OS VENCEDORES NA CONSUMAÇÃO

27/06/10 á 26/07/10
Pr. Márcio Ribeiro
Texto: Apocalipse 2.10-11 e (Mateus 11.12)

INTRODUÇÃO: Existem alguns temas que os pregadores estão se esquecendo de falar como cruz, santidade, reino de Deus, hoje está na moda pregar sobre unção, prosperidade e cura, talvez porque estes assuntos sejam do interesse da platéia e tragam benefícios aos ouvintes. Somos uma igreja que anda na contra mão do mundo evangélico atual, queremos ser uma igreja que prega o evangelho todo para o homem todo. Por isso temos uma visão.

EDIFICAR UMA IGREJA DE CRISTÃOS VENCEDORES, AONDE CADA MEMBRO É UM MINISTRO E CADA CASA É UMA EXTENSÃO DA IGREJA, CONQUISTANDO ASSIM NOSSA GERAÇÃO ATRAVÉZ DAS CÉLULAS QUE SE MULTIPLICAM UMA VEZ POR ANO PARA GLÓRIA DE DEUS.

Em especial a IBAV de Praia Grande, quer ser um sinal permanente da glória de Cristo na nossa geração. Ensinamos nossa visão, por que ela aponta o caminho em que iremos chegar. Ser uma igreja de cristão convertidos que praticam a palavra de Deus diariamente, como verdadeiros discípulos de Cristo. Um assunto importantíssimo que deve ser pregado é o milênio. O milênio é real. O milênio é para os que vão reinar com Cristo, não é para todos somente para os vencedores.

Você é um vencedor? Você quer ser um vencedor?

Existem algumas diferenças entre salvação e recompensa, vamos conversar sobre algumas delas hoje. O reino é a recompensa dos aprovados por Jesus, dos que vão reinar com Ele e receber seu galardão. Muitos se contentam com a salvação mais ela é apenas a porta de entrada o Senhor deseja que prossigamos até recebermos o reino.

DIFERENÇAS ENTRE SALVAÇÃO E A RECOMPENSA

1. Quanto á forma de adquirir

A salvação é uma dádiva, um presente. Não podemos recebê-la pelas obras. A salvação é pela graça. Presente de Deus mediante a fé em Jesus. Existem duas linhas teológicas a respeito disto:

ARMINIANISMO: Ensina que a salvação depende de nós e que se formos fieis até o final seremos salvos.

CALVINISMO: Por sua vez prega que a salvação não depende de nós, é um dom de Deus, se eu a recebi estou salvo e Deus não vai pega-la de volta.

O calvinismo é possível por que ensina a verdade, a salvação é pela graça, enquanto, o arminianismo é bom por que prega o comportamento, a seriedade com Deus, a vigilância e a oração. Eu acredito que exista o equilíbrio: A salvação é pela graça mediante a fé, enquanto o reino de Deus depende de nossas obras depois que somos salvos. Não vamos receber uma coroa no céu por ser salvos, nós somos salvos pela graça para as obras. (Ap 2.23) e (Mt 7.21) Pra ser salvo não precisamos fazer a vontade de Deus, temos que crer no coração e confessar com a boca (Rm 10.9). Mas pra reinar temos que fazer sua vontade.

2. Quanto á duração

A salvação tem o mesmo tempo para todos, não dura mais pra uns e menos para outros. No entanto o reino dos céus tem como duração o milênio e nele uns reinaram e outros serão disciplinados. (I Co 15.24 e 25)

3. Quanto ao sacrifício

A salvação não depende de sofrimento, penitência. Mas o reino às vezes implica em privações. (Mt 19.24) Para ser salvo não temos que ser pobres, a salvação é um presente não tenho que dar nada pra ser salvo. Mas no reino uma vez que sou salvo, é sou avarento, mesquinho, eu não vou receber recompensa da parte de Deus. Eu não vou ser um vencedor. É difícil um rico ser um vencedor por que eles amam o dinheiro. Ler (Mt 19.12) Pra ser um vencedor não tem que ser solteiro, fazer voto de castidade, mas pra herdar o reino às vezes é necessário. Exemplo verdadeiro se você é solteiro, e o reino de Deus vir, você deve se apresentar virgem, por que não existe sexo aceito por Deus fora do casamento. Este é o padrão dos vencedores.

4. Quanto á forma de Deus tratar

O reino não pode ser dado é conquistado. (Mt 20.21-23). Por que o Senhor não pode atender ao pedido daquela mãe? Por que o reino não é algo que se dá, é algo que se merece, é uma recompensa. (Lc 23.42 e 43). O pedido do ladrão envolvia o reino, mas a resposta de Jesus foi com relação à salvação. O ladrão não tinha obras porque ele se converteu na hora da morte. A morte não tem poder de nos aperfeiçoar, se morremos ignorantes chegamos lá ignorantes. Bem aventurado é aquele que tem a oportunidade de servir ao Senhor em vida por que as suas obras vão acompanhá-lo. (Ap 14.13).

5. Quanto á definição

A vida eterna já esta definida por isso podemos ter a certeza da salvação. Todavia ser um vencedor é uma questão que está em aberto, podemos ser hoje e não ser amanhã, ou vice versa. Salomão é um exemplo que começou bem e terminou mal. (Ap 3.11).

CONCLUSÃO: É você quem vai escolher. Naquele dia não haverá explicações e justificativas, não vai ter como culpar á outros, lembre-se que o período do reino não é período da graça o reino é o período da justiça de Deus, em que Ele vai julgar o seu povo.

BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR

20/06/10 á 26/06/10
Pr. Márcio Ribeiro
Texto: Lc.13:35

INTRODUÇÃO: Na semana passada falei da importância de termos uma visão de Jesus ressurreto, porque hoje o nosso salvador está vivo, Ele pode aparecer para você como apareceu para os discípulos, ressuscitado. Mas é certo que o veremos no dia da Sua vinda aonde nos encontraremos com Ele nos ares. Porém existe uma forma mais comum (diária) que Ele tem se revelado a nossa geração é através da manifestação do Espírito Santo, em você. Eu não verei Jesus se primeiro eu não receber você, a palavra nos ensina isso em (Mateus 10:40-42). JESUS está dizendo: QUE, QUEM RECEBE VOCÊ, RECEBE A ELE. Muitos querem receber Jesus, mas não quer receber você (líder. discipulador, pastor ou outras autoridades). Por implicação, quem não recebe você, JESUS NÃO SE MANIFESTARÁ PARA ELE E TAMBÉM NÃO O RECEBERÁ.

Quero que você entenda que tudo isso tem haver com honra. Porque queremos honrar Jesus! Mas ás vezes não aqueles que Ele nos enviou. Em (Lucas 13:35). Uma verdade que eu vejo é quando Ele diz: BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR, certamente Ele não se refere Dele mesmo, mas de todos aqueles que são recebidos como enviados Dele. Precisamos honrar os que são enviados por Jesus para abençoar nossas vidas. Bendito! Eu honro aquele que Deus nos enviou.

5 RAZÕES PORQUE NÃO HONRAMOS AQUELE QUE VEM EM NOME DO SENHOR.


1. Deus sempre envia o que nós precisamos dentro de uma embalagem da qual não gostamos

Deus manda o que você precisa na embalagem que você não gosta, ou seja, nem sempre o líder, o enviado de Deus é o padrão do qual achamos ser o aceitável, mas Deus coloca a coisa dentro do pacote o qual rejeitamos, ele veste de um jeito que não gostamos, o cabelo dele não é do jeito que achamos correto. Não é verdade! A música que ele canta não é a música que achamos apropriada, mas foi quem Deus mandou. A honra é o canal para você receber de Deus. Você pode me dizer que o canal é a fé, mas não é só a fé, é a honra também, senão houver honra nada acontece. (Marcos 6:1-5)


2. Porque pensamos que o homem de Deus não é digno de honra, (quando você trata com nobreza
a nobreza vem à tona).

Nós às vezes reconhecemos que ele é de Deus, mais achamos que é muita bajulação dizer que ele é de Deus. Existe um exemplo na bíblia: o profeta Eli. (exemplo de Ana). Porque muitos não têm vivido, o principio da honra, porque tem julgado a embalagem, Este não serve pra mim, é indigno. Outro exemplo na bíblia foi Jesus em (Marcos 7:25) ”porque logo, certa mulher, cuja filha estava possessa de um espírito imundo, ouvindo falar dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés”


3. Por que imaginamos que não foi Deus quem levantou aquela pessoa

Isso acontece quando presumimos que aquela pessoa foi levantada por homens e não por Deus. Em (I Samuel 15:11). Vemos que foi o próprio Deus quem levantou Saul. Em (Romanos 13.1)diz: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; por que não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus”. Mesmo sendo bom ou mal foi constituído por Deus. Davi reconhecia que Saul foi constituído por Deus. Davi recebeu o trono por que honrou Saul. O caminho da gloria é honrar. (I Pedro 2:18) “Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos senhores, não somente aos bons e moderados, mas também aos maus”.


4. Por que imaginamos que é algo indigno honrar um líder

Tem gente que não honra o outro por que é orgulhoso. Nós vivemos na sociedade da desonra, achamos que o inteligente é o que vive se opondo contra o governo, chefe, autoridades, e nosso maior medo sermos tido como bajuladores. Para não sermos rotulados por bajuladores escolhemos o caminho da desonra. O que impede você de romper em Deus é o caminho da desonra. (Marcos 14:3). Honrar incomoda aos carnais, continuando o texto vamos ver que a atitude de honrar incomoda os demais, mesmo assim honra é o padrão de Deus.


5. Simplesmente por que se sentem superiores ou melhores que os seus líderes. (Mateus 27:9 e 10)

Vemos que a atitude de depreciação de Judas para com Jesus, honra agrega valores, para Judas Jesus valia somente trinta miseras moedas de prata. (Romanos 13:7). Isso deixa bem claro o que diz o Senhor em (I Samuel 2:30)


CONCLUSÃO: VOCÊ HONRA A DEUS QUANDO VOCÊ HONRA AQUELE QUE DEUS ENVIOU NA SUA VIDA.

VERDADES SOBRE A RESSURREIÇÃO

13/06/10 á 19/06/10
Pr. Márcio Ribeiro
 Texto: Atos 1:3

Introdução: Sempre que vamos celebrar a ceia somos tomados por uma tristeza bucólica, um saudosismo religioso que sempre nos faz chorar em virtude do flagelo e da crucificação que sofreu Jesus, sentimentalismo causado pelas tradições religiosas que tendem a manter Jesus crucificado. Em todos os eventos religiosos no final Cristo é crucificado.

Já parou para pensar o que aconteceu com Cristo depois da ressurreição? O que Ele fez? Para onde Ele foi?

Estamos aqui para celebrar a vitoria de Cristo depois da cruz. Ele ressuscitou e muita coisa aconteceu depois disto, vamos aprender o que Ele fez em quarenta dias que esteve totalmente ressurreto. Com quem Jesus falou? Para quem apareceu? O que podemos aprender com isso?

No curso de maturidade falamos que temos de andar em espírito (andar na cruz). Atos nos mostra que existe algo mais profundo que viver na cruz que é viver ressurreto. Vamos acompanhar estes quarenta dias de Cristo com seus discípulos depois da cruz. A palavra de Deus deve ser examinada com bastante atenção juntando os pedaços já que os livros não acompanham uma forma cronológica. Podemos observar o registro de dez aparições de Jesus depois da ressurreição:

  • 1ª vez - No dia da ressurreição, para Maria Madalena e a outra Maria (Mateus 28:1, 9 e 10).

  • 2ª vez - Para as outras mulheres que tinham ido ao túmulo com especiarias para ungir o corpo de Jesus que confirmaram o relato de Maria Madalena, Joana e Maria mãe de Tiago aos apóstolos (Lucas 24:10).

  • 3ª vez - Para seu discípulo Pedro (Cefas), e depois aos doze (I Coríntios 15:5).

  • 4ª vez - Mais tarde, ainda nesse mesmo dia, aos dois discípulos no caminho de Emaús (Lucas 24:13-35).

  • 5ª vez - Pouco mais tarde, aos dez discípulos, pois Tomé estava ausente (Lucas 24:36-43).

  • 6ª vez - Oito dias mais tarde, aos onze, incluindo Tomé (João 20:24-29).

  • 7ª vez - Para os sete discípulos, junto ao mar de Tiberíades (João 21:1-2).

  • 8ª vez - Posteriormente, a Tiago (I Coríntios 15:7).

  • 9ª vez - Aos apóstolos e mais quinhentos irmãos (I Coríntios 15:5b-6).
  • 10ª vez - na ascensão (Lucas 24:51), (Atos 1:9-11).

Cristo apareceu para estas pessoas no período de quarenta dias, e todas as vezes que Ele aparecia algo pode ser notado: Havia uma mudança Nele! Algo estava diferente no mestre Jesus! O que mudou? Vamos tentar perceber Jesus depois cruz, lembrar de Cristo ressurreto (vivo).

Três verdades sobre a ressurreição

1. Cristo venceu a morte (Lucas 24:4 e 5).

Não existe duvidas quanto ao fato de Jesus estar vivo, Jesus venceu a morte e como premio (recompensa) ressuscitou. No dia da vinda do Senhor se eu não for arrebatado, tenho certeza, irei ressuscitar. Mais isso só será possível, quando eu decidir carregar a minha cruz. A cruz na nossa vida é uma atitude diária. Todos nos temos um controle remoto na nossa mão e em determinados momentos da nossa vida desligamos, congelamos, avançamos ou abaixamos o volume de Deus na nossa vida. Não vencemos a morte, mortos. Cristo venceu a morte durante sua vida. Você tem que estar vivo pra vencer a morte!

a. Atitudes que provam que você esta vivo

Ler, orar, comer (jejuar), adorar, santificar, consagrar, sacrificar, ofertar e votar.

2. Ele foi transformado no seu corpo (Lucas 24:36-43).

Quando Jesus apareceu para as mulheres que o seguia e aos seus discípulos, todos tinham a impressão que estavam vendo um fantasma ou um espírito, por isso a necessidade de Jesus provar que Ele era Ele mesmo, comendo, mostrando as mãos, falando com eles. Provando que uma pessoa pode ressuscitar vencer o estado da morte e voltar sendo ela mesma.

Cristo adquiriu para seu corpo após a ressurreição uma nova forma, não era mais corpo de um Deus, porque Deus só existe um, não era corpo de homem por que o corpo humano é mortal, Jesus inaugura uma nova raça de indivíduos os ressurretos.

a. Atitudes que provam que seu corpo ressuscitou com Cristo

Não praticar o pecado, não tem necessidades de vícios, não se entregar aos prazeres da carne, não mentir e não agredir.

3. Cristo foi assunto (elevado) aos céus (Lucas 24:50 e 51).

Depois de quarenta dias da ressurreição, Cristo foi elevado aos céus, isso nos prova que nosso lugar não é aqui, Deus tem um lugar de descanso, de paz, de conforto, de prazer e de vida eterna. Eu não sei qual é sua esperança, pra mim é a esperança da gloria de Deus. Ler : (Romanos 8:18-23).

Cristo não quer ser lembrado como alguém que passou por sofrimentos e aflições, alguém que precisa da sua pena ou da sua piedade (misericórdia). Lembre-se de Cristo como um rei, alguém que venceu a maior batalha, o maior de todos os inimigo, a morte! Ler: (I CO 15:51-57.)

Compartilhamento

  • Você quer andar na cruz ou ressurreto, por quê?

  • Seu corpo é de crucificado ou de ressurreto?

A DIFERENÇA INVESTIMENTO E APLICAÇÃO

06/06/10 á 12/06/10
Pr. Márcio Ribeiro
Texto: Eclesiastes 11.1

Introdução: Este é o ano do Brasil! Ano de copa e de eleições. Posso afirmar ainda mais, 2010 á 2020 é a década do Brasil, vamos ter copa e olimpíadas no nosso país. O pré-sal na nossa região vai atrair investimentos como: portos, aeroporto e hotéis (novos empregos). Não sou economista. Sou brasileiro! E aprendi a me virar com as condições que o nosso país oferece. Como pai de família, aprendi um método de poupar. Através deste método descobri uma coisa que ficou bem clara: É que o capitalismo do mundo não serve para Deus (Mateus 6:24).

Deus nós manda lidar com o dinheiro de uma forma diferente daquela ensinada pelo capitalismo. Deus sabe tudo sobre finanças, tudo é de Deus (Ageu 2:8). Ele nos deixa ficar com 90% e pede restituição de 10%. É impressionante! O que Deus faz com 10% que devolvemos pra Ele. (Exemplo)

A Casa de Deus: ouro e prata (templo de Salomão); Seu filho (Jesus), tem de tudo: Estuda fora (Egito), tem Profissão (carpinteiro), tem roupas boas e caras e come sempre bem, quando precisa de um meio de transporte é zero quilometro (Jumentinho que nunca havia sido montado).

Deus ensina que o primeiro passo é não deixar o dinheiro ser o seu senhor, seja você o senhor do seu dinheiro. Hoje você vai ser capaz de diferenciar investimento e aplicação, requisitos básicos para sua prosperidade.

(ECLESIASTES 11.1) - LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS, PORQUE DEPOIS DE MUITOS DIAS O ACHARÁS.

No conceito capitalista APLICAR e INVESTIR são a mesma coisa, aplicar é guardar o que tem para se obter lucro e investir é guardar para obter mais lucro. Mas à luz da palavra de Deus, investimento e aplicação são coisas bem diferentes, uma prospera sua vida material (financeira) e outra sua vida espiritual (o Reino).

TRÊS DIFERENÇAS ENTRE INVESTIMENTO E APLICAÇÃO

1. Investimento é pra sua vida pessoal e aplicação é pro Reino

O que não merece investimento – a. aparência; b. vestuário; c. mordomias; d. pessoas que não são da família; e. vícios.

Não sou contra você ir ao cabeleireiro ou comprar roupas e carros, só que, nem uma destas coisas são vistas aos olhos de Deus como investimento (Mt 6:19).

Defina na sua vida o que é digno de investimento – a. saúde; b. alimentação; c. estudo; d. família; e. lazer.

2. Você não precisa ter algo para investir, mas aplicar você precisa de algo de valor

Investimento é quando você investe no Reino fazendo um voto, 99% dos votos são confirmados antes de você ter como cumpri-los. Você não tinha o valor é um sacrifício pra você! Isso é um Isaque. (Gn 22:1-2). O rei Davi diz: (2 Sm 24:24) “porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada”.

Aplicação é o que muitos irmãos fazem na igreja, trazem suas (oferendas) esperando que Deus as receba e capitalize, dando a eles no dia do vencimento seu reembolso com juros e correção (lucro).

3. Quando investimos o retorno é certo, aplicação é uma transação de risco

De tudo que foi falado, guarde pelo menos isso: Investimento (Deus), aplicação (você). Deus é o melhor investimento de todos, por que a cada 10% investido Nele você saí com 90% pra você administrar. Aplicação por sua vez pode te dar uma falsa sensação de lucro, por que vai te dar status rápido, mas isso tem custo às vezes muito alto á se pagar.

Conclusão: Deus não quer seu dinheiro, existem muitas formas de investir no Reino na verdade é a sua fé que vai prosperar você. Investindo no Reino você sabe que Deus abrirá as janelas do céu pra você, aplicando em você e em interesses pessoais, qual janela você esta abrindo?

Compartilhamento

  • Você se arrepende de algum tipo de aplicação que você fez e não te deu retorno?
  •  Você poupa para o futuro?