O verdadeiro significado da páscoa e da ceia

04/04/10 á 10/04/10
Pr. Márcio Ribeiro
Texto: Êxodo 12.1-32

Introdução: No livro do Êxodo capitulo 12 a narrativa bíblica coloca o povo Hebreu já há 420 anos no Egito sobre a opressão de faraó, um povo escravo e oprimido, que aguardava a promessa de Deus, que eles seriam um povo abençoado e abençoador de todas as nações, este povo olha para o céu e se pergunta onde está a promessa que foi feita para o pai Abraão. Quando o povo de Deus está em opressão, cativeiro, escravizado, não apenas o povo de Deus é questionado quanto a sua identidade, mas principalmente o Deus do povo é colocado sobre questionamento. Se este povo tem um Deus, e eles vivem sobre tal miserabilidade, tamanhos deve ser a miserabilidade do seu Deus.

A CELEBRAÇÃO DA PASCOA
Esta festa da páscoa foi celebrada entre os hebreus durante aproximadamente 1400 anos A.C, até que apareceu Jesus de Nazaré na palestina, e diz a palavra de Deus que, quando João viu Jesus ele disse: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29).
Jesus é apresentando e começa sua peregrinação conhecido como o cordeiro que tira o pecado do mundo. Quando Jesus em um último momento de privacidade com seus discípulos no evangelho de (Lucas 22:7-20), a igreja cristã ouvindo está narrativa usa esta narrativa para instrução ate os dias de hoje, não foi Moisés que ensinou a ceia. FOI JESUS!
A igreja cristã sempre teve dificuldades em compreender a eucaristia, a páscoa e a ceia, não somente no seu entendimento mais principalmente na sua conduta por isso talvez o apóstolo Paulo na sua carta aos coríntios diz: não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? (1Co 11:17 e 1 Co 5:6).
A celebração da páscoa para nós hoje
A história da páscoa é remontada ha pelo menos 4000 anos o povo hebreu celebra a páscoa conforme ensinou Moisés. Nós comemoramos a páscoa do modo que Jesus nos ensinou. Entre Moisés e Jesus 2000 mil anos e eles assavam um cordeiro com ervas amargas para celebrar a páscoa e pães asmos (sem fermento).
 fermento na bíblia representa o pecado, maldade, quando o apostolo Paulo fala que basta um pouco de fermento para levedar toda massa este processo de levedar a massa leva na verdade 12 segundos. Esta simbologia da maldade em nossa vida.
Contraposta ao sacrifício do cordeiro que tem seu sangue aspergido sobre os umbrais das portas para impedir que a maldade e perversidade entrassem nas nossas vidas. Tenho certeza que eu não conseguiria em horas descrever e nos termos total a revelação do significado do cordeiro pascal, mas vamos demonstrar um aspecto, talvez o mais importante aspecto da páscoa.
Um povo liberto da opressão e escravidão por causa do sangue de um cordeiro sem macula sem defeito. Este simbolismo tem pra nos uma conotação fundamental, o sangue que libertou o povo hebreu da maldade dos Egípcios. E o mesmo sangue que pode nos libertar da nossa maldade que nos escraviza e nos condena ao salário do pecado, uma morte sem salvação.
Um dia Deus quis nos dar um cordeiro para nos cujo sangue representava pra nos um livramento do juízo divino, Jesus é apresentado como cordeiro que tira o pecado do mundo, não é mais necessário sangue de animal, Jesus é o sacrifício perfeito para nos dar a sua salvação.

Conclusão: O SACRIFICIO DE JESUS NA CRUZ NOS LIBERTA DA NOSSA CULPA E MALDADE.
O castigo que era merecido para a humanidade, foi pago por Jesus. Nós tínhamos uma divida com Deus. Quando passasse o justiceiro divino sobre qualquer casa seriamos sentenciados. Mas graças ao sangue do cordeiro estamos livres da condenação da culpa do pecado. Qualquer pessoa pode dizer eu não devo pagar por um erro de um casal que se deixou levar por indução de um pecado no paraíso. A pergunta correta é: será que nas mesmas condições não faríamos o mesmo. Assim como Adão e Eva, nós também somos capazes de trair a confiança de Deus, lembre-se o maior pecado cometido por este casal é a incredulidade. Qualquer um de nós pode ser descrente de Deus e de algum mandamento de Deus. Estamos sentenciados a não ser que encontrássemos um substituto para nossa culpa, um cordeiro pra livrar- me do meu cativeiro.

Compartilhamento

Jesus ensinou á seus discípulos a compartilhar a páscoa, você tem comemorado a páscoa da forma certa?

Nenhum comentário: