JOVEM LEVANTA-TE


Gleison                                                                                                        22/08/2012
(Lucas 7.11-14)
11 Em um dia subseqüente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão. 12 Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva, e grande multidão da cidade ia com ela. 13 Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! 14 Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: Levanta-te!

Existe um ditado que diz que Jovens não tem responsabilidade mais isso é mentira o que os jovens esperam é que alguém indique quais são. Qual o papel dos jovens na sociedade, na igreja e na família?
Precisamos aprender a valorizar e incentivar nossos jovens, animando-os à desempenhar seu papel na sociedade, família e igreja.

(Colossenses 3.21)
Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados.

Eu me lembro da imagem do Tio Sam com a frase: Eu quero você para o exército! Esta é a expressão que precisamos passar para os nossos jovens:

ü  Seu país (comunidade) quer você!
ü  Sua igreja quer você!
ü  Sua família quer você!

Se tiver alguém que jovem de espírito, alma e corpo perto de você, diga pra ele:

Eu preciso de você!

Analisando o texto lido, vamos encontrar uma situação bem atípica. Não estou falando do velório do filho da viúva, velórios acontecem o tempo todo. Mas algo que não poderia ser considerado normal é ver uma mãe sepultar seu filho. Isso deveria ser anti-natural pais, avos pessoas mais velhas não deveriam ir em enterros de pessoas  muito mais jovens. Eu sei que não pensamos nisso o tempo todo mais a verdade é que os filhos devem sepultar seus pais.
(Lucas 9.59) Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.

Pessoas que poderiam, deveriam estar vivas mais não estão, por que não sabiam qual era o seu valor e erraram nas suas escolhas. Que hoje Jesus passe nas nossas vidas e ressuscite os jovens que morreram espiritualmente e se encontram sem saber qual é seu papel da sociedade, na suas famílias e na igreja.

Papel dos jovens na sociedade

ü  Influenciar outros jovens

Cada jovem precisa saber que ele é agente de influência, os jovens podem escolher sempre dois caminhos o caminho do que é certo ou o caminho do que é errado.
As drogas, bebidas, relacionamentos podem ser bons no inicio. Principalmente para jovens que estão descobrindo um novo mundo de sensações e prazeres. A verdade é que o corpo não responderá de imediato, mais ha medida que o tempo vai passando vamos sentir os efeitos destas escolhas, e vamos descobrir na pele que escolhemos o caminho errado.
O caminho certo é investir no nosso futuro, está escrito que o jovem deve guardar o dia da mocidade para quando chegar à velhice ele não diga que está cansado. Em outras palavras precisamos nos preparar para o futuro e termos uma velhice tranqüila. Investindo na sua mocidade, escolaridade, profissão, casamento, moradia. Quanto mais da sua energia (juventude) você gastar estas coisas, melhor será seu futuro. Mais tranqüila será sua velhice.

ü  Mudar o mundo

Parece utopia! E é. Mudar o mundo é muita coisa pra um jovem fazer. Mais foi através de jovens que as mais importantes mudanças do mundo ocorreram. Nosso país hoje desfruta de uma democracia por que jovens estudantes sonharam e acreditaram ser possível mudar o Brasil. E foram ás ruas pedir por diretas já. E derrubaram anos de ditadura militar, alguns foram sacrificados durante a batalha, mais ver o Brasil hoje como ele é, só é possível por que jovens como vocês resolveram mudar as coisas. Como você sonha com o nosso país, mais empregos, menos violência, mais trabalho, hospitais melhores. Não fique indiferente como se não fosse com você, inclua-se nos problemas. Como! Sendo parte das soluções.
Papel dos jovens na Igreja

ü  O jovem de hoje será a igreja de amanhã

Pensa nas pessoas que você vê hoje atuando na igreja, não só na nossa igreja. Amplia isso para o cenário nacional. Pr. Silvio e Pra. Mirian, Pr. Silas Malafaia, Bispa Sonia Hernandes, Bispo Macedo, Pr. Aluísio e outros. A lista é grande. Você sabia que depois de vinte ou trinta anos alguns destes ilustres heróis da fé contemporânea não vão estar mais entre nós. Certamente eu e você vamos estar aqui! E vai ser nossa responsabilidade continuar o discipulado de Cristo, indo e anunciando as boas novas do evangelho de Deus. Os radicais, os grupos de mocidade, os jovens espalhados nas igrejas de todo mundo, somos a igreja de amanhã.

ü  O jovem trás vida e alegria para dentro da igreja

Não estou falando de movimento carismático que tem como base animar a igreja, fazendo um (animamento) dentro das igrejas mudando apenas os ritmos das canções e o vestuário dos jovens. Eu falo de um genuíno avivamento que começa com a alegria, a pureza, a espontaneidade e com o vigor entusiasmado contido dentro dos jovens.  Esta escrito:

(Joel 2.28)
28 Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões;

Há uma promessa de Deus, um avivamento para seu povo, ele passa pelos jovens. A visão da igreja do futuro é dada aos jovens. Jovem você é a igreja hoje e fará a igreja do futuro. O futuro do evangelho está em suas mãos.

Papel dos jovens na família

ü  Não morrer antes que seus pais

Vamos ler novamente o texto de Lucas para entender por que Jesus parou para ressuscitar aquele jovem.


(Lucas 7.11-14)
11 Em um dia subseqüente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão. 12 Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva, e grande multidão da cidade ia com ela. 13 Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! 14 Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: Levanta-te!

Existem milagres que foram realizados e a própria realização deles, explica por que foram realizados.

Exemplo:

A travessia do mar vermelho.
A queda da muralha de Jericó
A multiplicação dos pães

Mais nesta ocasião algo de novo aconteceu. Por que Jesus fez este milagre?

1.   Não foi por que ela era viúva

Você pode dizer Jesus queria ajudar aquela pobre mãe viúva, bom eu acho que Jesus nem sabia que ela era viúva. Imagina a cena Jesus passando em uma rua em sua direção vem um enterro, o cortejo fúnebre todos de luto, alguns em prantos. Jesus olha pra seus discípulos e diz. Ela é viúva. Jesus não sabia que ela era viúva, isso veio ao conhecimento dele e dos discípulos depois do milagre.

2.   Não foi por que ela pediu

Está mãe do lado da esquife (uma espécie de caixão) só conseguia fazer uma coisa, como relata Lucas, ela só conseguia chorar (v13), Jesus diz: não chores. Ela não pediu nada. Certamente não sabia quem era Jesus, nem do que ele poderia fazer por ela. Foi seu choro que mudou o coração de Jesus. Precisamos chorar pelos nossos jovens que estão perdidos (mortos) para que Jesus se compadeça e ressuscite nossos jovens como vez com este jovem de Naim.


3.   Não foi por que ele era filho único

Eu também não acredito que Jesus ficou sabendo aquela cena de enterro que o jovem era arrimo da família, isso seria um bom motivo pra Jesus ressuscitar um jovem. Já que até o exercito defende os jovens filhos únicos, não permitindo que eles sirvam o exercito ou em caso de guerra são os últimos a serem chamados. Não foi isso que moveu o coração de Jesus para fazer o milagre na vida daquele jovem sem nome.

4.   Não foi para impressionar a multidão

O texto fala que quando ele ia entrando pelos portões da cidade, uma multidão e mais seus discípulos o seguiam. E o cortejo do velório se ajuntou. Todos estavam olhando Jesus na hora que ele tocou a esquife. Detalhe ele não tocou no corpo morto tocou no caixão. Será que Jesus pensou vou impressionar estas pessoas ressuscitando um jovem na frente de todos.  Certamente que não. Ele queria mostrar algo mais para esta multidão de espectadores. O valor dos jovens para Ele. Para a multidão um jovem é só um jovem.

Sem experiência
Inconseqüente
Impulsivo
Imaturo
Sem recursos
Preguiçoso
Que não respeita as tradições

Mas Jesus mostra que existe muitas qualidades nos jovens, observe o jovem rico ou mancebo de qualidade. Jesus diz que ele deveria guardar os mandamentos para ter a vida eterna, ele respondeu que fazia tudo que os mandamentos ordenavam não matar, não roubar, não adulterar, não mentir, amar a Deus, não adorar imagens, não adorar aos deuses, honrar pai e mãe e amar o próximo. Este jovem fazia isso. Jovens assim são convidados para andar com Jesus como seus discípulos. Alguns dos discípulos de Jesus eram bem jovens como era o caso de João a promessa de ter visões se cumpriu ele viu a nova Jerusalém.



Por que foi então que Jesus resolveu ressuscitar este jovem?
      Cumprir o propósito de Deus
Porque Jesus ama os jovens. Ele sempre vai ressuscitar jovens que estão mortos espiritualmente, estamos vivendo um tempo onde encontramos uma esquife em cada esquina com jovens mortos e pais e mães chorando. Precisamos tocar essas esquifes, e dizer:

JOVEM LEVANTA-TE!!!

ü  Levanta-te conta o vicio, esquife de morte por causa do craque sai, da cocaína sai, da maconha sai.
ü  Levanta-te conta o alcoolismo, esquife de morte por causa das bebidas sai.
ü  Levanta-te contra a prostituição, esquife de morte por causa da pornografia sai.

Assim como Jesus tocou a esquife e resgatou aquele jovem da morte, você está sendo chamado pra tocar em um jovem com a mão de Deus e resgatá-lo da morte e trazê-lo para o centro da vontade de Deus na vida dele.
Irmãos, nós temos o poder de mudar o destino de muitas famílias, ao invés de choro mães sepultando seus filhos, mães alegres em ver seus filhos servindo a Deus e mudando o futuro das gerações depois deles.

ü  Orar pelos jovens no culto
ü  Orar pelos filhos dos irmãos
ü  Orar pelas famílias dos jovens

Profetizar que milagres acontecem na vida dos jovens que servem a Jesus, o futuro deles foi escrito por Deus, profissão, casamento, ministério.


ü  Desafie os jovens, mês que vem vamos começar um culto de sábado dirigido aos jovens.
ü  Desafie os jovens para participar do encontro.
ü  Desafie os jovens trazer visitantes.

Nenhum comentário: