No Vale da Perseguição

Edificação: 04/01/10 à 09/01/10
Texto: Êxodo 14:1-14

Introdução: Gostaríamos de vir aqui hoje e dizer: 2010 será o melhor ano de nossas vidas! Certamente será para aqueles que atentamente ouvirem a palavra de DEUS hoje. Mas porem não pode deixar de mencionar que não estamos livres de catástrofes, acidentes e perseguições (Jo15:20). Todo aquele que sofre perseguição foge porque sabe se for apanhado será preso e escravizado porque a escravidão limita e nos impede de viver. Assim como foi com povo de Israel (Ex.1:10-14).Tenho pra mim que hoje estamos livres de sermos Aprisionados ou escravizados por alguma nação ou povo, hoje em dia as cadeias que nos aprisionam são outras.

Muitas são as coisas que podem passar para nós esta sensação de prisioneiro ou escravo de algo, como:

FAMILIA:

Esposas- podem ser motivos; como ciúmes um carcereiro cruel (sabe aquela mulher que cheira a roupa do marido, da uma geral nos bolsos, olha a mensagem no celular). Maridos- também podem vir a perseguir suas esposas com uma Má interpretação da bíblia. QUEM AQUI É O CABEÇA? Filhos- Podem ser para os pais uma perseguição ou prisão por causa da falta de diálogo ou porque os filhos acreditam que seus pais são ultrapassados aos tempos de hoje, mas se esquecem que eles também serão para seus filhos. DE QUEM É A CONTA?“Eu não pedi pra nascer”, “Eu também não pedi pra você nascer”. A bíblia resolve de maneira firme e simples. (Salmos 127:3) “Os filhos são a herança dos pais”.

TRABALHO:

Profissão pode ser algo que persegue você até te aprisionar. Quando você vai trabalhar o que pensa? Adoro o que faço! Quantos são sinceros em dizer, que escolhem profissões só por causa do lucro. Responsabilidade é uma virtude certo? Bom depende, de que lado da Responsabilidade você esta? Tenho certeza que existem filhos que gostariam de ser tratados iguais aos funcionários de seus pais. E esposas que gostariam de contar com os maridos assim como os patrões contam com seus próprios maridos. Lembre-se esquecer da família é entregá-la para que outro (perseguidor) o assuma.

IGREJA:

Existe irmão que se sentem perseguidos na igreja, se for pelo Evangelho, não podemos estranhar, pois é bíblico. O que não podemos aceitar é discriminação por causa de costumes domésticos da igreja. Toda igreja tem sua conduta de regras e culto, perseguir pessoas porque elas são diferentes de você é errado, a igreja não persegue, e sim é perseguida.Lembre-se que JESUS foi perseguido pelos Judeus sendo um Judeu. A igreja não vai mudar sua visão! Isso te escraviza?

TRÊS NIVEIS DE PERSEGUIÇÃO

Independentemente se servimos á DEUS, ou não, seremos perseguidos do mesmo jeito por estes três grupos ou pessoas:

I. PELO HOMEM: Quando faraó percebeu que estava perdendo o povo que era escravo dele (v.5), logo ele viu que iria custar caro a ele, assim é o pecado vai perder se pessoas forem livres, das drogas, bebidas, cigarros, prostituição, por isso estamos correndo risco de ser perseguido, quem são os faraós dos tempos modernos? Pais, irmãos, patrões, filhos, esposas e maridos!DEUS me livre minha mulher não é faraó... Depende ela te impede de ir à célula e ao culto? Ela diz: todo dia culto, todo dia célula, Você já esta ficando fanático!

II. PELO DIABO: O diabo insiste em perseguir o homem desde a criação, porque ele tem inveja do homem, você já reparou que todo invejoso algo ou alguém, na verdade mesmo que ele não o admita que ele queira ser igual ou ter o que o seu perseguido já tem ou é. O diabo persegue a igreja porque ela é a gloriosa igreja de CRISTO que o derrotou publicamente, o diabo acredita que quando você cai ele vence a DEUS,mas DEUS não pode ser vencido, assim como esta escrito: que mesmo que você caia não ficarás prostrado.

III. POR DEUS: No verso 4 DEUS declara que endurecia o coração de faraó,aqui nos mostra que o povo foi perseguido na verdade por DEUS. Terrível coisa é cair nas mãos do DEUS VIVO, você pode estar passando por uma perseguição e talvez não seja por homens e nem pelo diabo, e sim o próprio DEUS te levando ao vale da perseguição. Nessa ocasião o povo de Israel teve que passar por essa perseguição para obter liberdade, muitos hoje dizem ser livres. Mas vamos nos perguntar? Se JESUS voltasse hoje você estaria pronto para ir com ELE? Se a resposta for não, você pode estar sendo vítima da escravidão. Provavelmente DEUS ira te perseguir endurecendo corações de pessoas para que você saia da escravidão e chegue ao vale de Pi-Hairote.

CONCLUSÃO: Eu não desejo ser escravo nem prisioneiro, na PRAIA GRANDE, eu quero ser livre, não aceito ser perseguido por faraó nesse lugar. Na verdade não quero te dar uma solução pra sua perseguição, não é isso que JESUS nos mostra, mas que por amor a ELE seriamos perseguidos sim. Pergunte a DEUS: O que eu tenho que fazer para ser perseguido por ti DEUS, leva-me ao vale da perseguição, que no final se tornará o vale da LIBERDADE.

Nenhum comentário: