OBEDECENDO A DEUS PARA RECEBER SEU MILAGRE


     João 2:1-11


Ø  O segredo para uma vida de milagres é ouvir e obedecer.
 

Ø  Deus faz milagres através de ato de obediência.
 

Existem muitas coisas que podemos ensinar sobre princípios, eu creio que existem princípios relacionados à cura, mas não creio que isso seja mais importante que esse ponto.

Não podemos reduzir a vida de milagres a princípios, nem mesmo a verdades bíblicas. Eles nunca podem se tornar substitutos ao nosso relacionamento direto com Deus, onde nós ouvimos de Deus.

Ele manifestou a sua glória; e os Seus discípulos creram n’Ele.


Qual é o resultado de sinais?
 
Os sinais de Deus e seus milagres revelam sua glória. E a revelação da glória faz com que as pessoas colocam sua fé em Deus. Por isso é tão importante que a igreja receba a presença manifesta de Deus para que a glória de Deus seja manifesta.


1-    Mas o que fazer para que esse milagre aconteça?


Jesus orientou que os discípulos enchessem as talhas com água. Foi uma obediência extravagante e completa.
Em João capitulo 4:46  Um oficial está com seu filho enfermo. O homem pediu a Jesus que viesse ver o seu filho que estava perto da morte.

Mas Jesus não fez o que ele pediu, apenas declarou uma palavra “Vai o teu filho vive”! E o oficial teve o ato de obediência em acreditar na palavra de Jesus.

E ele creu na palavra que Jesus disse e partiu. Ele teve que crer. Jesus não precisava ir à casa dele. Jesus em outras palavras disse: “Eu não vou fazer o que você me pediu, mas o seu filho vive”.

E a fé daquele homem foi expressa na sua obediência e naquele exato momento seu filho foi curando.

Todas as vezes que a pessoa precisa de cura ela precisa ter um ato de fé para que a cura se manifeste. Muitas vezes as pessoas ficam sentadas esperando sentir um calor, uma energia e que Deus toque nela.

Fica passiva esperando um sinal de que está sendo curado. Mas, Deus espera que nós exerçamos a nossa fé antes de ver os seus sinais. Você tem que fazer algo, ter um ato de fé.

* Ter fé não significa que você não terá duvidas, ter fé significa ter coragem o suficiente para encarar as dúvidas e seguir adiante.


Se Deus não mandou você fazer não é fé, é presunção. Estamos saindo do nosso relacionamento com Deus e criando um princípio onde Deus não mandou criar princípio.

 O princípio é faça o que Deus te mandar. Deus sempre muda a maneira de falar com você para que isso não torne uma prática e você não precise mais ouvir dele. 

Quando Jesus curou o cego em João capítulo 9 o milagre não aconteceu quando Ele passou o lodo no olho do cego. Jesus pediu ao homem que fizesse alguma coisa. Ele teve que achar o caminho do tanque de Siloé ainda cego e lavar seu olho e só então ele viu.

Ele obedeceu e foi curado. Acredito que se o cego não tivesse obedecido ele não teria sido curado, Jesus pediu um ato de obediência. Não digo que Jesus não poderia soberanamente ter o curado.
 

O princípio é: faça o que Deus te fala para fazer.
 

Os discípulos foram pescar e não pegaram nada. Jesus chega e pergunta se eles pegaram alguma coisa e respondem que não, Ele manda que jogassem a rede do outro lado. E quando jogaram a rede voltou cheia de peixes que não conseguiram tirar e colocar no barco. Pedro era pescador profissional, ele sabia como pescar e não faz nenhum sentido falar para um pescador se não pegar peixe de um lado jogar do outro.

A maioria das coisas que Deus manda a gente fazer não faz sentido. É simplesmente um ato de obediência e fé. Quando eles obedeceram as redes se encherão.

Quando Pedro viu Jesus se cobriu com seu manto, para entrar na água. Provavelmente ele achou que novamente andaria sobre as águas.

Só que dessa vez Jesus não falou para ele ir. Esse é o problema, quando tentamos fazer de uma exceção uma regra. E aí ele acabou tendo que nadar ao invés de andar na água.



Para compartilhar:

Ø  Você tem atendido aos sinais de Jesus?

Ø  Você tem tido fé o suficiente para receber o milagre?

Ø  Você tem feito o que Deus manda?

Ø  Qual o tamanho da sua obediência a Deus?

CONTANDO AS ESTRELAS

                                   

Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo. Então disse Abrão: ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.
Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro. Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência.
E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça. Gn 15:1-6



Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. (Sl 37:4)


 Se você tem prazer no Senhor em estar com Ele, então Ele vai ficar de olho em você para saber o que você deseja. Ele fará um arranjo divino para te surpreender lá na frente e vai te conceder algo que você deseja muito.

“Deus quer satisfazer os desejos de seu coração”

Como Deus pode satisfazer o desejo de nosso coração, se o nosso coração não há nenhum desejo?

Para que Deus possa satisfazer o desejo de nosso coração temos que ter sonhos, desejos benignos e ambições santas.

 Estas duas palavras até parecem contraditórias. Como posso ser santo e ao mesmo tempo ambicioso?

Não há limite para O Senhor fazer para aquele que crê. A Bíblia Sagrada diz:

“Para Deus não há impossível em todas as suas promessas, E tudo é possível para aquele que crê!”

Explicando a situação de Abraão

Deus disse que Abraão seria Pai de multidão. Mas existia um probleminha Ele não tinha nenhum filho, pois, sua mulher era estéril e seu descendente era o estrangeiro damasceno Eliezer.

No primeiro domingo do ano é dia de contar as bênçãos, mas é dia também de contar as estrelas. O Contar as estrelas é uma das passagens mais poéticas da Bíblia que Deus usa para alimentar a fé de Abraão.

Deus chama Abraão para fora naquele céu limpo e diz:

“Olha para o céu Abraão conte as estrelas (se você consegue contar), assim será a sua descendência.”

Hoje eu quero te convidar para ir lá fora como fez o Senhor com Abraão, e Deus te dizendo:

Olha para o céu e comece a contar as estrelas, pois, eu também tenho promessas para você.
 

O que significa contar estrelas?
Hoje falaremos de 4 motivos porque Deus nos manda a contar estrelas:



1-  DEUS NOS MANDA CONTAR ESTRELAS PARA ALARGAR NOSSO MUNDO PESSOAL

Quando Deus manda você contar estrelas Deus esta mandando você alargar seus horizontes. Muitos de nós estão vivendo uma vida tão pequena. Muitos de nós estão vivendo uma vida tão mesquinha. Acordamos, trabalhamos, comemos e depois dormimos e no outro dia repetimos tudo novamente.

Vamos vivendo sem nenhuma ambição, sem nenhum projeto, sem nenhum objetivo na vida e vamos empurrando nossa vida como aquele que diz: “Deixa a vida da me levar.”

Se você esta vivendo assim você esta desperdiçando o maior dom que Deus deu para você. E o que e pior depois Ele vai te perguntar o que você fez com a vida que te dei meu filho.


2- DEUS NOS MANDA CONTAR ESTRELAS PARA NOS REVELAR QUE PROMESSA E COMPROMETIMENTO ANDAM JUNTOS


Assim como contar estrelas, realizar seus projetos é uma coisa trabalhosa. Não pense que realizar seus sonhos, seu propósito, seus ideais serão fáceis.
 
Como contar estrelas é trabalhoso, você irá se atrapalhar, perder a conta assim será suas metas. Às vezes você vai ter que voltar e fazer tudo de novo, não será fácil atingi-los, você vai se atrapalhar muitas vezes.

Imagine Abraão contando estrela por estrela como isso era cansativo e trabalhoso.

Ao fazer isso Deus estava dando uma mensagem Abraão: “Toda promessa tem seu preço.” Qualquer sonho que não tenha trabalho envolvido não é sonho e apenas fantasia da carne.

“Se tem uma coisa que diferencia os realizadores dos sonhadores é o comprometimento”

Comprometimento pode ser demonstrado de várias formas:

- Disposição ao sacrifício.

- Quantidade de horas investida num projeto.

- Esforço em melhorar as habilidades.

O QUE É COMPROMETIMENTO?


  • Para um missionário é abandonar o próprio conforto para tornar a vida dos outros melhor.
  • Para um pastor é abrir mão de seu alto padrão para vir servir a Deus em tempo integral

Contar estrelas e estar disposto a pagar o preço do sonho. Se há um sonho em sua vida começa trabalhar nele hoje!

“O verdadeiro sonho é Deus fazer você prosperar através de seu trabalho”

Perseverança e um aspecto importante, pois à medida que você começar contar estrelas em algum momento você vai perder a conta e muitas vezes você terá de contar tudo novamente. Muitos desistem no meio por não perseverar.



3- DEUS NOS MANDA CONTAR ESTRELAS PARA NOS LIVRAR DA MEDIOCRIDADE

Para contar estrelas precisava fazer 2 coisas:

·        Olhar para cima

·        Pensar grande

Deus não nos chama para uma vida pequena, andando olhando para o chão.

Infelizmente existem os RASTEIROS. Eles caminham como burro de carga, cabeças voltadas para o chão. Usam toda a sua energia para conseguir dar apenas um passo.

Alguém disse: “A vida é muito curta para ser pequena”. Curta em relação ao tempo. Pequena em relação ao significado, ou seja, a vida passa muito rápida para ser insignificante.

“Melhor é acrescentar vida aos seus anos, do que anos a sua vida”.


Agora se livrar da mediocridade não é tão simples assim, pelo contrário essa é a nossa tendência natural.

Viva com pessoas que contam as estrelas e pensam grande.

- Aprendem continuamente

- Andam com pessoas que inspiram

- Tem o pensamento voltado para os resultados

- Vê as oportunidades antes que se tornem óbvias
 

4- DEUS NOS MANDA CONTAR ESTRELAS PARA AUMENTAR NOSSA FÉ NO SOBRENATURAL

Nos dias de Abraão contavam-se a olho nu cerca de 3 mil estrelas.

Será que Deus estava dizendo que Abraão seria “Pai de Multidões com apenas três mil descendentes (10 da população da Praia Grande)

Abraão queria um filho, e será que Deus queria abençoar apenas 3.000 descendentes? Com esse numero ele seria “Pai de nações.

Quando Galileu Galilei na idade media inventou o telescópio este numero foi aumentado e conseguiram ver 90 mil estrelas.

Depois no inicio do século 20 inventaram o radiotelescópio que se conseguia ver mais de 1MILHAO DE ESTRELAS.

E alguns anos atrás inventaram um telescópio mais moderno ainda. E sabem quantas estrelas este telescópio consegue localizar? ELE DESCOBRE TODO DIA NOVAS ESTRELAS!
Não tem limites! Se você olha com o olho natural é somente 3000, mas se você olha com os olhos da Fé, na haverá limites para você!!!
 

O que Abraão não sabia é que Deus não tinha prometido apenas algumas centenas de descendentes. Deus tinha prometido tantos descendentes que ninguém seria capaz de contar.


SE VOCÊ QUISER VOAR COMO AS ÁGUIAS, NÃO ANDE COMO
AS GALINHAS. A AVE QUE SE HABITUA COM A PAISAGEM
RASTEIRA PERDE O GOSTO PELA ALTURA!

A LEI DA EXPECTATIVA EM DEUS




O que você espera que Deus faça na sua vida?

Jesus disse: “Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se conforme a vossa fé.” Mateus 9:29

Essa é a Lei da Expectativa, nós tendemos a conseguir o que esperamos da vida, tendemos a ver o que esperamos ver e a ouvir o que esperamos ouvir. Somente realizamos o que cremos que vamos realizar. Segundo a nossa fé, assim nos será feito!

A Bíblia diz em Hebreus 11:6 que “Sem fé é impossível agradar a Deus”, somente a fé honra ao Senhor, quando não cremos, chamamos Deus de mentiroso. Adão não creu em Deus, por isso pecou.

“Tudo que não vem de fé” é pecado, diz Romanos 14:23, por isso precisamos aprender a crescer em fé. Os discípulos pediram a Jesus: “Senhor, acrescenta-nos a fé”.

Como a nossa fé pode crescer?

Deus edifica a nossa fé, testando-a. A fé é como um músculo que deve ser exercitado para se desenvolver.

Deus testa a nossa fé através das dificuldades:

Se a vida fosse fácil então não exigiria nenhuma fé. Se você pudesse sentir Deus o tempo todo, então, você viveria por seus sentimentos. Às vezes Deus retira a sensação de Sua presença apenas para que você aprenda a confiar nEle no meio das dificuldades.

Quando os problemas vêm para testar sua fé você deve se encher de fé e alegria, você deve reconhecer e declarar que o problema veio para que você veja a glória de Deus na sua vida. O problema é uma oportunidade de ver o milagre de Deus!

Tiago 1:2,4 diz: Meus irmãos, tende por motivo de grande alegria o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.

Existem duas maneiras de Viver:

Você pode escolher viver pelo medo, ou você pode escolher viver pela fé. Você pode ser um otimista, ou pode ser um pessimista. Pode andar baseado na fé ou no medo!

Jó parece que tinha uma atitude pessimista. Em Jó 3:25, ele diz: “Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece.”
Você conhece pessoas assim? Eles se concentram naquilo que elas não querem e não desejam.

Paulo, por outro lado, era um homem cheio de fé e otimismo, apesar de todas as suas aflições. Em Filipenses 1:20 ele diz: “Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte.”
Aleluia, que venhamos ser como Paulo!!!

Como ter uma Santa Expectativa:

Como você se mantém cheio de fé quando tudo parece dar errado? Deixe-me te dar seis simples passos:

1. Sempre comece seu dia com Fé.

Estudos mostram que os primeiros dez minutos de seu dia dão o tom para o resto do dia.


O Salmo 5:3 diz: “De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando”.

Tenha o hábito de, ao acordar, fazer confissões que expressem:

• O que Deus diz que é;

• O que Deus diz que tem;

• O que Deus diz que faz;

• O que Deus diz que eu sou

• O que Deus diz que eu tenho

• Onde Deus diz que eu vou


A base de nossa fé é aquilo que Deus diz. A palavra é o trilho no qual nós devemos andar.


2. Olhe para as circunstâncias de forma positiva.

Romanos 8:28 diz: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (ou chamamento).”

Deus é especialista em extrair o bem do mal.

O Senhor fecha uma porta para você hoje, para amanhã, abrir uma maior ainda. Muitas se abrirão, porque o Senhor o conduz de glória em glória. Não desanime se porventura uma porta se fechou!

Apocalipse 3:7 diz: “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o Santo, o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fecha, e que fecha, e ninguém abre”.


3. Entregue seus problemas ao Senhor.

O que devo fazer quando a situação parece impossível?

2 Coríntios 1:8-11 diz: “ Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida. Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos;  o qual nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos, ajudando-nos também vós, com as vossas orações a nosso favor, para que, por muitos, sejam dadas graças a nosso respeito, pelo benefício que nos foi concedido por meio de muitos”.

Entregue a Deus o seu caminho. Quando tudo parecer que está fora de seu controle, você deve se entregar e confiar em Deus!
Lembre-se sempre desse versículo: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” 1 Pedro 5:7.


4. Elimine as palavras negativas.

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem” Efésios 4:29.

Não use palavras venenosas em seu falar. Use somente palavras que edificam.

5. Ande com pessoas de fé.

É muito importante que em tempos de luta e tribulação você se junte a pessoas cheias de fé e de esperança. Essa é uma das razões pelas quais é tão importante participar de uma igreja acolhedora e familiar.

1 Coríntios 15:33 diz afirmativamente: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”

Se você quiser voar como as águias, não ande com as galinhas. A ave que se habitua com a paisagem rasteira, perde o gosto pela altura!

 Assim como a fé contagia, o pessimismo pode rapidamente nos contaminar.

Ser pessimista é algo muito ruim, mas ser apenas otimista também não resolve, precisamos ser homens e mulheres de fé. Otimista qualquer um pode ser, mas ser um homem de fé somente aqueles que receberam a vida de Deus dentro de Si.

6. Lembre-se de seu futuro:

Quando estiver desanimado e querer mudar o ambiente, lembre-se do seu futuro, das promessas que Deus tem para você.

Se você é crente e você colocou a sua fé em Cristo, o capítulo final da sua vida ainda não está escrito. Esta vida não é o fim. Não fique desanimado!

O projeto de Deus para sua vida é de conquistas e vitórias, não perca o foco das bênçãos presentes e futuras prometidas pelo Senhor.

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós. Efésios 3:20.




Retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque Fiel é aquele que fez a promessa. Hebreus 10:23

QUESTÕES NO MEIO DA TEMPESTADE


TEXTO

Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passe mos para a outra margem. E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam. Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma- te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

Marcos 4:35-41
 

INTRUDUÇÃO

Jesus e seus discípulos estavam no meio do lago quando a tempestade veio repentinamente. Era algo aterrorizante e pareceu aos discípulos que eles não iriam sobreviver. Eu creio que o Senhor tinha em mente todo esse cenário para se revelar de uma forma que os discípulos ainda não o conheciam.

 Creio que hoje você também conhecerá aquele que tem o poder de repreender os ventos e calar o mar. Pode ser que você esteja passando por uma tempestade e esteja lutando com as mesmas perguntas e questões dos discípulos.

Para alguns a tempestade é financeira. Para outros, é uma questão de saúde. Outros ainda estão sendo inundados na área dos relacionamentos.

Você tentou ser uma boa pessoa e fazer a coisa certa, e ainda assim você sente como se estivesse afundando, e você quer saber a mesma coisa que os discípulos queriam saber:



"Jesus, o Senhor não se importa se eu me afogar?


AS TEMPESTADES DA VIDA
 

três coisas que a Palavra de Deus nos mostra a respeito das tempestades.
 

1.     Em primeiro lugar as tempestades são inevitáveis. Elas simplesmente virão em algum momento. Todos nós passaremos por tempestades em algum momento de nossas vidas.


Simplesmente porque elas fazem parte da existência nesse mundo caído. Todos enfrentaremos tempos difíceis. Os discípulos tinham passado o dia ouvindo o Mestre e fazendo sua obra, mas isso não os isentou da tempestade.

 Eles amavam a Jesus e tinham deixado tudo para segui-lo, mas isso não os poupou da tempestade. As aflições e as tempestades da vida fazem parte da jornada de todos nós.

Às vezes, Deus vai nos conduzir a uma tempestade. Este é o lugar onde nossas expectativas em Deus são testadas. Nós esperamos que Deus só nos leve para águas tranquilas, pastos verdejantes e céus ensolarados. Temos muita dificuldade de entender um Deus amoroso que nos permite passar por tempestades e lutas quando seguimos a sua vontade.


2.     Em segundo lugar as tempestades são imprevisíveis. Elas desabam repentinamente. As pessoas tentam de todas as formas preverem como será o seu dia, se terão uma boa ou má semana, mas simplesmente não é possível prever as calamidades da vida.

 As tempestades podem transformar cenários domésticos em lugares ameaçadores. O Mar da Galiléia era um lugar muito conhecido daqueles discípulos. Alguns deles eram pescadores profissionais e cruzaram aquele mar várias vezes lançando suas redes.

 Muitas vezes, as tempestades mais terríveis que enfrentamos na vida não vêm de horizontes distantes, mas apanham aquilo que era comum em nossa vida e bota tudo de cabeça para baixo. Um telefonema, uma conversa, uma curva adiante e tudo muda.


3.     Em terceiro lugar as tempestades não fazem acepção de pessoas. Elas acontecem a pessoas boas e a pessoas ruins.


Em Mateus 5:45 o Senhor diz que faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.

 Ser cristão não nos isenta das tempestades. Alguns imaginam que os problemas vêm somente sobre os desobedientes, mas isso não é verdade. Os discípulos enfrentaram a tempestade justamente porque obedeceram a ordem do Senhor para passarem ao outro lado.

Jonas enfrentou a tempestade porque fugia da vontade de Deus, mas Paulo enfrentou a tempestade justamente porque fazia a vontade de Deus. As tempestades virão, mas como passaremos por elas já é uma outra questão.

 Precisamos lembrar que os discípulos passaram pela tempestades mesmo com Jesus presente no barco. O fato de Jesus estar conosco não nos poupa das tempestades.

 Não chegamos ainda no céu onde tudo será perfeito e onde a vontade de Deus é perfeitamente realizada. Nós temos escolhas e às vezes cometemos erros e por causa disso nos ferimos. Esta é a razão porque temos de orar para que a vontade de Deus seja feita na terra assim como é feita no céu.

Vemos então que as tempestades são inevitáveis, imprevisíveis e imparciais. Então a questão fundamental é: qual será a minha resposta no meio da tempestade?

 Gostaria de compartilhar as três perguntas que foram feitas no meio do temporal. Normalmente são as mesmas que fazemos no dia mal.


1. Mestre, não te importa que pereçamos? (4:38)


Essa é a primeira questão que levantamos no meio da tempestade. Parece que suas orações não são ouvidas e ele se esqueceu de você. O maior drama dos discípulos não foi a tempestade, mas o fato de Jesus estar dormindo durante a tempestade. Na hora do maior aperto dos discípulos, Jesus estava dormindo.


No meio da tempestade algumas vezes, temos a sensação de que Deus está dormindo. Equivocadamente pensamos que ele não está atento às nossas lutas e isso gera uma grande angústia em nossa alma. Por causa disso os discípulos questionaram: “não te importas que pereçamos?”

 Essa pergunta dos discípulos se parece mais com uma crítica do que com um pedido de ajuda. Isso é um perfeito retrato da atitude de muitos durante a tempestade. Preferem reclamar de Deus do que orar com fé. Às vezes é mais fácil reclamar de Deus do que depositar a ansiedade aos seus pés e

descansar no seu poder.

 O diabo procura colocar em nossa mente a idéia de que o Senhor não se importa. Por isso a pergunta é também um grito de pânico. O perigo maior que enfrentavam não era a fúria do vento ao redor deles, mas a incredulidade dentro deles.


No meio da tempestade as pessoas sempre se perguntam: “o que fiz de errado? Onde está a brecha em minha vida? Por que tenho de passar por isso?” Os discípulos entraram no barco porque Jesus lhes dera uma ordem e mesmo assim, enfrentaram a tempestade. Eles estavam no centro da vontade de Deus e ainda enfrentaram ventos contrários.


Eles estavam onde Jesus os mandou estar, fazendo o que Jesus os mandou fazer, indo para onde Jesus os mandou ir e mesmo assim, enfrentaram a luta. A tempestade veio mesmo tendo obedecido a Jesus (4:35).


Jonas enfrentou uma tempestade porque desobedecia a Deus; os discípulos porque obedeciam. Você tem enfrentado tempestade pelo fato de andar com Deus, de obedecer aos mandamentos de Jesus? Ou você tem sofrido tribulação por causa de sua infidelidade a Deus?

Há momentos que sofremos, não por estarmos na contramão, mas por andarmos pelo caminho direito. O mundo odiou a Cristo e também vai nos odiar. Seremos perseguidos por vivermos na luz.
 

2. Por que sois assim tímidos? Por que não tendes fé? (4.40)



Em primeiro lugar eles deviam crer na palavra de Jesus. O Senhor havia dito a eles: “passemos para a outra margem”. O Senhor não disse: “passemos para o meio do mar para naufragarmos”.


O Senhor já havia determinado que eles chegariam ao destino.

Nossa fé é sempre baseada na Palavra de Deus. No meio da tempestade somente podemos vencer o medo e o pânico se tivermos clareza a respeito da Sua palavra. Os discípulos deveriam se lembrar que quando o Senhor fala ele cumpre a sua palavra. Podem passar o céu e a terra, mas as palavras do Senhor não passarão. Ele não é homem para mentir. Ele é a verdade.


 Os discípulos tinham ouvido o Senhor dizer isso, portanto o destino deles era a outra margem e não a morte no meio do mar. Jesus não disse que a viagem seria calma e fácil, mas ele garantiu que chegariam ao destino. A Palavra de Deus não promete uma vida sem luta e sem tempestades, mas nos promete
uma vida de vitória no meio da luta.


Em segundo lugar eles deviam crer na presença de Jesus. Havia uma tempestade, mas o Senhor estava com eles no barco. As circunstâncias não são maiores que o nosso Deus.

Não estamos navegando sozinhos. Ele está conosco no barco.


O Senhor já havia dito que onde estivesse dois ou três reunidos no nome dele ali ele estaria (Mt. 18:20). Ele também disse aos seus discípulos: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28:20). Os discípulos se entregaram ao medo porque esqueceram que Jesus estava com eles. O Rei do céu e da terra estava no mesmo barco e por isso, o barco não podia afundar.


Em terceiro lugar eles deviam crer na paz de Jesus. Ora o Senhor estava dormindo. Enquanto a tempestade rugia com toda fúria, Jesus estava dormindo um sono profundo. Jesus sabia que a tempestade viria e mesmo assim foi dormir. Os discípulos deveriam saber que o Senhor não os abandonara, mas estava demonstrando como devemos lidar com as tempestades da vida. No meio da luta precisamos crer e descansar.


Em quarto lugar eles deviam crer no poder de Jesus. O Senhor tem toda autoridade no céu e na terra. Ele mesmo disse que antes de Abraão existir “Eu Sou”! Ele é o criador do vento e do mar. Nada pode estar fora do controle das suas mãos. Não devemos permitir que haja tempestade em nosso coração. Pode estar trovejando e ventando lá fora, mas dentro de nós deve reinar a paz da presença do Senhor.


Por último eu creio que quando o Senhor acalmou a tempestade ele estava mostrando a seus discípulos que eles já tinham autoridade sobre os demônios. Certamente eles não perceberam que aquela tempestade era algo espiritual. A palavra que o Senhor usou para repreender o vento e o mar é a mesma que ele usou para expulsar os demônios. Era como se Ele estivesse dizendo para a tempestade: “seja amordaçada”!


Quando essas tempestades vêm, você deve proteger a sua mente, porque você vai começar a receber todo tipo de pensamento contrário.

Nossa maior tentação é pensar que as tempestades são apenas eventos naturais. Você somente pode exercer fé se tiver clareza disso.


Então, se você estiver lendo esta mensagem e você perceber que há coisas acontecendo as quais você não sabe explicar, você deve silenciar as tempestades hoje.


Quando surge um ódio repentino entre marido e mulher, essa não é uma tempestade comum, mas uma batalha contra os espíritos nos ares.

Quando um aluno brilhante, repetidas vezes não consegue se sair bem durante o exame, há uma tempestade espiritual. Quando uma pessoa normalmente feliz torna-se cada dia mais triste e deprimida, há vento espiritual soprando sobre o mar.

Quando uma criança que sempre foi obediente, de repente torna-se desobediente, a ventania precisa ser silenciada. Quando você se vê escravizado por um hábito que você não pode controlar, há uma tempestade para ser vencida.


Não se iluda, as tempestades são produzidas pelos espíritos que atuam nos ares. Você pode usar da sua autoridade para amordaçar o vento e calar o mar.



3. Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? (4.41)



Aqui o Senhor demonstrou claramente que tem autoridade sobre todas as coisas, incluindo o vento e o mar. É somente no meio da tempestade que podemos conhecer quem de fato é o Senhor.
 

É terrível ser cego, mas o cego não podia ver quem era Jesus, até que ele foi curado. O surdo não podia ouvir Jesus, até que seus ouvidos se abriram. A aflição do homem coxo trouxe Jesus para o seu lado e ele foi capaz de pular e dançar para expressar que ele amava o Mestre e queria segui-lo. O pecado tinha arruinado Maria Madalena até que Jesus a libertou e ela foi capaz de entender quem ele era.


É em momentos de crise que nós realmente compreendemos quem é Jesus.


Algumas das pessoas mais fortes que conheci são aquelas que têm sido constantemente exposta às tempestades da vida. O Senhor também nos permite atravessar tempestades para nos dar firmeza e força para a guerra espiritual. Na verdade as tempestades são sempre pedagógicas.
 

No meio da sua tempestade você pode experimentar o milagre. Ele está vivo e está presente no barco da sua vida. Não tema os ventos do mal, nem o mar da morte, pois o Senhor da vida tem o controle e ele repreenderá o vento e levará você a salvo. Simplesmente creia. A tempestade vem, mas ele vai acalmá-la a qualquer momento!