02/05/10 á 08/05/10
Pr. Márcio Ribeiro
Texto: Jo. 12:12-16
Introdução: Podemos estudar sobre discipulado e aprender muitas coisas, entre o mestre e seu discípulo, pai e filho, patrão e empregado, professor e aluno, marido e mulher. Mas o ponto mais importante destas formas de relacionamento é: Que você pode ser um bom pai e ainda não ser amigo de seu filho; um bom líder e não ser um bom amigo do seu liderado; ser um bom discipulador e não ser amigo do seu discípulo; um bom professor e não ser amigo do seu aluno e ser um bom marido e não ser amigo da sua professora. Jesus era um bom mestre para seus discípulos. No final de três anos com seus discípulos ele se tornou amigo deles para o resto de suas vidas. A base de toda forma de discipulado é a amizade, enquanto não nos tornarmos pessoas confiáveis (amigos) não vamos ter discípulos.
O QUE VOCÊ SPERA DOS SEUS AMIGOS?
Geralmente não somos criados para ter muitos amigos, não é da nossa cultura nem da natureza humana, ter muitos amigos. Você pode dizer: eu não! Eu tenho bastantes amigos. Será? Orkut, MSN... Não tem nada a ver com amizade, o texto diz que um amigo morreria por você. (v.13)
VOCÊ ENCONTROU... AQUELES QUE SÃO SEUS AMIGOS?
A VERDADE É QUE SE TEMOS AMIGOS, ELES SÃO CONTADOS NOS DEDOS DE UMA MÃO
O QUE VOCÊ ESPERA DELES?
I. COMPANHEIRISMO – Um amigo deve ser alguém que você pode compartilhar seus interesses profissionais, lazer, familiares e religiosos. Uma pessoa de bom humor que faça você sorrir quando estiver triste, que chore com você quando precisar de consolo. Amigos são pessoas que queremos passar tempo com eles. É O QUE SEUS AMIGOS ESPERAM DE VOCÊ! Você é esta pessoa... Amigos para todas as horas? Muitas vezes esperamos dos outros uma postura que não estamos dispostos a fazer.
II. FIDELIDADE- Um amigo deve ser uma pessoa, na qual podemos confiar, não existe coisa pior que falar algo e depois todo mundo ficar sabendo. A base de um relacionamento de amizade é a fidelidade dos amigos em ter segredos (Tg. 5:16). Quando confessamos nossos pecados (segredos) somos perdoados, isso não quer dizer que todos podem saber, ou estão prontos para entender o que fizemos no passado. Fidelidade é uma faca de dois gumes, você é fiel aos seus amigos, da mesma maneira que eles são fieis a você:
- Esposa/marido; Pai/filho;
- Patrão/empregado;
- Pastor, igreja/você;
- Discipulador, líder/discípulo, liderado.
VOCÊ TROCA MUITO DE IGREJA, PAI, LIDER, EMPRESA E ESPOSA? Talvez todas estas trocas pudessem estar ligadas a infidelidade! Este espírito deve sair da sua vida a sua fidelidade deve ser monogâmica. Como araras (ave monogâmicas) que quando se unem vivem juntas para sempre, não trocam, mesmo que um deles morra. Este é um nível de amizade que você tem com seus amigos? Para sempre! Ou cada semana você tem um melhor amigo?
III. SINCERIDADE- No nosso intimo quando procuramos amigos, queremos uma opinião sincera, sobre nossa questão, às vezes os amigos vão ter que nos exortar dizendo não, falando o que você precisa ouvir e não o que você quer ouvir. Deixamos de acreditar nas pessoas da família, mas um amigo pode mudar nossa opinião, mesmo que seja a mesma. EX: mãe em relação à roupa da filha. SINCERIDADE NÃO SUBSTITUI SANTIDADE!VOCÊ É UM AMIGO SINCERO?
Então você pode aceitar seu amigo como ele é, e pedir para Jesus mudá-lo, buscando soluções para o problema dele. (v.16).
Conclusão: SABE POR QUE TODA BASE DE DISCIPULADO É A AMIZADE? Por que JESUS é SEU, MEU é o NOSSO Amigo!Você sabe onde esta palavra vai terminar? Quanto mais JESUS for seu amigo, mais você vai ser amigo dos seus
Discípulos, liderados, filhos esposa, patrão e pastor. JESUS quer ser seu amigo, condicionalmente é provado que amigos de JESUS fazem uma coisa? (Jo. 15:8).
Nenhum comentário:
Postar um comentário