PAI, ESPÉCIE EM EXTINÇÃO

PASTOR MARCIO RIBEIRO                                   08\08\2010

(Malaquias 4:6) “…ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais,..”

Vivemos em uma geração que não tem referencias, não temos heróis, não temos mas pessoas que queremos nos espelhar, não temos mas homens com ideais e propósitos, (causas) que vale a pena seguir.

Por causa desta carência de heróis, a figura paterna perdeu valor e por que não dizer perdeu o sentido. Quando você pensa em pai, o que lhe vem à mente?

Quando pensamos em pai, deveria vir nas nossas lembranças; pai um herói, amigo, honesto, provedor, protetor que nos ensina através da suas experiências.

Mas ao invés disto, o que temos uma grande carência de referencias, principalmente, referenciais paternos. E tudo isso por que a figura paterna está perdendo valor. NÃO EXISTEM MAIS PAIS. Vou singularizar: NÃO EXISTE MAIS PAI.

É um produto que saiu do mercado! Está fora de linha! Estão em extinção! PAI É UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO.

 Nos anos 70 por causa do divórcio, mães se tornaram pais;


 Nos anos 80 por causa da recessão, as mulheres ocuparam o papel do homem como provedor;


 Nos anos 90 os filhos por causa da super exposição da mídia, os astros assumiram o papel dos pais;


 Na 1ª década do Sec. XXI estamos enfrentando a maior degradação da família, casais iguais;

Oro pra que 2ª década deste Sec. a igreja venha resgatar o elo entre Deus e a família. Não sei você mais ver a família sendo destruída como está sendo hoje, me entristece, por que é como ver algo que Deus criou sendo desfeito, sinto como que Deus estivesse perdendo uma batalha.

Deus criou a família, ela nasceu no coração de Deus, todas as famílias serão benditas diz o Senhor, mas precisamos entender que uma família é composta de pai, mãe e filhos.

Eu pensei muito no que ministrar hoje, pra mim é difícil falar de pai (razões pessoais que vocês vão saber até o final). Eu na verdade hoje quero mais fazer um tributo (homenagem) aos pais do que necessariamente apregoar sobre o tema. Prefiro deixar que Deus fale sobre paternidade. Acredito que ele é autoridade máxima no assunto.

Podemos aceitar o que o mundo nos oferece. Não existem mais pais! Ótimo! A vida é assim mesmo, ou podemos lutar e tentar mudar o mundo que está a nossa volta, mudando primeiro nosso interior.

Pai é algo mais presente na nossa vida do que pensamos ou às vezes imaginamos. No decorrer da nossa vida vamos ter muitas experiências paternas que vão contribuir com nossa formação e caráter. Pai é uma pessoa fundamental que Deus colocou em nossas vidas pra formar a nossa personalidade. Geneticamente o homem carrega a semente da formação da linhagem da sua descendência.

Como eu você precisa descobrir a benção da paternidade em sua vida. Diga: EU NÃO VOU DEIXAR EXTINGUIR OS LAÇOS PATERNOS NA MINHA VIDA.

Em primeiro grau associamos pai somente na figura biológica, mais no decorrer das nossas vidas, vamos nos deparar, encontrar e descobrir que temos muitos pais ao longo da nossa vida.

DESCOPRINDO OS PAIS DA NOSSA VIDA


1. Pai – biológico

Não sei qual é seu relacionamento com esta pessoa, mais é certo que você não foi entregue por uma cegonha. Aceite! Temos um pai, você nasceu do fruto de um relacionamento (homem e mulher), existem motivos que não te deixam aceitar que ele é seu pai. Eu te entendo. Só que aceite o fato! Lutamos mais em negar que ele é nosso pai, que nos parecemos com ele, que temos os mesmos defeitos dele. Do que em aceitar que não temos pai nenhum.

Quantas vezes na escola eu tive vontade de dizer que não tinha pai, que nasci só da minha mãe. Mas ate o super-homem tem pai, como eu iria provar isso pro mundo. Eu tinha que encarar a realidade, meu pai me abandonou mais ainda assim ele é meu pai.

2. Pai – adotivo

Todos nos podemos ser adotados. Certo! Errado. Não é pelo fato de pais estarem em extinção que vamos encontrar homens com o dom de pai, procurando o filho que nunca tiveram. A verdade é que por falta de pais, aumentou a demanda de órfãos, e a cada dia os “pais” que existem escolhem os filhos que querem ter, como se isso fosse permitido aos pais. Não nos é dado o direito de escolher amar nossos filhos temos que fazer e pronto. Por causa de escolhas erradas tantos órfãos no mundo, pra mim o mundo esta com tanta falta de amor, existe tanta violência e injustiça por que os pais sumiram do mundo.

Mesmo quando somos adotados por alguém, leva tempo pra aceitar a paternidade dele. Eu me lembro do meu padrasto. Ele não conseguia me chamar de filho, por mais que ele me amava, ele olhava pra mim e não se via em mim, fisicamente. Ele sempre me apresentava de meu (eu já era dela) enteado. Um dia conversei com ele, eu tive que dar o primeiro passo, dizer que pra mim tava bom ele ser meu pai, mesmo eu sendo de outra espécie (menino criado por macacos – Tarzam), desde então ele me chamava e apresentava como seu filho.

3. Pai – Espiritual

Esta expressão pode não ser comum para alguns, então vamos definir: Quem pode ser pai espiritual?

 Um amigo


 Um professor


 Seu marido


 A pessoa que apresentou você para Jesus


 Quem te o discipulou

Enfim é alguém que você confia, alguém que você esta disposto a ouvir, dando a ela autoridade de interferir na sua vida quando você está pondo tudo a perder. O que me impressiona nestes casos é que estes pais estão mudando a todo tempo em nossas vidas. Hoje pode ser uma pessoa mais em determinada etapa será outra pessoa de acordo com sua dificuldade e com o conhecimento deste pai no assunto que vai te ajudar. Não é uma escolha dele, mais é você que o adota como pai da sua vida. Existem milhares de órfãos esperando por estes pais que estão se colocando a disposição para adoção que vem dos filhos. Só assim se cumpre a profecia de Abraão em Gênesis 17: 4 será pai de nações.

4. Pai – Deus

I João 3:1-2

Parece bobagem mais está degradação da figura paterna é um plano do diabo de desmoralizar, desvalorizar e inferiorizar o fato de que Deus é pai de Jesus e de todos aqueles que Nele crê. O plano do inferno é fazer com que a figura do pai se torne algo sem valor, sem peso.

A verdade é que somos privilegiados por ter um pai como Deus. Eu tinha muitas feridas, perebas na minha vida, por falta de amor paterno (fruto do meu egoísmo) porém quando meus olhos se abriram foi revelador saber que meu pai vive no céu, que Ele me ama, muito mais do que eu o amo, ou possa expressar.

Quero convidar você a reconhecer hoje, dia de ceia o espírito que há em você e clama

Aba pai (marcos 14:36)

Nenhum comentário: