O AMOR ENCONTRA UM MEIO

PASTOR MARCIO RIBEIRO                                               26/09/2010


TEXTO
 27 Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
Lucas 10:27
Og Mandino diz: O fracasso nunca me alcançara se minha determinação em vencer for suficientemente forte.
O desejo é um motivador poderoso. Se você desejar algo, desejar muito certamente ira conseguir se você retirar os impedimentos para aquilo que você quer venha ser realizado. Entenda que é Deus que coloca ou permite que desejos entrem nos nossos corações, mas é o fato de querer fazer determinadas coisas que nos motiva a fazê-las.
Não estou falando de desejos carnais, mundanos. Falo de desejos que é a vontade de Deus. Como Paulo disse: Completar a carreira.
Mas e se eu não tenho estes desejos? Nos obviamente temos o desejo de fazer a vontade de Deus, por isso você confessou Cristo como Senhor da sua vida. AMÉM
Se o seu relacionamento com Deus é por meio de Jesus então você tem o desejo de fazer o bem por que Ele te deu um novo coração e um novo espírito.
19 E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne, 20 para que andem nos meus estatutos, e guardem as minhas ordenanças e as cumpram; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
Ezequiel 11:19-20
Podemos nos tornar preguiçosos, passivos ou egoístas, e não querer lidar com o fato de que não queremos fazer a vontade que esta no coração de Deus, que Ele já colocou também em nosso coração.
A questão é: O quanto queremos fazer isso? Você quer fazer a vontade de Deus, mas do que a sua? Você quer isso o bastante a ponto de sacrificar outras coisas?
O desejo é um motivador poderoso. Se você desejar fazer algo, certamente ira conseguir fazer. 
Se realmente quisermos fazer alguma coisa, encontraremos um meio de fazê-la. A não ser que tenhamos coragem de admitir, que não fizemos algo por causa das nossas desculpas. As desculpas são as principais causas por que não avançamos como você gostaria. Talvez você gostaria de:
ü  Se exercitar mais
ü  Passar mais tempo com a família
ü  Mais tempo pra você e aquilo que você gosta
Só que sempre vai haver motivos (desculpas) para você não fazer estas coisas. Satanás é aquele que nos dá desculpas, até você descobrir que as desculpas estão te enganando, fazendo que nos tornemos desobedientes ficando preso em uma vida infrutífera e sem alegria, por que não estamos agradando a Deus.
Veja o que Jesus diz no texto que foi lido de Lucas 10:27. O doutor da lei pergunta pra Jesus o que ele tem que fazer pra ter a vida eterna. Nota que ele tem o desejo em seu coração de dar a resposta certa, ser aprovado. Então perguntou para Jesus: Quem é o meu próximo? Jesus conhecendo o coração daquele homem contou-lhe uma historia.
Ler Lucas 10:30-37
 Contar a historia do bom Samaritano... Lucas 10:25-37



TRÊS ASPECTOS DA HISTORIA PROVAM QUE O AMOR ENCONTRA UM MEIO
1.    Os religiosos nada fizeram
Devemos nos recusar a não fazer nada!
Ainda que o que pudermos fazer seja pouco, precisamos encontrar um meio de fazer alguma coisa no que diz respeito a atender a necessidade que Deus traz ao nosso conhecimento. É verdade, existem momentos que tudo que podemos fazer é orar e encorajar de forma verbal. Mais não podemos nos conformar em não poder fazer nada ou achar uma desculpa para não fazer nada.
O amor sempre encontra um meio para demonstrar que não podemos ficar parados sem fazer nada.
2.   O Samaritano encontrou problemas para ajudar o próximo
Ajudar aquela pessoa atrasou os seus planos, ele investiu seu tempo, talvez ele estivesse fazendo uma viagem de negócios e optou por parar e ajudar o necessitado.
Ele investiu seu dinheiro, ele se mostrou uma pessoa disposta a sofrer inconvenientes para ajudar o seu próximo.
Mesmo depois de duas pessoas terem passado do lado do necessitado mesmo sem querer demonstrar intenção para ajudar, Deus através do seu amor encontrou um coração bom, e mais uma vez o amor encontrou um meio.
3.   O Samaritano não impôs limites
Ele disse ao dono da hospedaria que daria qualquer valor que Le custasse para cuidar do homem ferido quando voltasse. Ele não deixou de fazer suas obrigações mais, no caminho seu seviço, encontrou e ajudou o seu próximo como pode. Acredito que ele era bem rico, talvez por isso ele não precisasse colocar limites. Ele agiu movido por uma atitude de generosidade.
Pode ser que Deus não peça pra você fazer tudo que é necessário para resolver um problema ou atender a necessidade de alguém. Mais Ele que cada um de nos faça o que puder. E se Ele nos pedir para fazer tudo! Temos que dar tudo.
Dar o nosso tudo é desafiador e leva a nossa fé a novos níveis, quando Deus encontra pessoas dispostas a isso. Ai sim, podemos dizer: Deus através de alguém encontrou um meio de manifestar seu amor e graça.
QUEM É O MEU PRÓXIMO
Quem você deve ajudar e quem é o seu próximo?
A resposta mais correta é: É quem estiver no seu caminho com uma necessidade.
O seu próximo pode precisar de você de varias formas.
ü  Alguém que precisa que você o ouça
ü  Alguém que precisa de um elogio
ü  Alguém que precisa de um encorajamento
ü  Pode ser alguém que precisa de um pouco de tempo
ü  Pode ser alguém que precise e uma necessidade financeira que você possa resolver
ü  Pode ser alguém que se sente só e precisa que você seja amável com ele
Você pode ser amável, perguntado para a pessoa, diversas coisas pessoais, mostrando que sinceramente você se importa com ela como individuo.
Você se acha uma pessoa amável?
Lembre-se que é o amor que conquista, não vamos conquistar algo que realmente valha a pena sem amor.
Um dia eu estava andando de bicicleta e tinha uma senhora que me viu na porta da igreja, o marido dela é pastor, eu passei e estava ela e ele sentados. Eu tinha muito que fazer, sempre tenho, a julgar pelos outros eu ainda tenho ainda mais.
A senhora parou na minha frente e disse ao marido que eu era o pastor que isso e aquilo, fui o mais amável que eu pode. No final colhi um elogio, ele disse: é difícil jovens parar pra ficar ouvindo historias de velhos. Neste dia eu conquistei respeito.
EXISTE UMA LISTA DE COISAS QUE PODEMOS FAZER UNS PELOS OUTROS, QUE É UMA FORMA DE AMOR QUE CONQUISTA PESSOAS PARA DEUS.
ü  Cuidar uns dos outros
ü  Orar uns pelos outros
ü  Estar atento para ser uma benção
ü  Procurar expressar bondade para com os outros
ü  Ser amável e hospitaleiro
ü  Ser pacientes uns com os outros
ü  Suportar as falhas e fraquezas dos outros
ü  Dar aos outros o beneficio da duvida
ü  Perdoar uns aos outros
ü  Consolar uns aos outros
ü  Ser fiéis
ü  Ser leais
ü  Edificar uns aos outros – encorajar os outros, lembrando-lhes seus pontos fortes quando se sentirem fracos
ü  Nos alegrarmos pelas pessoas quando elas forem abençoadas
ü  Dar a preferência uns aos outros (deixar alguém passar na nossa frente ou dar a alguém o melhor de alguma coisa)
ü  Considerar uns aos outros
ü  Guardar os segredos dos outros e não divulgar os erros deles
ü  Acreditar no melhor uns dos outros.
Amor que conquista é mais que uma campanha de amor e confraternização. É uma campanha evangelística, na qual eu e você colocamos os interesses de Deus em primeiro lugar nas nossas vidas.
Amor deve se expressar, parte da natureza do amor é que ele requer expressão. O amor esta se enfraquecendo por que não encontra lugar para ser demonstrado.
Ate o perfeito amor o de Jesus por nos, teve de ser expresso com a atitude de morrer, se entregar por nos. E nos agora precisamos expressar o amor que recebemos dele. Nós entregando uns pelos outros.
Falando serio poucos de nos vamos morrer por outras pessoas. Mas temos a oportunidade todos os dias de nos entregar por alguém, sempre que deixamos as nossas necessidades e vontades e substituímos por um ato e amor por alguém, você esta entregando sua vida. Que seja por um instante, uma hora, um dia.
Se estivermos cheios do amor de Deus, e nos estamos, por que o Espírito Santo enche nossos corações de amor todos os dias por causa do novo nascimento. Precisamos deixar este amor fluir para fora de nos.

Amor tem a ver com ação. Não é teoria ou somente palavras. AÇÃO.
O que você pode fazer para demonstrar amor a alguém hoje?
CONCLUSÃO
ü  Deus te deu um novo coração, e neste coração esta a vontade de Deus, o que alegra Deus.
ü  Precisamos fazer o que Deus quer que eu e você façamos.
ü  O que mais nos impede de fazer as coisas é as nossas desculpas.
ü  Se eu quiser fazer algo eu preciso desejar então certamente eu farei.
ü  Precisamos estar dispostos a fazer não impondo limites.
ü  A campanha que começa hoje é a oportunidade de Deus pra você amar o seu próximo, fazendo por ele tudo que você puder fazer.
ü  Sabe quem são os seus próximos nos 40 dias da campanha? Os nomes das pessoas que você colocar o coração. Barnabé – Lucas – Timóteo.





Este artigo se refere à um suposto debate entre Albert Einstein e um professor de uma Universidade de Berlim, onde Einstein nem foi aluno, mas sim professor por volta de 1914.
Ao ler esse artigo (na verdade o que vi foi um filme no YouTube), achei-o bastante interessante, mesmo não acreditando que tal idéia (bastante inocente, por sinal) houvesse partido de um físico tão importante para a humanidade como foi e ainda é Albert Einstein, porém, também não se pode esquecer que o grande cientísta era também um humanista judeu e acreditava sim em Deus.
Após receber o comentário do Everton sobre a originalidade desse artigo, achei melhor não retirá-lo, mas sim, deixar a seu critério acreditar se essa idéia partiu de Einstein ou não e se ela lhe serve de algum modo. A mim, o que vale aqui, não é a autoria do mesmo, mas sim seu conteúdo.
Editando novamente o texto, quero reafirmar que não conhecemos o verdadeiro autor do mesmo (já ficou claro, isso) e que nos disponibilizamos a dar os créditos à quem comprovar sua autoria. Não desejamos, em momento algum nos promover, mas sim trazer novamente à  tona a imagem do Deus do Bem e do Amor, independente de religião ou crença.
Alemanha
Inicio do século 20
Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:

“Deus criou tudo o que existe?”
Um aluno respondeu valentemente:

“Sim, Ele criou.”

“Deus criou tudo?”

Perguntou novamente o professor.

“Sim senhor”, respondeu o jovem.

O professor respondeu,

“Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?”

O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.

Outro estudante levantou a mão e disse:

“Posso fazer uma pergunta, professor?”

“Lógico.” Foi a resposta do professor.

O jovem ficou de pé e perguntou:

“Professor, o frio existe?”

“Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?”

O rapaz respondeu:

“De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é susceptível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia.
O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor”

“E, existe a escuridão?”

Continuou o estudante.

O professor respondeu: “Existe.”

O estudante respondeu:

“Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz.

A luz pode-se estudar, a escuridão não!

Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta,
com suas diferentes longitudes de ondas.

A escuridão não!

Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.

Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz
presente nesse espaço, não é assim?

Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não
 há luz presente”

Finalmente, o jovem perguntou ao professor:

“Senhor, o mal existe?”

O professor respondeu:

“Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência
no mundo todo, essas coisas são do mal.”

E o estudante respondeu:

“O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência
do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever
a ausência de Deus.

Deus não criou o mal.

Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz.

O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações.

É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.”

Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça
permanecendo calado…

Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?

E ele respondeu:

“ALBERT EINSTEIN.”

DANDO AS RESPOSTAS CERTAS PARA DEUS

PASTOR MARCIO RIBEIRO                                                   12/09/10

TEXTO
A RESPOSTA branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
Provérbios 15:1
A Bíblia está cheia de perguntas que Deus faz para o homem, algumas destas perguntas somente Deus tem a respostas, mas em outras respostas, Deus quer de nós as respostas certas.
Perguntas do tipo:
v  Onde estás?

E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
Gênesis 3:9

Deus perguntou para Adão, pois sabia que ele se escondia com seu pecado. Muitas vezes os crentes pecam e acham que podem se esconder de Deus. Eu te pergunto:

ü  Onde estás enquanto a igreja se reúne no domingo e na quarta para adorar ao Senhor?

v  O que fazes aqui?

E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
I Reis 19:9

Esta pergunta foi para Elias, que se escondia de Deus, motivado pelo medo e insegurança.

v  Que queres que eu te faça?

E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
Marcos 10:51
ü  Jesus perguntou ao cego?
A resposta nos parece óbvia. Quero ver! Muitas vezes precisamos saber o que queremos, e ter certeza de nosso querer, antes de pedir algo ao Senhor.

v  Queres ser curado?

E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
João 5:5

ü  Será que um homem que está á 38 anos paralítico quer ser curado?

Talvez ele já tenha se acomodado a ficar na dependência dos outros, que lhe dão esmola, ajudas, o carregam, etc. Muitas pessoas são assim. Não querem ser curadas, pois já se adaptaram a ser coitadinhos.
v  Quem me tocou?

E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.
Lucas 8:46

A mulher do fluxo de sangue. Ela precisou juntar todas as forças, afinal uma mulher com sangramento contínuo certamente não tinha forças sequer para falar, muito menos para andar. Ela enfrentou a multidão, preconceituosa. Afinal o judeu a considerava como sendo imunda. Mesmo assim ela venceu!

Nestes exemplos vemos pessoas dando respostas certas para Deus e obtendo suas vitorias, quando aprendermos a responde certo para Deus vamos receber nossa recompensa.

Algumas perguntas que estão na Bíblia, somente Deus sabem qual ha resposta e no momento certo revelará aos homens.

Tipo:
v  Quando Jesus vai voltar?
v  O que é pecado sem perdão?

As respostas para estas perguntas somente Deus pode responder, um dia ele vai revelar ao homem aquilo que ele já sabe. Aquilo que já é. Eliminando toda curiosidade do homem sobre estas e outras questões.
Por outro lado temos que estar preparados para responder as perguntas que Deus quer (exige) uma resposta de nós. Muito além de uma resposta afirmativa (sim) ou negativa (não).
Respostas assim não definem nossa conduta, mas sim nossa posição (convicção).
Conduta é algo que construímos por toda nossa vida, são escolhas que fazemos que irão nos acompanhar pra sempre.
Sobre este tipo de resposta Deus espera que venhamos dar as respostas certas. Respostas aquelas perguntas na qual Deus permite que o nosso livre arbítrio tenha o valor mais alto das nossas vidas.
É como se Deus disse-se:

Você decide! Sua vida esta em suas mãos! Ah vida é sua!

COMO DAR ENTÃO AS RESPOSTAS CERTAS PARA DEUS?

1.   Responda somente para Deus.
Temos o habito de responder coisas de forma não clara, pensando nas pessoas e não em quem fez a pergunta. DEUS! Deus espera de nos a resposta mais verdadeira possível que tomos dentro de nos.
Está certamente é uma forma certa de responder a Deus.
Olhe para Deus quando for responder para Ele. Meu pai sempre me pedia para olhar em seus olhos quando ele me fizesse uma pergunta.
BASEAMOS NOSSAS RESPOSTAS DE MULTE-FORMAS:
a.   Movidos pelas nossas emoções
Quantos, quando tem que responder para Deus deixa suas emoções falarem mais alto respondendo com o coração ao invés de com a razão. Por isso a bíblia diz que o coração do homem e enganoso quem poderá conhecer? Ex. Batismo
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
Jeremias 17:9
b.   Pensando nós outros ou em nós mesmos

Não podemos enganar a Deus, às vezes tenho a sensação que pessoas estão olhando para mim e pensando em outra pessoa. Com Deus parece acontecer o mesmo, você responde a Deus, mais na verdade esta pensando em responder para outra pessoa. Ex. namoro.

c.   Tentando se livrar de um interrogatório
Qual é a resposta mais rápida que você pode dar? Aquela que você não pensa pra responder, aquela que você quer se livrar do interrogatório de quem está perguntando.
Deus não valoriza quem responde de bate pronto, sem critério ou algum tipo de preparação. A Bíblia conta que um pai que contava com os seus dois filhos para ajudá-lo, um disse que o ajudaria mais não foi. O outro disse não mais ponderou sua resposta pensou e apareceu pra fazer o serviço. De qual filho você acha que Deus se agradou? Do que pensou antes de responder.



d.   Fugindo da responsabilidade

Respostas rápidas são respostas descompromissadas e irresponsáveis, precisamos entender Deus e as pessoas contam com o comprometimento por trás das nossas respostas. Você e responsável pelo que você fala! Deus ira cobrar tudo que sai da nossa boca (palavras).

e.   Para obter vantagem

Você não pode olhar somente para o premio por detrás de uma resposta certa para Deus. Precisamos acertar o Maximo de respostas por isso agrada o coração de Deus. Ex. programa show do milhão.

2.   Responda como se Deus estivesse perguntando somente para você
Existem respostas que Deus faz para igreja, para todos. Porém Deus faz perguntas especificas para cada um de nos.
Deus não perguntou para Paulo ou qualquer um dos outros apóstolos se eles o amavam. Perguntou somente para Pedro.
15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos.16 Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas.       17 Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.
João 21:15-17

Somente Pedro poderia responder esta pergunta, esta resposta era para ele. Deus tem perguntas que foram, serão, são feitas só pra você nesta noite.

RESPONDA AINDA HOJE AS PERGUNTAS DE DEUS PARA VOCÊ!

COMO VOLTAR A SONHAR?

PASTOR MARCIO RIBEIRO                                                   05/09/2010

14 Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.15 Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a terceira hora do dia.16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:17 E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
 (Atos 214-17)

1.   SONHE O SONHO IMPOSSÍVEL

Os sonhos são a matéria-prima da aventura. É há energia pura que dá vida às pessoas e movem montanhas. Martin Luther King Jr. disse: "Eu tenho um sonho" com esta afirmação ele atingiu os direitos humanos no mundo inteiro.
Da mesma maneira, as palavras visionárias do irlandês, George Bernard Shaw, ainda inspiram as multidões: "Algumas pessoas vêem as coisas como são e perguntam: 'Porque' Eu sonho as coisas que nunca foram e pergunto: 'Porque não?"
 A letra da canção O Homem de la Mancha (Man of La Mancha) pode ser citada em qualquer pregação por que é revigorante para todos os que ouvem:

Sonhar o sonho impossível, lutar contra o inimigo invencível,
Sofrer a dor insuportável, correr onde o valente não ousa ir.
Batalha pelo que é justo, sem questionar nem parar.
E dispor-se a marchar para ir inferno por uma causa do céu.

História:

Um velho e sábio pregador tinha razão quando aconselhou ao jovem pastor iniciante enquanto andavam juntos no lado de fora do lar de Aposentados: "Um pastor jamais alcança mais do que seus sonhos".

ü  Esse é um importante marco inicial para ministros de cada geração. Cada pastor precisa ter sonhos que estejam focalizados apaixonadamente no Evangelho e no seu efeito sobrenatural sobre as pessoas.
ü  Infelizmente, não é isso acontece. "Meu sonho já morreu; não dá para continuar mais. Os cultos em nossa igreja mais se parecem com pessoas fazendo pedidos diante da fonte dos desejos. A adoração é vazia".
ü  É alarmante perceber quantos sonhadores têm reduzido seus compromissos com o Reino justamente na época em que sonhos e sonhadores são o de que mais se precisa.
ü  Os sonhos que Cristo nos concede para nossas vidas e para nossos ministérios não podem ser largados para morrer. Alguma coisa tem de ser feita para reanimá-los rapidamente.
ü  Tanta coisa depende dos sonhos combinados de pastores. Pense nas possibilidades: milhares de pastores representando uma força incrível, capaz de estabelecer rumos, restaurarem propósitos e conclamar o mundo a voltar para Deus.
ü  Pense nas necessidades: pessoas perplexas, famílias desestruturadas, igrejas indiferentes, vizinhança deteriorada e sociedade decadente.
ü  Super igreja, por mais importantes que sejam, não podem fazer a tarefa toda. Mas é totalmente radical imaginar-se o que poderia acontecer se centenas ou mesmo milhares de pastores começassem a sonhar sonhos sublimes, imaginativos, impossíveis e bíblicos.
ü  Nada poderia impedir uma onda tão poderosamente espiritual capaz de renovar a justiça.
ü  Pense no que podemos oferecer ao mundo e em quão desesperadora é, verdadeiramente, a situação.
ü  Se comparado com Jesus, ninguém em nenhuma área de atuação do mundo oferece um remédio para nossa obstinação moral.
ü  Nada, senão o genuíno cristianismo, podem redimir a alma de nossas cidades, julgar nossa auto-indulgência generalizada ou trazer congregações de novo ao foco da missão que Deus quer ver cumprida no mundo.
ü  Que tempo mais próprio para se sonhar, para servir e tornar-se agentes de mudança! Os sonhos são as sementes das realizações.






2.   TRAGAM DE VOLTA OS SONHADORES

·         Para onde foram os sonhadores?
·         Estão se escondendo?
·         Estão dormindo ou em estado de coma?
·         Quem matou a esperança?
·         Quem estrangulou a visão pelo Evangelho que morava em nossas imaginações?

ü  A Igreja precisa de mais sonhadores.
ü  O que Deus deseja que cada igreja se torne deve começar como um sonho motivador de um sonhador local.

ü  Vamos nos lembrar de que todo ministério começou com o sonho de alguém, incluindo cada igreja, cada ministério paraeclesiástico, cada escola religiosa, cada publicadora cristã, cada esforço missionário, bem como os hinos. É por essa razão que eu (Marcio) gosto muito de sonhar com minha parcela no ministério de Jesus neste mundo.
ü  É estimulante imaginar que neste exato momento o Espírito Santo possa estar acendendo o fogo de uma nova Igreja (expressão de ministério fantástica) no meu coração ou no seu.
           
3.   SONHOS QUE MORREM TIRAM A NOSSA ENERGIA

ü  Não vale a pena deixar de sonhar por que quando um sonho morre, morre junto nossas energias que estavam naquele sonho.
ü  Quando a gente deixa de sonhar isto produzem uma enorme dor pessoal. Esta agonia aconteceu com um pastor. Ele tentou plantar uma igreja que não sobreviveu.
ü  Ele confessou: "Naquele último culto alguma coisa dentro do meu coração morreu, que eu nem consigo descrever. Ai! Como dói!"
ü  Uma dor assim por um sonho que morre sorve a energia espiritual. Como o salmista diz:

Como poderemos cantar os cânticos do Senhor em terra tão estranha.
Salmos 137:4

ü  Na seqüência do processo, uma realidade assustadora aumenta o tormento do sonhador. Ele não consegue se esquecer de como as coisas deveriam ser, mesmo depois que o sonho morreu.
ü  Poucas pessoas são mais infelizes do que um antigo seguidor entusiasmado de Cristo que para de cantar e desiste de sonhar.
ü  Ele quer reenergizar e sonhar sonhos grandes por você. Ele quer lhe dar sonhos impossíveis para sua vida, para nossa igreja.
ü  Apesar de limitações, Deus é capaz de restaurar suas habilidades de imaginar, de ter esperança, de antecipar, de ter expectativas e de sonhar. Reacenda novos sonhos em sua alma.
ü  Lembre-se nossos sonhos de ministério criam um clima onde a fé e a esperança podem lançar raízes e crescer, porque a esperança determina a direção de nossas vidas.
ü  A maioria de nós tem mais razoes para sonhar do que estamos dispostos a admitir.
ü  Um chamado, uma causa, um compromisso, uma congregação e um mundo que precisa de nós.
ü  No caso de esses recursos dos sonhos não serem capazes de energizá-lo, temos Cristo que habita em nós e a Bíblia que nos dirige.

4.   TENTE SONHAR DE NOVO O SONHO DE DEUS

A Igreja se defronta com uma emergência, causada por uma silenciosa mais desesperada concordância com o mal. As linhas de frente, semelhantes em qualquer guerra, são difíceis de identificar.
E embora as armas normalmente não sejam mortais, na maioria das vezes aleijam os pessoas, emocional e espiritualmente, para o resto da vida.
Como resultado disto. Os sonhos dos pessoas estão definhando ou morrendo. A crise tem muitas faces.
Por toda a parte, você vai encontrar pessoas que já desistiram dos sonhos do Reino. Muitos deles são ministros da mais alta qualidade que já não possuem uma razão para sonhar ou cantar.
Estão, a todo o custo, tentando manter sua fé, sua dignidade e seus meios de subsistência. Todo esse desespero fere sua auto-estima, seus casamentos, suas relações como pais e seus relacionamentos com outras pessoas em suas igrejas e comunidades.
Estes pessoas acreditam ter razões validas para desistirem. Falam a respeito de gente manipuladora dentro das igrejas que destrói a visão de conquista de vidas por conquista de bens. Para outros, o otimismo tem sido estraçalhado por seus superiores na igreja que exigiram de sonhadores que fossem realistas, seja lá o que for.
Outros ainda tiveram suas esperanças mais altas sufocadas pelos membros indesejosos. Gente miúda, cheia de julgamentos contra os outros tem matado os sonhos de muitos.
Mas qual são mesmo os sonhos de Deus há seu respeito? Você sabe?

5.   SONHE UM NOVO SONHO OUTRA VEZ

ü  Comece pelo principio com Jesus. Convide-o a entrar em sua situação.  
ü  Ouça com todo o cuidado mais uma vez as afirmações fortes de nosso Senhor, como se você fosse o único a ouvi-las:

Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível
Macos 10:27

ü  Esta mensagem incrível, maior do que qualquer um de seus problemas foi articulada pela primeira vez quando Jesus e seus discípulos se encontraram com um jovem fariseu simpático, exteriormente religioso. Qualquer pastor daria as boas vindas a uma figura tão promissora. O jovem administrador, como todos os que têm procurado em todas as gerações, queria achar o sentido de sua vida. Por isso, ele abriu seu coração para Jesus. Infelizmente, o jovem voltou ás costas para sua única esperança de significado quando Jesus lhe explicou que o custo do discipulado não era muito era tudo.
ü  Os discípulos se surpreenderam muito com aquela conversa e seus desdobramentos. Por isso questionaram Jesus à medida que a figura do jovem promissor se afastava do Reino.

Se este homem não pode alcançá-lo, como é que gente comum como nós poderá herdar o Reino de Deus? Quem poderá, dessa maneira, ser salvo?

ü  A resposta de Jesus tem muito a dizer para os problemas de todos nos. Suas palavras inspiram a todo sonhador, mesmo aqueles cujos sonhos estão já desvanecendo e ao ponto de morrer:

Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível
Marcos 10:27

ü  O significado das palavras de Jesus, claras como o dia, é que Deus se agrada em usar gente comum que se comprometa completamente com a causa de Cristo. Ele usa gente tipo "resto-do-que-sobrou" como nós ao invés de superastros.

·         Tudo é possível
·         Sonhos despedaçados podem ser consertados
·         O poder milagroso de um sonho grandioso
·         Crer e sonhar caminhão juntos
·         Resista aos destruidores de sonhos
·         Sonhadores famosos nos ensinam como sonhar
Moisés sonhou com a liberdade para sua nação
Madre Teresa sonhou compaixão pelos desafortunados
Meu filho sonhou com um pai e um lar
Minha esposa sonhou com um marido
                        Eu sonhei com uma igreja