PASTOR MARCIO RIBEIRO 05/09/2010
14 Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.15 Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a terceira hora do dia.16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:17 E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
(Atos 214-17)
1. SONHE O SONHO IMPOSSÍVEL
Os sonhos são a matéria-prima da aventura. É há energia pura que dá vida às pessoas e movem montanhas. Martin Luther King Jr. disse: "Eu tenho um sonho" com esta afirmação ele atingiu os direitos humanos no mundo inteiro.
Da mesma maneira, as palavras visionárias do irlandês, George Bernard Shaw, ainda inspiram as multidões: "Algumas pessoas vêem as coisas como são e perguntam: 'Porque' Eu sonho as coisas que nunca foram e pergunto: 'Porque não?"
A letra da canção O Homem de la Mancha (Man of La Mancha) pode ser citada em qualquer pregação por que é revigorante para todos os que ouvem:
Sonhar o sonho impossível, lutar contra o inimigo invencível,
Sofrer a dor insuportável, correr onde o valente não ousa ir.
Batalha pelo que é justo, sem questionar nem parar.
E dispor-se a marchar para ir inferno por uma causa do céu.
História:
Um velho e sábio pregador tinha razão quando aconselhou ao jovem pastor iniciante enquanto andavam juntos no lado de fora do lar de Aposentados: "Um pastor jamais alcança mais do que seus sonhos".
ü Esse é um importante marco inicial para ministros de cada geração. Cada pastor precisa ter sonhos que estejam focalizados apaixonadamente no Evangelho e no seu efeito sobrenatural sobre as pessoas.
ü Infelizmente, não é isso acontece. "Meu sonho já morreu; não dá para continuar mais. Os cultos em nossa igreja mais se parecem com pessoas fazendo pedidos diante da fonte dos desejos. A adoração é vazia".
ü É alarmante perceber quantos sonhadores têm reduzido seus compromissos com o Reino justamente na época em que sonhos e sonhadores são o de que mais se precisa.
ü Os sonhos que Cristo nos concede para nossas vidas e para nossos ministérios não podem ser largados para morrer. Alguma coisa tem de ser feita para reanimá-los rapidamente.
ü Tanta coisa depende dos sonhos combinados de pastores. Pense nas possibilidades: milhares de pastores representando uma força incrível, capaz de estabelecer rumos, restaurarem propósitos e conclamar o mundo a voltar para Deus.
ü Pense nas necessidades: pessoas perplexas, famílias desestruturadas, igrejas indiferentes, vizinhança deteriorada e sociedade decadente.
ü Super igreja, por mais importantes que sejam, não podem fazer a tarefa toda. Mas é totalmente radical imaginar-se o que poderia acontecer se centenas ou mesmo milhares de pastores começassem a sonhar sonhos sublimes, imaginativos, impossíveis e bíblicos.
ü Nada poderia impedir uma onda tão poderosamente espiritual capaz de renovar a justiça.
ü Pense no que podemos oferecer ao mundo e em quão desesperadora é, verdadeiramente, a situação.
ü Se comparado com Jesus, ninguém em nenhuma área de atuação do mundo oferece um remédio para nossa obstinação moral.
ü Nada, senão o genuíno cristianismo, podem redimir a alma de nossas cidades, julgar nossa auto-indulgência generalizada ou trazer congregações de novo ao foco da missão que Deus quer ver cumprida no mundo.
ü Que tempo mais próprio para se sonhar, para servir e tornar-se agentes de mudança! Os sonhos são as sementes das realizações.
2. TRAGAM DE VOLTA OS SONHADORES
· Para onde foram os sonhadores?
· Estão se escondendo?
· Estão dormindo ou em estado de coma?
· Quem matou a esperança?
· Quem estrangulou a visão pelo Evangelho que morava em nossas imaginações?
ü A Igreja precisa de mais sonhadores.
ü O que Deus deseja que cada igreja se torne deve começar como um sonho motivador de um sonhador local.
ü Vamos nos lembrar de que todo ministério começou com o sonho de alguém, incluindo cada igreja, cada ministério paraeclesiástico, cada escola religiosa, cada publicadora cristã, cada esforço missionário, bem como os hinos. É por essa razão que eu (Marcio) gosto muito de sonhar com minha parcela no ministério de Jesus neste mundo.
ü É estimulante imaginar que neste exato momento o Espírito Santo possa estar acendendo o fogo de uma nova Igreja (expressão de ministério fantástica) no meu coração ou no seu.
3. SONHOS QUE MORREM TIRAM A NOSSA ENERGIA
ü Não vale a pena deixar de sonhar por que quando um sonho morre, morre junto nossas energias que estavam naquele sonho.
ü Quando a gente deixa de sonhar isto produzem uma enorme dor pessoal. Esta agonia aconteceu com um pastor. Ele tentou plantar uma igreja que não sobreviveu.
ü Ele confessou: "Naquele último culto alguma coisa dentro do meu coração morreu, que eu nem consigo descrever. Ai! Como dói!"
ü Uma dor assim por um sonho que morre sorve a energia espiritual. Como o salmista diz:
Como poderemos cantar os cânticos do Senhor em terra tão estranha.
Salmos 137:4
ü Na seqüência do processo, uma realidade assustadora aumenta o tormento do sonhador. Ele não consegue se esquecer de como as coisas deveriam ser, mesmo depois que o sonho morreu.
ü Poucas pessoas são mais infelizes do que um antigo seguidor entusiasmado de Cristo que para de cantar e desiste de sonhar.
ü Ele quer reenergizar e sonhar sonhos grandes por você. Ele quer lhe dar sonhos impossíveis para sua vida, para nossa igreja.
ü Apesar de limitações, Deus é capaz de restaurar suas habilidades de imaginar, de ter esperança, de antecipar, de ter expectativas e de sonhar. Reacenda novos sonhos em sua alma.
ü Lembre-se nossos sonhos de ministério criam um clima onde a fé e a esperança podem lançar raízes e crescer, porque a esperança determina a direção de nossas vidas.
ü A maioria de nós tem mais razoes para sonhar do que estamos dispostos a admitir.
ü Um chamado, uma causa, um compromisso, uma congregação e um mundo que precisa de nós.
ü No caso de esses recursos dos sonhos não serem capazes de energizá-lo, temos Cristo que habita em nós e a Bíblia que nos dirige.
4. TENTE SONHAR DE NOVO O SONHO DE DEUS
A Igreja se defronta com uma emergência, causada por uma silenciosa mais desesperada concordância com o mal. As linhas de frente, semelhantes em qualquer guerra, são difíceis de identificar.
E embora as armas normalmente não sejam mortais, na maioria das vezes aleijam os pessoas, emocional e espiritualmente, para o resto da vida.
Como resultado disto. Os sonhos dos pessoas estão definhando ou morrendo. A crise tem muitas faces.
Por toda a parte, você vai encontrar pessoas que já desistiram dos sonhos do Reino. Muitos deles são ministros da mais alta qualidade que já não possuem uma razão para sonhar ou cantar.
Estão, a todo o custo, tentando manter sua fé, sua dignidade e seus meios de subsistência. Todo esse desespero fere sua auto-estima, seus casamentos, suas relações como pais e seus relacionamentos com outras pessoas em suas igrejas e comunidades.
Estes pessoas acreditam ter razões validas para desistirem. Falam a respeito de gente manipuladora dentro das igrejas que destrói a visão de conquista de vidas por conquista de bens. Para outros, o otimismo tem sido estraçalhado por seus superiores na igreja que exigiram de sonhadores que fossem realistas, seja lá o que for.
Outros ainda tiveram suas esperanças mais altas sufocadas pelos membros indesejosos. Gente miúda, cheia de julgamentos contra os outros tem matado os sonhos de muitos.
Mas qual são mesmo os sonhos de Deus há seu respeito? Você sabe?
5. SONHE UM NOVO SONHO OUTRA VEZ
ü Comece pelo principio com Jesus. Convide-o a entrar em sua situação.
ü Ouça com todo o cuidado mais uma vez as afirmações fortes de nosso Senhor, como se você fosse o único a ouvi-las:
Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível
Macos 10:27
ü Esta mensagem incrível, maior do que qualquer um de seus problemas foi articulada pela primeira vez quando Jesus e seus discípulos se encontraram com um jovem fariseu simpático, exteriormente religioso. Qualquer pastor daria as boas vindas a uma figura tão promissora. O jovem administrador, como todos os que têm procurado em todas as gerações, queria achar o sentido de sua vida. Por isso, ele abriu seu coração para Jesus. Infelizmente, o jovem voltou ás costas para sua única esperança de significado quando Jesus lhe explicou que o custo do discipulado não era muito era tudo.
ü Os discípulos se surpreenderam muito com aquela conversa e seus desdobramentos. Por isso questionaram Jesus à medida que a figura do jovem promissor se afastava do Reino.
Se este homem não pode alcançá-lo, como é que gente comum como nós poderá herdar o Reino de Deus? Quem poderá, dessa maneira, ser salvo?
ü A resposta de Jesus tem muito a dizer para os problemas de todos nos. Suas palavras inspiram a todo sonhador, mesmo aqueles cujos sonhos estão já desvanecendo e ao ponto de morrer:
Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível
Marcos 10:27
ü O significado das palavras de Jesus, claras como o dia, é que Deus se agrada em usar gente comum que se comprometa completamente com a causa de Cristo. Ele usa gente tipo "resto-do-que-sobrou" como nós ao invés de superastros.
· Tudo é possível
· Sonhos despedaçados podem ser consertados
· O poder milagroso de um sonho grandioso
· Crer e sonhar caminhão juntos
· Resista aos destruidores de sonhos
· Sonhadores famosos nos ensinam como sonhar
Moisés sonhou com a liberdade para sua nação
Madre Teresa sonhou compaixão pelos desafortunados
Meu filho sonhou com um pai e um lar
Minha esposa sonhou com um marido
Eu sonhei com uma igreja
Nenhum comentário:
Postar um comentário