DO CAMINHO? TODAS AS AREÁS DA NOSSA VIDA PASSA POR CICLOS, E VEMOS QUE ESSE PROCESSO É DE SETE ANOS CONFORME APRENDEMOS NO CULTO DOMINGO.

CADA UM DOS SETE ANOS DO CICLO É UMA FASE A SER PASSADA E DEVE SER CORRESPONDIDA CONFORME A PALAVRA DE DEUS.

1º. ANO - APRENDIZADO: É interessante, que sempre quando vamos começar algo, queremos obter resultados pra ontem, mas a bíblia diz que há tempo pra todas as coisas, e DEUS esta dizendo: primeiro nós temos que aprender a lidar com a benção, e depois recebê-la. EX: Primeiro ano de casado pode haver diferenças entre o casal, mas vai servir de aprendizado para lidar com a personalidade e opiniões de cada um.

2º. ANO - SERVIÇO: Já no segundo ano as pessoas dizem: “vou colher tudo que semeei no ano do aprendizado”. Mas não é bem assim o segundo ano é o ano do serviço, pois é o ano em que você vai praticar tudo aquilo que você aprendeu no 1º ano, se você já esta no segundo ano, agora é hora de você mostrar tudo aquilo que você aprendeu. Este ano é conhecido também como o ano do respeito que se ganha através do trabalho.

3º. ANO - RECONHECIMENTO: Agora sim, depois de você ter aprendido no 1ºano e praticado no 2ºano, chegou o ano de você ser reconhecido, é onde você adquire o respeito de todos. Não podemos achar que temos que ser reconhecido e respeitado logo no inicio, EX: ”entrei na empresa e ninguém me respeita” ou “assumi uma liderança e ninguém me reconhece”. Temos que conquistar o reconhecimento. Primeiro aprendendo praticando o que aprendemos e só depois ser reconhecido.

4º. ANO - OPORTUNIDADE: Depois do reconhecimento DEUS, começa abrir portas em nossas vidas, oportunidades de crescimento, DEUS nos dá estratégias de como crescer, mediante a tudo aquilo que passamos nos três primeiros anos. Mas oportunidades são chances em nossas vidas e não podemos deixar passar, pois talvez não tenha outras oportunidades “iguais” a que DEUS nos dá em nossa vida.

5º. ANO - DEFINIÇÃO: Depois das oportunidades temos que definir em nossa vida, aquilo que vamos ser em DEUS. Muitas pessoas param nessa etapa e deixam de concluir o ciclo porque não definiram o que vão ser em Deus.

6º. ANO - BENÇÃO TRIPLICE: Esse ano DEUS fará você colher três vezes mais. Precisamos aprender a contar os nossos dias para obter um coração sábio e desfrutar da benção do ciclo que Deus preparou para o ano.

7º. ANO – DESCANSO: É o ano do deleite, DEUS preparou uma benção tríplice para que a terra descanse neste ano, não vai faltar provisão, como o mana no deserto colhido no sexto dia, era porção dobrada para o sábado. Assim nos podemos descansar, porque DEUS suprirá nossa necessidade do 7º e 8º ano. SO DESFRUTA DA BENÇÃO TRIPLICE QUEM DEPENDE DE DEUS OS SETE ANOS.

CONCLUSÃO: ATÉ HOJE VOCÊ PODE TER VIVIDO SEM SABER RECONHECER O CICLO DA SUA VIDA OU TER DEIXADO DE FINALIZAR AQUILO QUE VOCE COMEÇOU. MAS HOJE É TEMPO DE VOCE AVANÇAR E TERMINAR TUDO QUE ESTAVA PARADO EM TODAS AS AREAS DE SUA VIDA.

O Centro do Coração de Deus

07/02/10 á 13/02/10
Pr. Márcio Ribeiro
Texto: Genesis 1:28

Introdução: Nunca passou pela sua cabeça em saber o que agrada o coração de DEUS? Você já pensou em fazer algo que agrade á DEUS? Que produza um sorriso no rosto de DEUS, que leve DEUS á dizer: este é meu filho amado em quem me comprazo. (MT.3:17). Por incrível que pareça, mesmo nós sendo sinceros, podemos fazer coisas para o SENHOR que não o agradam, ou coisas que ELE não deseja, DEUS sendo uma pessoa possui vontade e desejo. Se quisermos agradá-lo, devemos deixar de presumir e passar a buscar em sua palavra o que ELE de fato DESEJA. Em GN.1:28 DEUS está abençoando o homem e revelando o seu coração... ”sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra”. DEUS criou Adão para que ele tivesse filhos, logo nós vemos que DEUS não criou o homem para fazer coisas para ELE, e sim para GERAR, para o deleite DELE.

1. O QUE ESTA NO CENTRO DO CORAÇÃO DE DEUS

As igrejas de programa estão preocupadas em fazer algo, como atividades e realizar coisas, sem se preocupar com resultados. As igrejas em célula trazem outro objetivo, seu alvo básico não é o fazer e sim o GERAR filhos e discípulos, no coração de DEUS esta o GERAR.

 O PRIMEIRO COMEÇO DE DEUS- Ao cair o homem foi contaminado pelo pensamento de lúcifer, recebendo em si a semente do diabo, e agora o homem não esta preocupado em cumprir o propósito de DEUS, sua preocupação agora é outra, é ter realizações e feitos para receber reino, poder e glória para si mesmo.

 O SEGUNDO COMEÇO DE DEUS- O primeiro começo foi com Adão o segundo começo foi com Noé. E DEUS disse a Noé a mesma coisa: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra”, e DEUS continua dizendo hoje a mesma coisa para nós, porque isso esta no coração DELE, mas a geração de Noé também não respondeu, podemos ver em babel (GN.11:4-9).ELES QUERIAM FICAR JUNTOS...ELES QUERIAM APENAS FAZER.

 O TERCEIRO COMEÇO DE DEUS- DEUS agora chama Abraão e diz o mesmo que disse para Adão e Noé, mas com outras palavras, antes DEUS disse; eu abençôo, agora DEUS diz: sê tu uma benção (GN. 12:2-3), e a vida inteira de Abraão foi voltado para o GERAR. E QUE SEJAMOS HOJE COMO ABRAÃO, VOLTADOS PARA O GERAR.

2. O GERAR É O MOVER DEUS

Abraão estava dentro do mover de DEUS, Ló seu sobrinho optou em morar em Sodoma e Gomorra, mas Abraão habitou em tendas, para anunciar que viria uma cidade edificada pelo próprio DEUS. As células correspondem o mover de DEUS para os dias de hoje, o mover de DEUS é sempre esse: Ser fecundos, multiplicar e encher a terra. Não apenas Evangelizar, mas também GERAR, que envolve três fases:

a. Ser fecundos - É pregar para obter resultado, pregar para que as pessoas se convertam.

b. Multiplicar-se- Uma vez que houve a fecundidade, o próximo estagio é multiplicar-se nele. Multiplicar é GERAR em outra pessoa o que você é.

c. Encher a terra- DEUS quer que Geremos filhos, mas não que eles fiquem presos a nós. DEUS quer que nossos filhos espirituais também Gerem, multipliquem-se e também enviem seus próprios filhos e encham a terra.

3. O GERAR E OS CINCOS MINISTÉRIOS (EF. 4.11-12)

EDIFICAR A IGREJA É O MESMO QUE GERÁ-LA. A obra do ministério, portanto, é para Gerar igrejas. SERVIÇO E MINISTÉRIO É A MESMA COISA, na palavra de DEUS ministro tem o sentido original, aquele que faz o serviço.

Os cinco ministérios têm a função de aperfeiçoamento dos santos. A palavra aperfeiçoamento no original significa treinar. Precisamos ser treinados, para fazer as cinco funções.

ESSE TREINAMENTO É PARA O SERVIÇO DO MINISTÉRIO. O SERVIÇO DO MINISTÉRIO É:

I. GANHAR: Como o Evangelista Ganha- não é uma questão de dom, é uma questão de obra do ministério.

II. ENSINAR: Como o mestre ensina- após ganhar e consolidar é preciso treinar.

III. PASTOREAR: Como o pastor pastoreia- é consolidar quem Ganhamos.

IV. PROFETIZAR: Como o profeta- profetizar é falar da parte de DEUS a esta Geração.

V. SER ENVIADO COMO O APÓSTOLO: Enviar as pessoas para o lugar onde estão inseridas, é ser ministro de DEUS no trabalho, é GERAR vidas onde estão, no seu cotidiano, essa é a obra do ministro. Logo se o ministro não faz isso, não importa o que ele faça, ele esta fora do coração de DEUS.

Conclusão: Nós devemos hoje tomar o exemplo de JESUS, esse foi os cinco serviços DELE, Ganhou, Ensinou, Pastoreou, Profetizou e Enviou, o objetivo central de JESUS era GERAR, porque ELE conhecia o coração de DEUS, temos que dar continuidade naquilo que JESUS começou, pois JESUS disse que faríamos obras maiores que as DELE, você foi chamado para GERAR. ALELUIA!!!