CINCO VERDADES SOBRE COBERTURA ESPIRITUAL

25/04/10 á 01/05/10
 Pr. Márcio Ribeiro

 Texto: Hb. 13:17

 Introdução: Você já sentiu falta de um guarda chuva no meio de uma tempestade ou de uma sombra em pleno sol do meio-dia? Pois na nossa vida espiritual também enfrentamos muitas situações que parecem que estamos em uma tempestade, ou em um sol forte, mas DEUS providenciou uma cobertura para nossa vida. São homens e mulheres que o SENHOR levanta como nossos discipuladores e lideres na igreja, e que nos protegem, ensinam e apóiam. Eles abrem um grande guarda chuva na sua vida.

  • Paulo a barnabé, Timóteo.
  • Elias a Eliseu, que depois gerou a geazi.
  • Moises era cobertura sobre o povo, mas em especial sobre Josué e calebe.

A BIBLIA DIZ QUE DEVEMOS NOS SUBMETER, NAÕ APENA A DEUS, MAS ”UNS AOS OUTROS”. (Ef. 5:17).

 VAMOS APRENDER CINCO VERDADES SOBRE COBERTURA ESPIRITUAL NO LIVRO AOS HEBREUS

 1. VERDADE-TEMOS COBERTURA OBEDECEMOS NOSSOS DISCIPIULADORES E LIDERES

 “Obedecei a vossos guias (discipuladores e lideres)”- obediência exige de nós um coração humilde e quebrantado, mas é esta palavra que a bíblia usa para determinar nossa relação com nossos lideres na igreja. Ao respeitarmos e obedecermos, abrimos espaço para que a unção de DEUS que esta na vida deles seja transferida para nós. (Nm. 11:16-17,24-25), (2RS.2:9,12-15).

 2. VERDADE- OS DISCIPULADORES E LIDERES TEM A FUNÇÃO DE NOS GUIAR

“Sendo-lhes submissos”- Os discipuladores e lideres são chamados de guias, porque esta é sua função, nos dar orientação e ensino. Entretanto, Eles- (discipiuladores e lideres) só podem guiar aqueles que se submetem e aceitam sua liderança.

Você é alguém assim? Tem a vida na luz com seu líder? Busca nele orientação de DEUS? Lembre-se que não fazer isso é como sair sem guarda chuva! Você pode se dar mal.( Ez.33:7).

3. VERDADE- OS DISCIPULADORES E LIDERES VIGIAM (VELAM) POR NOSSAS VIDAS

“porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas”. Você sabia que os lideres prestam conta do que fazem a DEUS e aos que estão sobre eles? Eles são cobrados na assistência e cuidado do rebanho. Por isso, vigiam e oram por aqueles que lhes foram confiados. Quando você anda de baixo de sentinela. Seu discipulador e líder velam por você! Podemos ver vários exemplos na bíblia de lideres espirituais intercedendo por seus liderados. (Ex. 32:31-32),(1Sm.7-8-9).

4. VERDADE- DEUS QUER QUE VOCÊ SEJA UM MOTIVO DE ALEGRIA PARA SEUS DISCIPULADORES E LIDERES

“Para que o façam com alegria e não gemendo”. Quando um entende a riqueza da cobertura espiritual, ela se torna um prazer tanto para o discípulo quanto para líder. Este é o plano de DEUS, se isto não esta acontecendo, a palavra esta sendo desobedecida. VEJA COMO O APOSTOLO PAULO SE REFERE ATIMÓTEO, SEU DISCIPULO (IITM. 1:1-4). AGORA PAULO SE ALEGRA COM OUTRO DISCIPULO FILEMOM (Fl. 1:4-7)

5. VERDADE- É ATRAVÉS DO DISCIPULO QUE DEUS EDIFICA A IGREJA

(II Co. 10:8) “Pois, ainda que eu me glorie um tanto mais da nossa autoridade, a qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei”. Se não há este posicionamento por parte do discipulado, a igreja não é amadurecida e não pode crescer. Não para destruição (II Co. 13:10), mas para que haja crescimento espiritual (edificação). No texto de II Coríntios vimos Paulo deixando bem claro que é para edificação. (IICo. 12:19).

Conclusão: Em qualquer situação vamos compartilhar com nosso líder, lembrando sempre que o próprio DEUS nos colocou esta pessoa como cobertura. As vezes somos tentados a achar que não precisamos uns dos outros, mas devemos lembrar que a própria bíblia nos adverte:

(Ec.4:12)-(Dt.32:30). Por isso vamos aprender a andar nessa benção que se chama “Cobertura espiritual”.

Compartilhamento
  • O que você entendeu sobre o guarda- chuva espiritual?

  •  Você deseja estar debaixo dessa cobertura, e andar com seu líder para se tornar um verdadeiro discípulo?

ASSIM DIZ O SENHOR! TORNANDO-SE UM PROFETA NA SUA GERAÇÃO

18/04/10 á 24/04/10
Pr. Márcio Ribeiro

Texto: Ezequiel. 37:5

Introdução: Todo mundo esta falando de ato profético, precisamos entender esta questão. Precisamos entender o caráter do é profético. Eu quero ler novamente o texto de Ezequiel do versículo de 1 a 5, preste atenção. (Ezequiel 37:1-5). O profético tem esta natureza profetizar sobre uma situação que esta perdida, Quando Deus quer profetizar Ele vai usar pessoas como seus profetas. Deus quer e precisa de profetas! Foi assim no passado e é assim hoje. (Amos 3:7). Deus não vai fazer nada sem antes revelar para os profetas.

A verdadeira profecia se cumpriu com Jesus, todos os profetas do passado anunciaram sua vinda então podemos afirmar que o espírito da profecia é Jesus.

Qualquer coisa profética sem o testemunho de Jesus é corpo sem espírito.

Algumas profecias de Deus na sua vida não são para este tempo, mas certamente vão se cumprir.

Existem profecias para hoje:

• Um emprego;

• Uma cura;

• Uma libertação.

Por causa disto tudo que é profético está na moda: ato profético, dança profética, culto profético, oferta profética, seminário profético. Não tenho nada contra o ato, a dança, o culto, a oferta, o seminário ou qualquer outra coisa profética. Mas se estas coisas todas não produzir vida sobre o vale dos ossos secos não é profético. Não basta colocar a palavra escrita profético, para algo ser profético, tem que ter o ato profético “ASSIM DIZ O SENHOR”. ENTENDENDO A PROFECIA

Sempre que Deus quer falar, Ele vai usar um profeta.

No antigo testamento os profetas eram representantes de Deus, hoje este papel (função) foi deixado para os discípulos, pastores ou apóstolos (como são mais chamados hoje, Pastores), que quer dizer enviado de... Deus enviou os discípulos, pastores e apóstolos para profetizar na nossa vida. Quando um profeta fala algumas coisas acontecem. As pessoas ouvem. E muito engraçado quando profetizamos. As pessoas esperam um show a parte quando um profeta vai falar (nem sempre isso é necessário). (2 Reis 4:1-7)

Sempre tem alguém que quer desonrar a profecia, fazer tornar-se mentirosa, charlatão ou coisa assim. Quem fala é Deus, Irmão! A verdade Deus fala sim mais usa as pessoas para fazer isso. Quando as promessas são pra hoje, nos temos o habito de dizer: Deus falou. (mas a mula que Deus usou, muitas vezes é o seu pastor, líder, discipulador, pai espiritual). Todos os dias às pessoas reivindicando suas promessas!Você já falou isso? Deus prometeu e nada cadê a promessa? Hoje estamos dando inicio a maior campanha de consolidação da nossa igreja. Maior! É sim por que não foi feita outra assim. A primeira, primícias, primogênita. Tenho certeza que nunca foi feito nada igual na região. Não é pretensão nossa! Quantas pessoas você conhece que já oraram por vocês 21 dias, ou que se comprometeram a jejuar por você 21 dias? É o que vamos fazer por você e pela cidade, buscando gerar através da consolidação uma grande colheita de discípulos para Jesus que é o espírito da profecia.Sendo e fazendo discípulos não é só marketing de igreja, no dia 30 de maio você vai ver quantos discípulos o Senhor vai te dar.

GANHAR – através das células e dos encontros.

CONSOLIDAR – através das orações, jejuns e cultos.

DISCIPULAR – líder você é o nosso discipulador.

ENVIAR – esta colheita vai ser tão tremenda que outras pessoas vão se perguntar o que aconteceu? E você ira trazê-las pra igreja. Como Pastor? Como posso ganhar discípulos para Jesus? Como isso vai acontecer? COM O SEU AMOR (Oséias 11:4)

Conclusão: Esta semana de oração vai ser cheia de milagres e libertações, ASSIM DIZ O SENHOR! Estes 40 dias de campanha será uma benção, ASSIM DIZ O SENHOR! 40 dias consolidando discípulos, ASSIM DIZ O SENHOR! A 1ª etapa de 21 dias de jejum vai ser uma benção, ASSIM DIZ O SENHOR! Eu não vou esperar por meus irmãos, eu vou fazer minha parte, ASSIM DIZ O SENHOR! Vamos dobrar o número de membros, ASSIM DIZ O SENHOR! O encontro será um ato profético nas vidas das pessoas, ASSIM DIZ O SENHOR! Todas as células serão consolidadas.

O Verdadeiro Significado da Páscoa e da Ceia II

11/04/10 á17/04/10
Pr. Márcio Ribeiro
Texto: Lucas. 22:7-20

Introdução: No domingo passado comemoramos a páscoa, que desde quatro mil anos atrás era comemorada pelo povo Hebreu como celebração da libertação do povo do Egito. Então podemos afirmar que existem duas páscoas: a páscoa do Hebreu com cordeiro assado erva amargas, pães asmos (sem fermento), e a páscoa de Jesus.

Jesus representa o cordeiro da primeira páscoa, morto por nossos pecados, seu sangue nos livrou da morte, assim como o sangue do primeiro cordeiro livrou o povo da praga do destruidor que acabou com todo primogênito do Egito.

JESUS deu um novo sentido para a comemoração da páscoa, e também mudou o valor da ceia, antes a ceia era um ritual de purificação.

Elementos da ceia.

  • Pão sem fermento (abandonar o pecado)

  • Carne assada (carneiro com ervas amarga). Aponta que não era para sentir o sabor da carne, mas sim lembrar amargamente do sabor de serem escravos.

JESUS transformou a ceia em um memorial: lembrar DELE até que ELE venha para cear conosco uma vez mais. QUEM PODE TOMAR A CEIA HOJE?

Não estou falando da ceia nas igrejas, porque quantos já não tomaram hóstias, ou em um culto já não participou da ceia por engano, ou por constrangimento. DEUS não conta isso, para ELE é só pão e vinho.

Mas quando conhecemos a verdade de cristo, não é só pão e vinho. É sua carne e seu sangue derramado por nós.

Paulo instrui em não tomar a ceia para nossa condenação (ICor. 11:27-32)

QUEM PODE TOMAR A CEIA? A ÚLTIMA CEIA?

I. A NOIVA-(SERÁ CHAMADA PARA A CEIA) LER: AP.19:7-9

Nosso noivo é Cristo e nós somos sua noiva ou a igreja é sua noiva, tenho certeza que uma grande festa de casamento esta sendo feita, pois o filho único de DEUS ira se casar em breve com sua noiva: ataviada, sem macula, lavada e remida pelo sangue do cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo. (JESUS)

II. OS DISCÍPULOS LER: Lc.22-16

Nossa melhor ceia será para os que conseguirem o titulo de discípulos, não será aqui, mais será no reino de DEUS, quando JESUS voltar e nós nos encontrarmos com ELE nos ares, isso vai acontecer no dia que ELE buscar sua Noiva.

LEMBRE-SE TÍTULO DE DISCÍPULO É DADO PARA AQUELES QUE DÃO SUAS VIDAS PARA PLANTAR IGREJAS (ABRIR IGREJAS).

III. VENCEDORES (VENCER PELO SANGUE) LER: AP. 12:11 E 2:7

Vamos participar da ceia onde o prato principal é o fruto da vida eterna, que foi tirado do éden porque Adão fez a escolha do fruto errado. VOCÊ PRECISA FAZER A ESCOLHA CERTA HOJE!!!!

DEUS quer que celebremos uma nova ceia, com um novo cordeiro verdadeiramente sem manchas (JESUS). Esta ceia é para você e para nós. Mas temos que ser a noiva os discípulos e os vencedores.

Não é uma escolha ou eu sou a noiva ou discípulo ou vencedor, é uma conseqüência natural, toda noiva é discípulo e todo discípulo é um vencedor.

Conclusão: vamos começar dia 18/04/10 a maior campanha da nossa cidade, sabe por quê? Porque existem milhares de campanhas com objetivos pessoais. Mas aqui eu nunca vi uma campanha para formar discípulos, sendo e fazendo discípulos é uma campanha que poderia se chamar escola de vencedores. Não fique de fora, seja como Paulo um fazedor de discípulos mais do que todos os outros apóstolos.

Compartilhamento

  • Você tem um desejo no seu coração de participar dessa ultima ceia?

  • Quem você quer ser em DEUS, a noiva, discípulo ou vencedor?

O verdadeiro significado da páscoa e da ceia

04/04/10 á 10/04/10
Pr. Márcio Ribeiro
Texto: Êxodo 12.1-32

Introdução: No livro do Êxodo capitulo 12 a narrativa bíblica coloca o povo Hebreu já há 420 anos no Egito sobre a opressão de faraó, um povo escravo e oprimido, que aguardava a promessa de Deus, que eles seriam um povo abençoado e abençoador de todas as nações, este povo olha para o céu e se pergunta onde está a promessa que foi feita para o pai Abraão. Quando o povo de Deus está em opressão, cativeiro, escravizado, não apenas o povo de Deus é questionado quanto a sua identidade, mas principalmente o Deus do povo é colocado sobre questionamento. Se este povo tem um Deus, e eles vivem sobre tal miserabilidade, tamanhos deve ser a miserabilidade do seu Deus.

A CELEBRAÇÃO DA PASCOA
Esta festa da páscoa foi celebrada entre os hebreus durante aproximadamente 1400 anos A.C, até que apareceu Jesus de Nazaré na palestina, e diz a palavra de Deus que, quando João viu Jesus ele disse: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29).
Jesus é apresentando e começa sua peregrinação conhecido como o cordeiro que tira o pecado do mundo. Quando Jesus em um último momento de privacidade com seus discípulos no evangelho de (Lucas 22:7-20), a igreja cristã ouvindo está narrativa usa esta narrativa para instrução ate os dias de hoje, não foi Moisés que ensinou a ceia. FOI JESUS!
A igreja cristã sempre teve dificuldades em compreender a eucaristia, a páscoa e a ceia, não somente no seu entendimento mais principalmente na sua conduta por isso talvez o apóstolo Paulo na sua carta aos coríntios diz: não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? (1Co 11:17 e 1 Co 5:6).
A celebração da páscoa para nós hoje
A história da páscoa é remontada ha pelo menos 4000 anos o povo hebreu celebra a páscoa conforme ensinou Moisés. Nós comemoramos a páscoa do modo que Jesus nos ensinou. Entre Moisés e Jesus 2000 mil anos e eles assavam um cordeiro com ervas amargas para celebrar a páscoa e pães asmos (sem fermento).
 fermento na bíblia representa o pecado, maldade, quando o apostolo Paulo fala que basta um pouco de fermento para levedar toda massa este processo de levedar a massa leva na verdade 12 segundos. Esta simbologia da maldade em nossa vida.
Contraposta ao sacrifício do cordeiro que tem seu sangue aspergido sobre os umbrais das portas para impedir que a maldade e perversidade entrassem nas nossas vidas. Tenho certeza que eu não conseguiria em horas descrever e nos termos total a revelação do significado do cordeiro pascal, mas vamos demonstrar um aspecto, talvez o mais importante aspecto da páscoa.
Um povo liberto da opressão e escravidão por causa do sangue de um cordeiro sem macula sem defeito. Este simbolismo tem pra nos uma conotação fundamental, o sangue que libertou o povo hebreu da maldade dos Egípcios. E o mesmo sangue que pode nos libertar da nossa maldade que nos escraviza e nos condena ao salário do pecado, uma morte sem salvação.
Um dia Deus quis nos dar um cordeiro para nos cujo sangue representava pra nos um livramento do juízo divino, Jesus é apresentado como cordeiro que tira o pecado do mundo, não é mais necessário sangue de animal, Jesus é o sacrifício perfeito para nos dar a sua salvação.

Conclusão: O SACRIFICIO DE JESUS NA CRUZ NOS LIBERTA DA NOSSA CULPA E MALDADE.
O castigo que era merecido para a humanidade, foi pago por Jesus. Nós tínhamos uma divida com Deus. Quando passasse o justiceiro divino sobre qualquer casa seriamos sentenciados. Mas graças ao sangue do cordeiro estamos livres da condenação da culpa do pecado. Qualquer pessoa pode dizer eu não devo pagar por um erro de um casal que se deixou levar por indução de um pecado no paraíso. A pergunta correta é: será que nas mesmas condições não faríamos o mesmo. Assim como Adão e Eva, nós também somos capazes de trair a confiança de Deus, lembre-se o maior pecado cometido por este casal é a incredulidade. Qualquer um de nós pode ser descrente de Deus e de algum mandamento de Deus. Estamos sentenciados a não ser que encontrássemos um substituto para nossa culpa, um cordeiro pra livrar- me do meu cativeiro.

Compartilhamento

Jesus ensinou á seus discípulos a compartilhar a páscoa, você tem comemorado a páscoa da forma certa?