QUANDO O MILAGRE DO SENHOR RESTAURA A NOSSA SORTE



Texto: Salmo 126 e 137

Introdução: 
        Quando se fala de sorte, em geral as pessoas recorrem a um trevo de quatro folhas; usam roupas brancas na virada do ano e tem até quem acredite em amuletos como pé de coelho. Mas se pé de coelho desse sorte, teria dado para o coelho que perdeu o pé. 
         Existem 260 citações com o vocábulo sorte na Bíblia. Mas o que significa sorte? Sorte significa quinhão; parte; porção; resultado; destino. Por mais que pareça impossível, Deus pode restaurar sorte.
         O Salmo 126 é um Salmo que fala da restauração da sorte do povo de Deus: Mas para você entender o Salmo 126 você precisa entender primeiro o Salmo 137. Esse Salmo reflete a situação do povo ainda no cativeiro babilônico. Lá o cenário era de choro, tristeza, nostalgia, falta de louvor, zombaria e escárnio dos inimigos e amargura de espírito.  Mas veja o que acontece quando o Senhor restaura a sorte do seu povo.

Quando o Senhor restaura a nossa sorte:

I – ELE RESTAURA A NOSSA ALEGRIA (Vv.1,2)
    
Lá na Babilônia, debaixo da opressão do inimigo, distante do templo, sabendo que a cidade estava toda em ruína, o povo não tinha alegria para cantar, para celebrar e para louvar.  É isso que reflete o Salmo 137.1-4:
     Mas de repente, um novo rei se levanta. Um decreto novo é assinado. E a o povo que estava em cativeiro recebe autorização para retornar. E a ração do povo era como de quem estava sonhando. Aquela notícia produziu no povo um  êxtase de alegria. “Então a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua de júbilo”. 
O Diabo quer tirar a sua sorte. Mas Deus quer restaurar a sua sorte e colocar em seus lábios um cântico de vitória. Deus vai tirar as veste de pranto e transformar em veste de louvor.
Quando a bênção de Deus está na sua vida, não tem como disfarçar. Todo mundo sabe que você foi abençoado. Quando Deus muda a sua sorte, seu semblante muda. As pessoas sabem que você achou algo precioso. As pessoas sabem que você recebeu algo especial.
Por isso todo crente precisa ser festeiro. Todo crente precisa ser celebrativo. E quem conhece a graça de Deus, vai haver sempre riso e cântico nos lábios.

II – ELE DÁ RESPALDO AO SEU TESTEMUNHO: (Vv.3,4)
     Deus usou a restauração da sorte do seu povo para levantar a glória do Seu nome entre as nações. Aquele retorno era entre outras coisas:
         
a) Um testemunho do poder de Deus: As nações viam o povo voltando e cantando e diziam: “o Santo deles é forte”.

b) Um testemunho da providência divina: Quando o povo volta, o rei assina um decreto liberando todo o material que eles iriam precisar para a reconstrução do templo em Jerusalém. 
         
Deus vai honrar você também. Deus vai trazer provisão nova em sua vida. De onde você menos espera. Porque às vezes Deus usa até o ímpio para abençoar os justos.

Todo crente precisa prosperar, porque a prosperidade é um testemunho diante do mundo, da provisão de Deus na nossa vida. Até o Diabo sabe que Deus cerca de bênçãos aqueles que lhe servem que protege a sua vida e multiplica os seus bens. Jó.1.8-10
Deus quer usar você como testemunho para o mundo do seu poder e da sua provisão. Deus quer que sua vida seja um “outdoor” para o mundo da fidelidade de Deus. Que as pessoas olhem para você diga: “Com efeito, grandes coisas fez o senhor por ele”.
Os povos que haviam zombado de Israel e do seu Deus têm de reconhecer agora o poder do SENHOR
Da mesma forma muita gente que falou mal de você vai ter que morder a língua e vai ter que engoli tudo o que falou a seu respeito. E Deus será glorificado através de sua vida.  Esse é um dos motivos pelos quais Deus quer restaurar a sua sorte!

III – NÓS VEMOS QUE VALE A PENA CONFIAR NO SENHOR (Vv.5,6)
   
   Durante muitos anos aquele povo chorou. Chorou de arrependimento pelos pecados, chorou por ver a cidade destruída, chorou por ver os filhos em cativeiro e chorou também clamando ao Senhor pela sua bênção. Mas quando sai o decreto do rei para voltar e levar tudo o que eles precisavam, o povo começa a cantar e falar um para o outro: “Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes”.
Assim como o rei Ciro, inspirado por Deus promulgou um decreto que beneficiava a Israel. Deus pode usar quem ele queira para assinar decretos a seu favor.  Ele pode usar um chefe ímpio. Ele pode usar a caneta de um juiz. Ele pode usar a audiência de um advogado. Ele pode usar um médico pagão. Ele pode usar qualquer pessoa para fazer novos decretos acerca de sua vida!!!
       
  Ninguém perde nada por confiar no Senhor. Ninguém perde nada por orar e clamar a Deus: “Senhor restaura a minha sorte!”
        
Conclusão: O que NÓS podemos aprender hoje com o Salmo 126? Deus não se esquece dos seus. Hoje talvez você possa estar sofrendo e chorando na angustia da Babilônia, mas nessa noite Ele quer te tirar do cativeiro e Se alguém lhe perguntar: “Por que vale a pena servir a Deus?” O que você vai responder? Por que o Meu Deus é fiel e Grandes coisas fez o Senhor por mim!