7 Figuras Que Simbolizam A Igreja Gloriosa


7 Figuras Que Simbolizam A Igreja Gloriosa
A igreja é o conceito mais magnífico jamais criado. Sobreviveu a abusos persistentes, terrível perseguição e foi negligenciada em larga escala. A despeito das falhas (devido a nossa iniqüidade), ainda é o instrumento escolhido por Deus para abençoar e o tem sido por 2 mil anos.
A igreja durará por toda a eternidade e, porque é o instrumento de Deus para o ministério aqui na Terra, ela é realmente a maior força na face da Terra.
No Novo Testamento é apresentado 11 figuras que simbolizam a Igreja de Cristo.
Destas onze, nove se encontram no livro de Efésios, por isso que os teólogos dizem que o tema do livro de Efésios é a Igreja.
HOJE COMPARTILHAREMOS SETE DESSAS FIGURAS QUE ILUSTRAM O QUE É SER IGREJA.

1- O MISTÉRIO DE DEUS - Ef.1:9-10
“desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra;” Ef.1:9-10
Paulo diz que a Igreja é o mistério de Deus. Em Efésios o mistério de Deus é a Igreja. A Igreja nada mais é que Cristo em nós. Isto não é uma mera ilustração, de fato a divindade veio habitar dentro da humanidade para glorificá-la. Não é que Deus colocou um pouco do seu poder em nós, ele colocou-se a si mesmo em nosso espírito humano.
 “O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória; Cl. 1:26-27

2- O CORPO DE CRISTO - Ef.1:22-23

E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
A Igreja é a Plenitude de Cristo. O que significa isso?
A igreja, nós somos a expressão de Cristo. Isso significa que quando Deus quer se revelar a alguém Ele mostra Cristo através da Igreja.

O Corpo é a expressão de uma pessoa.
Ninguém pode conhecer alguém se não conhece o seu corpo.
E esse corpo está crescendo e sendo aperfeiçoado. Não adianta ficarmos olhando só os defeitos do corpo e nos desconectar.
O problema de ficar desconectado
Muitos por causa disso morreram. O que acontece com um corpo morto?
- Fica frio;
- fica duro – enrijecidos;
- decomposição – a perda da identidade;

Como igreja temos avançado para ser plenitude e expressão como o Senhor espera.
Corpo significa também que há um ambiente de vida entre nós. O Corpo é caracterizado por vida. Vida em nossas reuniões, nas células,etc.

Características do Corpo

A - Todos são imprencidiveis no corpo
Não abrimos mão de ninguém
Irmãos difícil de se lidar.

B - Todos têm sua função
Cada crente um ministro.

3- A OBRA PRIMA DE DEUS    Ef.2:10

Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Feitura no grego Poyema significa Poema – Obra Prima – significa uma obra de arte excelente.
Então se fossemos traduzir este vs. ficaria: “Somos Obra prima Dele”, criados em Cristo Jesus para boas Obras. Deus criou o céu a terra o mar e tudo o que neles há, mas só para uma Deus chamou de Obra Prima – a Igreja do Senhor Jesus.

A Obra Prima não está acabada, finalizada e a conclusão acontecerá quando formos glorificados naquele dia que “seremos tal qual como Ele É”.
Mas quando olhamos para nós o que vemos senão um barro sujo contaminado (talvez aja barro melhores aqui), mas Deus pega esse barro para fazer uma Obra Prima. 
O que é uma Obra Prima? Um pintor pinta muitos quadros, um escritor escreve muitos livros, mas tem um que é extraordinário,excelente essa é  a Obra Prima.

Para que serve uma Obra Prima?  Ef.3:10

Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais.
Obra prima é para ser exposta, mostrada para que todos possam ver. Deus quer mostrar sua obra Prima para que todos vejam e todo universo saiba que a sua obra Prima é a sua Igreja.

Por isso a Igreja que também é um mistério, pois as pessoas que olham do lado de fora elas só vêem um monte de vaso e alguns quebrados, só conseguem enxergar um monte de barro e alguns sem forma.
Quem olha lá de fora nos vê como escória deste mundo. (Jabor o Papa)
Eles não conseguem enxergar, mas o que não sabem é que Deus está trabalhando em nós.
Está chegando o dia que esta vida que Ele plantou em nós vai se manifestar, e então “seremos tal como Ele É”.

Está chegando o dia que a glória de Deus será vista através dos filhos de Deus. A criação aguarda com muita expectativa esse dia, que esta vida que está oculta em nós vai se manifestar, naquele dia todos poderão contemplar a Obra Prima que o Espírito de Deus fez em nós, a sua Igreja.

4- O REINO DE DEUS Ef. 2:19

Assim já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadão dos santos”.

O que é um concidadão?
Cidadão é um morador de uma cidade de um país. Na época não existia país, somente Reinos e Impérios.
A igreja também é o Reino e nós somos cidadãos deste Reino.
Assim vemos que a igreja é o reino de Deus. O termo “concidadãos” indica um reino, pois ser concidadão refere-se a participar de certos direitos civis, e direitos civis estão sempre relacionados com uma nação ou reino.
A igreja é o reino de Deus, e nós somos os cidadãos desse reino, com direitos e responsabilidades.
Reino é governo, Aquele que este sentado no trono. Você reconhece Deus como autoridade em sua vida?
Você tem direitos no reino. No reino só tem direito que nasceu lá. Nós temos direito de acesso ao trono, nos temos direito de ter nossas orações respondidas, nós temos o direito de expulsar demônios. E por mais que os outros queiram, só que nasceu lá, só que é cidadão dos céus tem estes direitos, tem acesso ao Pai e uma herança que o Pai esta preparando para cada um de nós.
Mas nos também temos obrigações

II CO 5:20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.

Conceito de embaixador
Embaixador é representante. Os embaixadores de cada país têm uma serie de obrigações para representar bem o país, e alem disso tem que zelar até a aparência, ele não pode andar de qualquer jeito se vestir de qualquer jeito, ficar de qualquer jeito.
Mas infelizmente alguns embaixadores têm envergonhado o reino,  coisas indignas, constrangem os outros cidadãos do reino, todavia a outros que são motivos de orgulho para o Reino ( é para esses para quem vou olhar)

Rm. 14:17, Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Essas são características do Reino de Deus:

Conceito de Justiça
Justiça porque, Cristo Jesus nos justificou pelo seu sangue. Nós fomos justificados fé, você é justo aos olhos de Deus.
Também este reino é um lugar de paz.

Conceito de paz
Se você não vivendo em paz você não esta vivendo a realidade do reino. O que é paz? Paz é ir na reunião, levantar as mãos e não ter medo que ninguém vai apontar para você.
Paz é como diz Davi: “eu me deito e logo pego no sono porque tu me faz repousar seguro”. Você tem paz ou a sua alma é atribulada? Não é aquela pessoas que de vez em quando tem uma luta, porque luta todos nós temos, mais eu me refiro a uma realidade de vida. O reino de Deus é um lugar de paz.

Conceito de alegria
Não quer dizer que você tem que andar todo tempo rindo, dando gargalhada,  rolando no chão. Iam falar que você é doido. Mais tem que existir uma alegria dentro de você. Facilmente alguém tem que conseguir tirar um sorriso de você. É fácil, é ou não é, as vezes só de olhar pro irmão ele ta rindo.

5- FAMILIA DE DEUS EF. 2:19
Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus
Em sexto lugar, a igreja é a família de Deus.
O que significa pertencer a uma família?
Significa que somos filhos. O filho tem direito á Herança. Filho tem a natureza do Pai. Filho tem a chave da dispensa.
Quando estamos na casa dos outros não ficamos a vontade, mas quando estamos em nossa casa ficamos bem  a vontade.
Em nossa casa espiritual temos uma grande dispensa e ele já nos deu a chave para pegarmos tudo o que precisamos.

6- A NOIVA E ESPOSA DE CRISTO - Ef.5:31-32

“Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. 32Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja”.

Cristo é o noivo e a igreja é a noiva. Por isso o Senhor deixou sua glória a sua casa para desposar a sua noiva.
Quando falamos da igreja como noiva estamos falando de paixão. A principal característica de noivo(a) é sua paixão. E o sentimento mais forte de quem é noivo é a vontade de casar.
Quem é apaixonada as pessoas percebem, pois um apaixonado não fala de outra coisa. Quem é apaixonado geralmente é extravagante, faz qualquer coisa para agradar o seu amado.

Mas infelizmente essa igreja perdeu o seu primeiro amor.

Ap.2:4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.

Perderam a sede a fome pela presença de Deus. Não deixe isso acontecer com você, pois só somos noiva se formos apaixonados pelo Senhor.

Esse é um outro grande mistério que Paulo fala: “Um dia a divindade vai se casar com a humanidade”.
Assim como o homem se trna uma só carne através do relacionamento com sua mulher, um dia Deus se tornará um com a humanidade. Como será isso? Paulo fala que é um mistério.

7- O EXÉRCITO DE DEUS – Ef 6:11-12

A BATALHA DE DANIEL - Dn. 10:12-13

Esse texto nos ensina algumas lições espirituais:
1- Estar nas regiões celestiais significa que estamos envolvidos numa grande batalha;

2- A batalha espiritual pode atrasar as vitórias;
“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia. Agora, vim para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda distantes.” Dn. 10:13-14

3- A oração e o jejum é a principal arma nesta batalha;
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas.” 2 Co. 10:4

4- Nas regiões celestiais as nossas orações são ouvidas;
“por causa das tuas palavras, é que eu vim”.

5- Não precisamos temer a batalha espiritual;
“Então, me tornou a tocar aquele semelhante a um homem e me fortaleceu; e disse: Não temas, homem muito amado! Paz seja contigo! Sê forte, sê forte. Ao falar ele comigo, fiquei fortalecido e disse: fala, meu senhor, pois me fortaleceste.” Dn 10:18-19

6- Obteremos vitoria nesta batalha através da oração e perseverança.

Nenhum comentário: