AMOR QUE NASCE, CRESCE, MULTIPLICA-SE, ENVELHECE MAIS NÃO MORRE

PASTOR MARCIO RIBEIRO                                                                                            06/10/2010

INTRODUÇÃO
Quando eu ia pra escola aprendi que o ciclo dos seres vivos é:

Ø Nascer
Ø Crescer
Ø Multiplicar
Ø Envelhecer
Ø Morrer


Mas o ciclo do homem que é nascido de Deus é diferente, ele é fundamentado no amor. Nasce, cresce, multiplica-se, envelhece mais não morre. Este é o tema desta palavra.
TEXTO
11 Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
I Coríntios 13:11
O homem contemporâneo vai viver mais que a nossa posteridade, isso significa mais lutas e sofrimentos que vamos ter que enfrentar.
Eu não sei o que você pensa do sofrimento humano, mas uma coisa eu sei. O homem sofre muito, fazendo menção ao que foi dito em Gênesis 3 depois da queda do homem:
Ø A mulher teria dor e sofrimento na gravidez
Ø Com fadiga obterá o seu sustento e no suor do teu rosto comerá o seu pão
O homem sofre bastante durante toda sua vida, porém parte deste sofrimento tem razões bem objetivas e peculiares. A maior parte do sofrimento do homem tem relação com aqueles que nos amamos.
A minha agonia e sofrimento não vem do que eu ouço nos telejornais, ou leio em artigos de jornais e revistas não é por causa do que eu ouço dos problemas das pessoas. Minha vida fica dura, com o que eu ouço, leio e vejo das pessoas com quem eu compartilho a minha vida diária.
São precisamente os homens e as mulheres que me amam, que estão muito perto de mim os que me ferem. À medida que ficamos mais velhos, geralmente vamos descobrindo que nem sempre fomos bem amados. Descubro que eles me usaram:
Ø Os que se interessaram por nós foram, por vezes, também invejosos
Ø Os que nos deram muito, por vezes, exigiram também muito em troca
Ø Os que nos protegeram quiseram também possuir-nos nos momentos críticos
Habitualmente, sentimos a necessidade de esclarecer como e por que é que estamos feridos, e com freqüência chegamos à alarmante descoberta de que o amor que recebemos não foi tão puro e simples como tínhamos julgado.
Mas compreender que estamos feridos não basta. Ao final temos que encontrar a liberdade para passar por cima das nossas feridas e a coragem para perdoar aos que nos feriram. O verdadeiro perigo está em ficarmos paralisados pela raiva e pelo ressentimento. Então começaremos a viver o complexo do 'ferido' queixando-nos sempre de que a vida não é 'justa'.
Jesus veio livrar-nos destas queixas autodestrutivas. Ele nos ensina a por de lado as nossas queixas, perdoar os que nos amaram mal, passar por cima da sensação que temos de sermos rejeitados e ganharmos coragem para acreditar que não cairemos no abismo do nada, mas no abraço seguro de Deus cujo amor curará todas as nossas feridas.
Henri Nouwen
Deus tem um coração que abraça o mundo. Não pode ser outro o nosso coração. O amor de Deus não pode ser contido. Sempre que derramado sobre alguém, transborda para quem está em volta. E quanto mais se derrama, mais se espalha. Não faz sentido pretender abraçar o mundo sem a disposição de amar quem está ao lado. Nisso consiste o desafio do amor: amar quem não nos amou bem, quem nos feriu, quem nos usou ou de nós abusou, amar quem nos oprimiu com seu amor não tão puro, ou com seu jeito meio estúpido de ser e amar.
Demorou ate que eu percebesse que quando Jesus disse que deveríamos amar nossos inimigos e aqueles que nos perseguem, na verdade estava falando inclusive de nossos familiares ou das pessoas com quem cultivamos as relações mais afetivas e fraternas.
Eu não tenho conflitos com meus vizinhos, ou algum espírita, padre, traficante ou pedofilo. Meus maiores conflitos, desgostos, tristezas, traições, decepções e sofrimentos que passei estão relacionados a pessoas que amo muito e são pessoas da minha família.
Citar 2 exemplos:

Ø Pai
Ø Mãe
Ø Irmãos
Ø Tios
Ø Avos
Ø Esposa
Ø Filhos


À medida que ficamos mais velhos, geralmente ficamos mais capazes de discernir os falsos amores. Mas é igualmente a maturidade que nasce das dores de amor, que nos capacita a amar verdadeiramente. Talvez agora sim entendemos o que quis dizer Paulo quando testemunhou que ao deixar as coisas de meninos e por que não dizer meninas, descobrimos o amor de Deus e, no amor de Deus, o poder de amar os outros.
1. O amor que nasce
Quando uma pessoa realmente nasce?
Ø Quando é fecundada?
Ø Depois do parto?
Jesus disse para Nicodemos que o homem precisava nascer de novo da água e do Espírito      (João 3:5). João Batista por sua vez falava no deserto que ele somente batizava com água para o arrependimento, mas que depois viria outro que batizaria com Espírito Santo e fogo           (Mateus 3:11).
Jesus veio e anunciou que esperássemos a promessa de Joel e em (Atos 2:1-4) desceu sobre os discípulos o Espírito Santo. Amém.
Qual é o primeiro fruto do Espírito? Que está mencionado na carta de (Gálatas 5:22). Amor é o primeiro fruto do Espírito Santo.
Somente o homem que nasce de novo (batizado) tem amor! Pode amar! Eu não estou falando da paixão sentimento do amor humano, alma. Eu me refiro ao amor que vem de Deus.

LER
31b E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente. 4 O amor é paciente (sofredor), é benigno; o amor não arde em ciúmes (invejoso); o amor não se ufana (vangloria), não se ensoberbece, 5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus próprios interesses, não se exaspera (irrita), não se ressente do mal (suspeita mal); 6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
I Coríntios 12:31b - I Coríntios 13:4-7
Só pode amar desta maneira quem nasceu de novo. O homem é totalmente o oposto desta forma de amar, sem paciência, maligno, ciumento, vive se vangloriando, soberbo, é inconveniente, vive procurando os seus próprios interesses, e ressentido e nem sempre se alegra com a verdade.
Você! Nasceu de novo? Quer fazer um teste?
Ø Seu amor é paciente? Você espera com paciência as pessoas que você ama? Refiro-me ao ritmo diferente dela.
Ø Seu amor é benigno? Ou você vive desconfiando de tudo e de todos.
Ø Você é ciumento? Quando responder esta pergunta inclua os seus bens.
Ø Você nunca se vangloriou de algo que fez? Oferta, caridade, boas ações, com isso você deixou passar uma imagem de bom moço...
Ø Você não se acha superior a ninguém? Soberba é tão somente você afirmar que você não é o pior existe quem esta abaixo de você. O fato de não querer ser o ultimo mostra soberba em nosso coração. O que tem de mal ser o ultimo? Não estou me referindo agora ha visão de vencedor! Mas saiba que os últimos serão os primeiros no Reino. Jesus foi o ultimo Adão, ultimo sacrifício, ultimo profeta, ultimo sacerdote.
Ø Você já foi inconveniente? Isso quer dizer, estar no lugar errado na hora errada. Uma coisa inconveniente é pedir prova de amor.
Ø O seu amor pensa mais nos outros? Ou em você próprio? Amor próprio é ser egoísta, quando você esta pensando em comer você mata primeiro a sua fome ou das pessoas que estão do seu lado.
Ø Você nunca se irrita? Quando nos irritamos deixamos de amar. Sol demais, chuva demais, frio demais, quente demais, tudo é demais.
Ø Se ressentir é ficar remoendo o que foi feito contra você, você não é vitima. Não faça como Jó que ficou se justificando, glorifica a Deus e ore esperando o dobro da parte que vem de Deus.
Ø Quem aqui pode dizer que é justo? Existe uma diferença entre ser justificado e ser justo.
Tudo! Tudo! E tudo!
Tudo sofre. Tudo crê. Tudo espera. Tudo suporta. Um amor assim é capaz de conquistar qualquer coisa. Ou melhor, é capaz de conquistar todas as coisas para gloria de Deus.
2. O amor que cresce
Quando eu era menino...
I Coríntios 13:11
Já reparou que meninos brigam, brigam e brigam mais daqui dois minutos tão ali um lambendo o outro como diz minha mãe. As pessoas precisam crescer nos seus sentimentos uns para com os outros.
Mas para nos isso implica em se tornar como uma criança pode ate brigar, mais não pode ficar de mal. Não pode ficar magoado e com ressentimento, por que isso amarga a alma.
Os médicos já afirmam que as causas do câncer têm sua origem na alma. Pessoas amargas, ressentidas ficam doentes e às vezes morrem ser ter e nem liberar perdão. Eu quero ser como criança. Aperto aqui mais dália pouco estamos todos juntos de novo, conversando e sorrindo.
Isso mostra pro mundo quem ama conquista e quem não conquista não ama.
3. O amor se multiplica
No capitulo 12 de I Coríntios fala que a igreja se parece com um corpo porque tem muitos membros. Diz que cada membro tem sua importância mesmo respeitando a individualidade de cada membro todos tem sua importância.
Eu não conheço nada que se multiplique mais que o corpo (por ser um organismo vivo), ficar maior não é multiplicar. O corpo pode chegar à idade adulta, quer dizer que ficou o maior que podia. Mais dentro nossos membros ele esta se multiplicando constantemente.
Quanto vou perder de?

Ø Cabelo
Ø Pele
Ø Dentes
Ø Unha

 E depois isso vai se multiplicar no meu corpo e ira ser recolocado no lugar do perdido. Da mesma forma amor em nos pode e é multiplicado de forma a substituir o amor que foi perdido. Amar é uma decisão somente sua.
De que adianta multiplicarmos nossas tarefas ou habilidades se não estivermos dispostos a compartilhar isso atrás da ação de amar.
Quanto mais você amar mais você vai receber amor, multiplicando assim o amor de Deus em você ao ponto de transbordar.
O seu amor deve ser maior que sua fé, e que sua esperança.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
I Coríntios 13:13
4. O amor que envelhece
O problema da palavra velha, é que hoje tem uma conotação de algo que não serve mais pra nada. Velho ate parece sinônimo de algo ruim, imprestável. Porém envelhecido na Bíblia aponta para aquilo que tem experiência, que é duradouro, maduro, de boa qualidade e tem historia com Deus.
Nenhum grande homem de Deus tem historias curtas, suas historias são envelhecidas ao lado de Deus e do seu favor.
Eu não sei você! Mais eu quero ficar velho com Deus. Envelhecer com as pessoas que você ama é um privilegio que Deus permite a alguns homens. Peço pra ser um destes.
Envelhecer e deixar de fazer coisas de menino e passar a fazer coisas de adulto (homem). Coisas que só adultos fazem (pessoas maduras), independente da idade cronológica.


Ø Oram
Ø Jejuam
Ø Lêem a Bíblia
Ø Louvam
Ø Evangelizam
Ø Lideram


Eu quero passar o resto da minha vida na casa de Deus, celebrando o nome Dele e fazendo estas coisas me gastando, consumindo minha vida na presença e no trabalho da obra.
Por amor fazemos isto! Por tudo que Ele fez, faz e/ou irá fazer na minha (nossa) vida.
E você! Quer envelhecer na presença de Deus?
Por que existem pessoas que querem estar na igreja sabem o propósito de Deus na vida delas, porém dizem que são novos demais, e gastão sua juventude longe de Deus eu quero envelhecer com Deus na presença Dele.
Quero envelhecer também na presença de tudo aquilo que Ele me deu:
Ø Esposa
Ø Filhos
Ø Congregação
Ø Bens
Envelhecer e valorizar o que você viveu, este negocio de esconder idade, pintar cabelo, bigode, fazer plástica não é pra mim.
Eu quero ter sinais no meu corpo, marcas que comprovam o amor que eu vivi em Cristo. Como declara a palavra, fui moço, agora sou velho mais nunca vi desamparado um justo e sua descendência mendigar o pão.

5. O amor que não morre
8 O amor jamais acaba;
I Coríntios 13:8
Esta afirmação é a palavra mais atual que existe. “Eterno enquanto dure”.
O casamento deveria ser uma expressão fiel do amor de Deus, Por que Deus usa esta forma de amar como exemplo pra declarar o amor Dele para com a igreja. Já que o noivo (Cristo) vai casar-se com a noiva (igreja).
Mas infelizmente a aliança do casamento e amor que ele representa perdeu o valor por causa da iniqüidade do homem sobre a terra. Mesmo assim existem pessoas que lutam de forma feroz para defender o amor e levantam a bandeira do casamento como sendo uma forma se não a forma doce de se expressar o amor.
O que sela o casamento são os votos que são trocados entre os noivos.
Diante te testemunhas e autoridades eclesiásticas, uma das falas mais importante dos votos é reafirmada casamento após casamento:
Ø Ate que a morte nos separe
No casamento, somente a morte pode ser um divisor. Mais Cristo quebra o protocolo e diz para a igreja, sua noiva eu te amo, ate que...
Jesus ante de ir para o seu Reino, fez uma visita para dona morte e tirou-lhe o poder de separar os noivos que conservassem e cultivassem o amor como uma prioridade.

Nenhum comentário: