PR. MARCIO RIBEIRO
18/07/10 à 24/07/10
Eu sei que existem pastores que conseguem falar sobre os mais variados temas:
Política - Esportes ciências - Historia
Direito - Culinária - Futebol
A cada dia chego ha conclusão de que Deus quer pastores que saibam lidar com pessoas, pastor tem que saber lidar com gente, ajudar pessoas em seus problemas relacionais. O problema da humanidade são relacionamentos não sarados.
Guerras, divórcios, filhos rebeldes, solidão, milhares de religiões, tudo isso existe por que o homem não aprendeu o jeito de se relacionar com seus semelhantes.
Por isso tenho falado repetitivamente na igreja, uma igreja de cristãos vencedores é uma igreja que sabe construir relacionamentos duradouros.
A carta aos Filipenses aborda bem este tema, como nos relacionar de forma alegre, duradoura com os irmãos.
(Filipenses 2:3-4) nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
As pessoas têm um grande potencial para nos roubar a alegria. Você já se fez esta pergunta: QUEM PODE ROUBAR SUA ALEGRIA? Resposta: Pessoas.
Quais tipos de pessoas podem roubar sua alegria?
1. Pessoas egoístas
Quando convivemos com pessoas determinadas por ambições, egoístas, que vivem pelo seus interesses. Essas pessoas têm o potencial de roubar sua alegria, pessoas egocêntricas tem a característica de nos transformar em objetos.
2. Pessoas que nos “coisificam”
São pessoas que abusam de nos, usando-nos emocionalmente para seus interesses sem se preocupar com nossas emoções. Se nos a satisfazermos, nos á interessamos mais se não a satisfazermos somos descartadas por elas. Elas estão ocupadas tentando se relacionar conosco mais nos tratam como objetos.
3. Pessoas que nos ignoram ou nos diminuem
(Filipenses 2:3) nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo;
Imagine você viver com uma pessoa que sempre vai olhar para você de cima para baixo. Que sempre diminui você, você esta sempre devendo algo pra ela. Não importa o que você faça você jamais vai chegar ao padrão desta pessoa, ela sempre vai estar te cobrando alguma coisa, você vai estar sempre devendo algo pra ela. Porque não vai ter como pagar nunca.
Ela faz com que você se sinta muito pequeno. Inadequado, incapaz, insuficiente. Porque sempre te olha de cima para baixo e de tanto você olhar pra ela de baixo para cima você se aceita apequenado, por que elas te diminuem tanto ao ponto de um dia não mais te enxergar.
4. Pessoas que fazem você se sentir pequeno
Pessoas estão sempre colocando em nos seus valores superlativos: Grande medica; grande advogado; grande filho; grande pai; grande marido e grande tudo. E quando não conseguimos corresponder suas grandes expectativas. Ficamos tristes, nossa alegria foi roubada por que pensamos que nunca iremos suprir suas expectativas a nosso respeito. Na verdade isso tem o efeito contrario cada vez mais ficamos com o sentimento de que somos pequenos.
5. Pessoas que cobram lealdade indevida
( Filipenses 4:2) Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor.
Quando pessoas nos colocam em uma situação de lealdade indevida, nos colocam em posição de perder ou perder.
Evódia liga para o Ap. Paulo: O senhor está do lado de quem? Síntique afirma: O senhor sabe que estou certa. Elas estão brigando, mais lutaram juntas com Paulo por amor do evangelho (v3).
Quando nossos amigos brigam entre si, e se expusermos suas causas, ficamos em situação delicada, por que se ficarmos do lado de um, perdemos o outro. E como a mãe Judia dá duas camisas para o seu filho, quando ele põe uma pra sair ela diz: Não Gostou da outra.
A situação é perder ou perder, briga de pai e mãe o filho como fica: É perder ou perder.
O pior é que quem acaba sendo o vilão é a gente. Você ficou do lado do outro, em vez de ficar do lado de um. Então você se sente culpado. As pessoas que cobram lealdade indevida, acaba roubando sua alegria.
6. Pessoas que nos julgam
(2 Co 11:5 e 22) Ora, julgo que em nada tenho sido inferior aos mais excelentes apóstolo... - São hebreus? Também eu; são israelitas? Também eu; São descendência de Abraão? Também eu;
As pessoas quando nos julgam elas nos roubam a alegria, por que dão a impressão de nos conhecer mais que a nos mesmos. Elas dizem coisas ao nosso respeito e nos julgam e julgam já condenando de forma que pensamos: Será que não tem razão.
Somos inclinados a dar razão ao que dizem ao nosso respeito, por que construímos nossa auto-imagem baseados no que falam a respeito de nos.
Quando dizem algo muito a nosso respeito ainda que não favorável, Por mais incoerente que possa parecer a nossa realidade, essas pessoas roubam a nossa alegria.
No começo rechaçamos, ponderamos, duvidamos e já passamos a acreditar. Quanto mais a acatamos, consideramos. Quanto mais atribuímos valor delas há nossa vida, mais peso ela ganha.
Mãe! Pai! Cônjuge! Na nossa vida certamente são as pessoas que mais nos amam? E quanto mais estas pessoas nos julgam e nos diminuem elas tem uma capacidade enorme de nos ferir e nos roubar a alegria.
7. Pessoas que nos frustram
(2 Co 11:20) Pois se alguém vos escraviza, se alguém vos devora, se alguém vos defrauda, se alguém se ensoberbece, se alguém vos fere no rosto, vós o suportais.
Eu entendo a frustração do apostolo Paulo que vê líderes abusadores, pastores falsos, mas também ver irmãos que se deixam abusar por estes falsos apóstolos isso acaba também roubando a nossa alegria.
Dedicamos tempo, ensinando,mostrando algo, mas não crescem, não assimilam.
Exemplo: quando filhos nos roubam a alegria? Quando nos frustram, quando agem de forma insensata.
Existe uma insensatez que é natural de quem esta crescendo. Mas existe uma malandragem (pretensão de esperteza) e uma estupidez disfarçada de sabedoria. Por isso existe umditado que diz:
DITO NÃO SIGNIFICA OUVIDO
OUVIDO NÃO SIGNIFICA ENTENDIDO
ENTENDIDO NÃO SIGNIFICA DE ACORDO
DE ACORDO NÃO SIGNIFICA EXECULTADO.
Historia:
Eu já não te disse cem vezes pra você tirar o tênis no meio do caminho.
O filho não ouviu nada (DITO NÃO SIGNIFICA OUVIDO)
(OUVIDO NÃO SIGNIFICA ENTENDIDO), Tirar o que mãe?
(ENTENDIDO NÃO SIGNIFICA DE ACORDO) Tirar por quê? Qual o problema do tênis ficar ai?
Por que alguém pode tropeçar. Sua avó por exemplo. Ah entendi, tá certo.
Mais daí, entendi, ouvi, concordo e tirar o tênis do caminho é uma distância.
E é frustrante quando falamos coisas obvias para pessoas inteligentes e elas parecem que nunca ouviram
8. Pessoas que nos abandonam
(2 Timóteo 4:9) Procura vir ter comigo breve; pois Demas me abandonou...
Venha logo Timóteo por que Demas me abandonou na prisão. Na minha primeira defesa ninguém veio me ver. As pessoas que nos abandonam nos jogam nas trevas da solidão, aonde crescem os monstros.
Por que me abandonaram?
Porque não foi capaz de segurar um:
Marido, filho, esposa.
Meu pai, minha mãe me abandonou o que será que eu fiz?
Nas trevas da solidão os monstros crescem em nossas mentes e em nossa cabeça começamos a procurar uma justificativa: O que será que eu fiz?
Lembre-se que nossa tendência é darmos razão aquilo que falam de nos. Quanto mais preciosas são as pessoas que falam de nos, mais tendemos a creditar no que elas falam.
9. Pessoas que nos amaldiçoam
Vai pro inferno! – Vá-te catar.
Quando ouvimos que outros estão me amaldiçoando, ficamos em uma encruzilhada, as pessoas roubam nossa alegria porque quando sou amaldiçoado ou rogam para eu ir pra onde o diabo me carregue ou que Deus despeje sua ira sobre mim.
Eu fico entre o medo e a culpa.
Palavras de mau agouro
Maldições
Palavras de inveja
Olha pra você igual seu pai! Você não vai dar em nada igual ele. Agora sua Irã sim, ela tem futuro.
Isso fica na cabeça da gente como uma profecia e rouba nossa alegria.
VENCEMOS OS LADRÕES DA NOSSA ALEGRIA QUANDO?
1. Fazendo o contrario daquilo que os ladrões fizeram pra nos.
Jesus disse que: Se alguém bater no nosso rosto você deve oferecer a outra face. Não podemos retribuir o mal com o mal, mas o mal por bem. Pessoas roubam a sua alegria, não faça o mesmo, ao contrario faça pessoas sorrir.
2. Não se faça de vitima
Não somos vitimas das pessoas que não tem alegria, falta Cristo nas vidas delas, por isso roubam a alegria dos outros. Na verdade elas são as vitimas, pois temos aprisionados na prisão das nossas emoções (alma) criando laços de alma para nossas vidas que hoje vamos quebrar em nome de Jesus. Considere os outros superiores a você, faça do seu agressor uma vitima do amor que Cristo derramou em sua vida e deixe a alegria do Senhor invadir todas as vidas que são roubadas e roubam a alegria das pessoas.
Você pode passar o resto da sua vida criticando quem te agrediu e roubou a sua alegria, ou superar e se reabastecer da alegria de Cristo.
3. Se coloque na posição dos outros
O que rouba a alegria da gente são pessoas. Você é uma pessoa? Então você vai ter que admitir que em algum momento da sua vida você foi o ladrão da alegria de alguma pessoa que faz ou fez parte da historia da sua vida.
Quando fazemos isso nos colocamos na posição de Cristo, perdoando quem pecou contra ti. Jesus disse: Pai perdoa-lhes pós não sabem o que fazem. Se te roubaram a alegria foi por que não sabia o quanto era vital pra ti, Deus quer devolver pra você esta alegria.
Repita a alegria do Senhor é sua força
Paulo diz em (Filipenses 4: 11-13) que pode todas as coisas naquele que o fortalece. Ele também fala algo que na minha opinião é uns dos trechos da escrituras mais bonitos, que certamente se o praticarmos teremos dias, meses e anos cheios de alegria genuína.
(Filipenses 4: 6-8) Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário