TORNANDO-SE UM FESTEIRO


PR. MARCIO RIBEIRO - 14/11/2011

TEXTO

Depois disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, são estas:
Levítico 23:1-2

INTRODUÇÃO

Uma das coisas que eu mais estranhei depois da minha conversão é que antes de ir para igreja nossa vida era cercada de festas (festas de fim de ano, aniversários, casamentos), mesmo com pouco dinheiro ou algum tipo de problema não abríamos mão de festejar mesmo sem motivos de celebrar queríamos participar de festas.

Quando eu me converti foi falado pra mim não tem mais festas. Você não pode mais celebrar, festejar não tem mais festas!

Ha reforma protestante foi boa, deixou os cultos muito melhor, acabou com o paganismo, deu aos “leigos” acesso ao conhecimento da Palavra de Deus, mas acabou com as festas.

Ø  Por que as festas bíblicas foram eliminadas do calendário cristão (protestantes)?

Eu tenho uma teoria. Quando a religião se tornou oficial no império Romano (Constantino), a igreja Romana fez questão de eliminar os símbolos Judaicos. E instituir, ou melhor, substituir as festas do povo de Deus por festas pagãs. A páscoa do coelhinho, o natal no papai Noel , o feriado de carnaval outras festas.O próprio carnaval começou com o catolicismo.

Mas havia um motivo para o povo celebrar, no livro de Levítico as instruções de Deus para o povo era que eles viessem celebrar, a festa é de Deus não é do povo, mas o povo é convidado para celebrar com Deus.

Ø  O que mudou?
Ø  Deus não tem mais o que celebrar com seu povo?

Precisamos nos posicionar e ensinar ao mundo como se deve fazer uma festa, estou convencido pela palavra de Deus que no AT todas as festas apontam para o Senhor Jesus, e no milênio muitas destas festas vão voltar, por isso se você não gosta de festa vai ter problemas no céu.


·         FESTA DA PASCOA
·         FESTA DA PRIMICIAS
·         FESTA DAS PENTECOSTES
·         FESTA EXPIAÇÃO
·         FESTA DAS TABERNÁCULO

Todas estas festas apontam para ceia do Senhor.

TONANDO-SE UM FESTEIRO

1.    CELEBRANDO AS VITÓRIAS DOS OUTROS

O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.
 Mateus 22:2

O verdadeiro teste dos relacionamentos não é como reagimos quando nossos amigos fracassam, mas sim como e quanto conseguimos nos entusiasmar com o sucesso do nosso irmão.

E fácil ir ao velório e chorar com os familiares pela perda de um ente querido, mas quando alguém nos conta uma “benção” ficamos felizes mais é difícil expressar entusiasmo pela sua mais recente conquista.

Ø  Você celebra (festeja) com seus amigos?
Ø  Como você se sente se uma pessoa que faz o mesmo que você é promovido ou tem aumento e você não?

Quando alguém recebe um elogio perto de você, você diz: Ninguém nunca disse isso pra mim!
Então, você é como eu.

Precisamos admitir que não é uma questão de apenas aceitar o sucesso dos outros (alegrar), precisamos nos entusiasmar com suas conquistas (celebrar). Se as maiorias das pessoas forem honestas sentem algum tipo de inveja, mas existem alguns níveis de celebrar com o amigo.

a.    Não faça das coisas uma competição
b.    Celebrem quando os outros enxergarem o sucesso
c.    Celebre o sucesso que os outros não conseguem enxergar

O que impede as pessoas de serem bem sucedidas às atrapalham de celebrar o sucesso dos outros.

2.    CELEBRANDO AS SUAS VITÓRIAS

Na media, as pessoas não querem que as outras fiquem acima da media. Porque isso não nos obriga a fazer algo acima delas.

Conheço pessoas que não querem ser famosas, ou serem reconhecidas por causa das suas habilidades ou dons, se escondem atrás de uma falsa modéstia.

EXEMPLO

Não sei se vocês conhecem John Maxwell autor de vários livros de liderança, ele conta em um de seus livros que sempre foi um jovem bem sucedido desde o inicio de sua carreira, primeiro na turma do colégio, depois da faculdade, no ministério.

Pastor mais novo a ser ordenado, primeiro na sua igreja a ser um autor, primeiro no presbitério a dirigir uma igreja com mais de 1000 pessoas. Ele dizia que sempre foi bem sucedido por causa da formação e investimento que seus pais lhe deram, com tudo, seus colegas de profissão estavam sempre por perto dele quando ele tinha um fracasso ou as coisas saiam erradas, sempre havia um amigo pra oferecer seu ombro pra ele chorar, porém com o decorrer dos anos John foi acumulando sucessos dignos de serem comemorados com grandes festas, porém seus amigos sumiam nestas horas, e ele pode concluir que liderança é algo solitário, principalmente se formos bem sucedidos.

A alegria da conquista é menor se não há quem celebrar com ele. Não devemos deixar que a falta de entusiasmos dos outros, venha abater seu entusiasmo.

  • VOU CELEBRAR SEMPRE QUANDO TIVER SUCESSO.
  • VOU CELEBRAR MESMO QUE NÃO TENHA TANTO SUCESSO.
  • VOU CELEBRAR MESMO SEM SUCESSO, MAIS TODAS AS VEZES QUE EU CONSEGUIR REALIZAR (CONCLUIR UMA TAREFA).


EXEMPLO

São Silvestre.

Muita gente se identifica com o fracasso, poucos se identificam com os sucessos. As pessoas que celebram com você o seu sucesso se tornam amigos para toda vida.

3.    CELEBRANDO COM DEUS

Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas de Jeová, que proclamarem serem santas convocações, serão as minhas festas fixas:
Levítico 23:2 (Tradução Brasileira)

No final do verso 2 de Levítico 23, Deus diz: serão as minhas festas fixas.

Ø  Por que você acha que Jesus escolheu a festa da Pascoa para celebrar a ceia?

Certamente por que todo o povo da época celebrava esta festa, por ser uma festa fixa. Sendo assim os discípulos não iriam esquecer.

Quando Jesus da instruções para as ceias futuras (hoje) Ele diz assim: Fazei isto em memória de mim.
Jesus sempre falava por enigmas e parábolas, então mais uma vez Ele esta dizendo aos seus discípulos (nos) comemorem a ceia em um dia de festa fixa ao Senhor.

A pascoa representa o dia em que o povo saiu do Egito e se tornou livre da escravidão. Antes esta festa era comemorada anualmente.

Hoje não! Todos os dias milhares de pessoas são libertas do Egito (mundo) e salvas para liberdade que Cristo ofereceu, a Canaã que o Senhor preparou para nos. Uma terra que mana leite e mel.

Como bons discípulos que sonhamos em ser, vamos celebrar com Deus a vitória que muitos deram para Cristo e hoje não estão mais escravos do pecado agora podem dizer:

Em memoria...

7 COISAS QUE VOCE PRECISA FAZER ANTES DE MORRER

ISAÍAS 38:1 Por esse tempo, o rei Ezequias ficou doente e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e disse: – O Senhor Deus diz assim: “Ponha as suas coisas em ordem porque você não vai sarar. Apronte-se para morrer.”

Nesta passagem da Bíblia Sagrada fica muito clara que todos nós deveríamos estar com a vida em ordem antes de morrer. Deus disse para o Rei Ezequias se aprontar para morrer.
Deveríamos levar esta advertência com muita seriedade, pois, se o próprio Deus disse que O Rei deveria por em ordem a sua vida, isso significa que ele poderia morrer na presença de Deus e ainda ter muitos danos diante da eternidade.
O fato é que existe um grande engano no meio cristão de que seu morrer como cristão evangélico eu receberei uma grande recompensa, independentemente das coisas que fiz ou deixei de fazer.
Realmente isso é grande sofisma em achar que a morte tem poder de resolver todas nossas pendências espirituais. E assim não coloco minha vida em ordem e nem faço aquilo que Deus mandou que eu fizesse e chego diante dele e ainda recebo um elogio e uma recompensa.
Parece que não é isto que Jesus ensina na parábola dos talentos. Essa parábola ela fala de nosso acerto de contas com o Senhor.

EXPLICANDO A PARÁBOLA DOS TALENTOS MT 25.24-30

 24Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste,
25receoso,escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
26Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
27Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu.
28Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez.
 29Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.
30E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

7   COISAS QUE TEMOS QUE FAZER ANTES DE MORRER

1-VOCÊ PRECISA NASCER DE NOVO

Jo. 3. 1Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. 3A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
 4Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
5Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
Este trecho fala do encontro de Jesus com Nicodemos. Nicodemos era um sacerdote da época. E ele reconhece que Jesus fazia coisas que somente uma pessoa da parte de Deus podia fazer.

NÃO CONFUNDA RELIGIOSIDADE COM ESPIRITUALIDADE

Religião é morte. Espiritualidade é vida, por isso devemos desenvolver a nossa espiritualidade através das disciplinas do Espírito.
Apesar da religiosidade de Nicodemos, que era muito rígida orava sete vezes ao dia jejuava três vezes por semana era dizimista fiel e cumpria todos os preceitos do judaísmo. Embora ele fizesse todas estas coisas, Jesus disse que se  Ele não nascesse de novo ele não entraria no Reino De Deus.
A primeira coisa que temos que fazer é nos arrepender de nossos pecados para que o Espírito Santo venha e opere em nós a regeneração, o novo nascimento.
Isto é tão importante que a primeira pregação cristã ministrada pelo apóstolo Pedro, foi o arrependimento.

ATOS 2:37-38  37Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

Aplicação: Você tem certeza que nasceu de novo?

2-VOCE PRECISA LEVAR PELO MENOS UMA PESSOA A CRISTO
Alguém já disse que a maior alegria que você pode ter nesta Terra é aceitar a Cristo como Senhor e Salvador. E que a segunda maior alegria é levar uma pessoa a Jesus.


Muitas pessoas aceitaram a Cristo e começaram a viver em novidade de vida, porém nunca levaram outra pessoa a ter a mesma experiência que ela teve, e, por conseguinte sua alegria não foi completa.

A COROA DE PAULO E A SUA ESPERANCA

I Ts 2.19 R.A.  Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós?
Fp 4.1 NTLH Afinal, quando o nosso Senhor Jesus vier, vocês e ninguém mais são de modo todo especial a nossa esperança, a nossa alegria e o nosso motivo de satisfação, diante dele, pela nossa vitória.

Muitos esperam recompensas, galardão, premio da parte do Senhor, e o grande problema e que eles não tem filhos. Paulo disse que sua coroa são seus filhos.
Por que nos achamos que vamos ter coroa sem filhos?
Nossa recompensa diante de Deus não vai ser pelos anos de crentes que fomos, nem pela quantidade de cultos que freqüentamos, nem por quantos retiros participamos. Mas pelo número de filhos que geramos.
Nós não temos nem o poder de gerar um filho no Espírito, porquanto é o Espírito que opera um novo nascimento. Todavia o Espírito só pode operar a regeneração se nós pregarmos o evangelho.
Portanto, para que haja a conversão de uma pessoa, é necessário essa cooperação, entre nós que pregamos e o Espírito regenerando.


3-VOCÊ TEM QUE PERDOAR A TODOS QUANTOS TE OFENDERAM

A ofensa é uma das principais armadilhas usadas do diabo para levar as pessoas cativas. A ofensa é a principal arma do diabo para nos ferir.

Jesus disse: O problema não são os momentos em que seremos ofendidos, mas qual será a nossa reação. 

Os frutos da ofensa são conhecidos: A dor, a ira, o escândalo, os ciúmes, o ressentimento, as disputas, a amargura, o ódio, a inveja, a traição e a vingança.
Não carregue mágoas, ressentimentos e amarguras. Sendo necessário, perdoe ou peça perdão. Geralmente as duas coisas serão necessárias, pois ninguém está sempre e totalmente certo.

Mc. 11.25-26  E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.  26 [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]

O SENHOR E A ADVERTÊNCIA QUE RECEBEU A VINTE OITO ANOS
O grande problema é que quando não perdoamos as pessoas que nos ofenderam nossa vida vai ficar presa com elas, vamos entrar num laço de alma de dor de ira e de vingança. E o pior que segundo Jesus este laço de alma se não for resolvido aqui, vai ter que ser resolvido na eternidade.

Mt. 5.23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. 25 Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. 26 Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.

Traduzindo este verso: Acerte com os teus ofensores enquanto você está vivo, porque senão vocês terão que enfrentar o juiz diante do tribunal. Esse tribunal é o Tribunal de Cristo, onde todas as coisas terão que ser resolvidas.
Eu posso te garantir se já é desconfortável reconciliar aqui na terra, mais angustiante será a reconciliação diante do Tribunal de Cristo.

4-VOCÊ TEM QUE DESCOBRIR E CUMPRIR SUA MISSÃO AO MUNDO
Você foi criado como um sacerdote neste universo de Deus. Por isso, você existe e sabe que existe. Encha sua consciência com esse significado. 
- Creia que sua vida cumpre um propósito divino na terra.
Cada vez estou mais convencido que não é na conversão que encontramos sentido para a vida, e sim na nossa vocação e na nossa missão.

O que dá sentido a nossa vida é a experiência de ser útil no Reino de Deus.
O Que dá sentido a nossa vida é ser um servo que vive para servir.
Alguns podem perguntar: Mas não é nossa conversão que dá sentido a vida? Estou convencido que não!
    Mas o que dá sentido a nossa existência chama-se propósito
O que me faz levantar na segunda-feira e dizer a minha vida tem significado. A minha vida esta valendo à pena é se estou avançando no cumprimento de minha missão.

E como se fizéssemos uma oração do tipo “Deus vale a pena que o Senhor me mantenha vivo ainda.
Por isso estou convencido do que o que dá sentido a nossa vida é o cumprimento da nossa missão.


Descobrindo Sua Missão
Sua missão é sempre o problema que Deus tem lhe concedido a resolver para os outros.


Jesus e a sua Missão
Jesus veio resolver dois grandes problemas de Deus:
a-   A rebelião de Satanás
b-   O pecado do homem

Sua existência aqui na terra, você vai ser lembrado por duas coisas, a saber:
- os problemas que você resolveu;
- os problemas que você criou;

“Não pergunte o que o mundo precisa. Pergunte o que faz sentir-se vivo e corra atrás disso”.
 “Deus o chama ao lugar em que se cruzam a profunda alegria e a maior necessidade”

O EXEMPLO DE PAULO

II TM. 4.6-7 Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. 7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 8  Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

No final de sua vida, Paulo não apenas descobriu a sua missão, mas cumpriu integralmente. Por isso, ele poderia esperar da parte de Deus a coroa da justiça.
Aplicação: Você já descobriu qual é a sua missão nessa terra?

5-VOCÊ TEM QUE AJUNTAR UM BOM TESOURO NO CÉU

Mt. 6.20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;

Jesus está dizendo que todos nós deveríamos ajuntar tesouro no céu. Em outras palavras, Ele quis dizer que cada um de nós, tem uma conta corrente no banco celestial e que devemos sempre fazer os depósitos para que possamos ter um bom tesouro lá.
O cristão deveria viver o padrão estabelecido pela Bíblia que é 10/10/80.
Não guarde dinheiro sem saber exatamente para que o está guardando. Dinheiro parado apodrece e faz a gente dormir mal. Transforme suas riquezas em benefícios para o maior número de pessoas.
É melhor perder o dinheiro que ocupa seu coração, do que o coração que se ocupa do dinheiro.
Mas ajuntar tesouro no céu, não se limita apenas a questão financeira, é muito mais do que isso. Quando fazemos a obra de Deus no Espírito, estamos edificando sobre ouro, prata e pedras preciosas.
Ilust. A mulher rica que foi morar no céu
Aplicação: Como está a sua conta lá no céu?

6-VOCÊ TEM QUE VALORIZAR MAIS O CARATER DO QUE O CARISMA

Mt. 7.22-23 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

Segundo Jesus, no dia de Sua volta muitos virão dizer de seus dons e de seus dotes carismáticos como: profecia, exorcismo e milagres. E Ele vai dizer para esses que não os conhece. Não é impressionante em que muitos fizeram sinais e prodígios em nome de Jesus, e o próprio Jesus dizer que não os conhece?
Ou seja, há muitas pessoas hoje fazendo muitos milagres em nome de Jesus, mas que não conhece a Jesus e nem Jesus os conhece. Por isso, precisamos sim buscar o poder de Deus, orar pelos enfermos, libertar os possessos, profetizarmos em nome de Jesus, mas acima de tudo, viver com caráter aprovado, pois se não for assim, vamos ganhar o mundo todo e perder a nossa alma.
Quando chegarmos ao céu e um anjo perguntar: “Porque que você acha que você merece morar no céu? O que você responderia?
Quando você chegar diante dos portais da glória não vão perguntar pra você, quantos milagres você realizou e nem quantas profecias você proclamou e nem quantas pessoas você libertou de demônios.
Os anjos vão olhar pra você, para o profundo da sua alma e ver se você se parece com Jesus. Se você se parecer com Jesus os portais da glória estarão abertos para você entrar e receber o aplauso do céu, mas se você não se parecer com Jesus, as portas do céu, estarão fechadas, porque lá só entra, que se parece com Jesus.
Queremos sim, ser a igreja do caráter, mas também queremos ser a igreja do carisma, sendo assim, seremos usados por Deus e quando chegarmos diante Dele, Ele nos dirá: “Vinde benditos de meu Pai”.

7-VOCE TEM QUE MORRER PARA O MUNDO ATRAVÉS DO BATISMO

Rm. 6.3-5 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4   Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. 5   Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,

Através do batismo, duas coisas importantes acontecem na vida de uma pessoa:
- A morte põe fim ao seu relacionamento com o velho mundo;

"Fomos sepultados com ele pelo batismo na morte" Rm 6:4.

De um ponto de vista, há uma finalidade sinistra sobre essas palavras "enterrado na morte." Minha história em Adão já foi concluído na morte de Cristo, para que quando eu ando longe desse enterro eu posso dizer que sou um "acabado" homem. 
- e a ressurreição traz para você viver em contato com um presente novo;
Mas eu posso dizer mais, pois, louvar a Deus, não é menos verdade que há o outro lado. Uma vez que "Cristo foi ressuscitado dentre os mortos," quando eu sair da água e ir embora, eu posso andar "em novidade de vida" (6:4).

MATADORES DE GIGANTES


TODO GIGANTE NOS MOSTRA QUEM REALMENTE SOMOS: corajosos ou covardes. Os espias de Israel são um bom exemplo disso. Os verdadeiros gigantes não eram as circunstâncias, mas a visão distorcida deles.

PESSOAS QUE ALCANÇAM POSIÇÃO ELEVADA DERROTAM GIGANTES: Nenhuma pessoa jamais obteve grandes vitórias, sem que antes, em algum lugar, em algum tempo, tivesse que enfrentar gigantes.

DEUS DESEJA MOSTRAR A SUA GLÓRIA E NÃO O SEU PODER: Poder é quando Golias vence a Davi, mas a Glória é Davi vencer Golias. Alguns, diante do desafio, tentam diminuir o tamanho do gigante. Não diminua os gigantes, apenas olhe para o tamanho de Deus.


NÓS SEMPRE SEREMOS PEQUENOS, MAS OS GIGANTES NUNCA SERÃO MAIORES QUE DEUS: Gigantes freqüentemente são os instrumentos que Deus usa para nos moldar para alcançarmos maiores atitudes.


O que pode ser um gigante na sua vida?

Ø pessoas;
Ø hábitos pecaminosos;
Ø circunstâncias difíceis;
Ø opositores e críticos.

Quais são as características de um destruidor (matador) de gigantes?

1. Matadores de gigantes são formados (1Sm 17. 14-24).

Primeiro Davi foi fiel no comprimento de uma pequena tarefa. O exército, porém, foi infiel numa grande tarefa. Muitos líderes surgem no vácuo dos líderes que fracassam.



2. Matadores de gigantes têm os seus olhos na recompensa (1Sm 17. 25-27).

Davi viu primeiro o potencial, depois o problema. O exército viu primeiro o problema, depois o potencial. O exército viu Golias, mas Davi viu a Deus.
“Muitos são os olhos que olham, mas poucos são os olhos que vêem”.

3. Matadores de gigantes não dão ouvidos aos críticos destrutivos (1Sm 17. 28-33; 41-44).

Para lidar com os críticos à semelhança de Davi, nós temos que fazer três coisas:

a. Temos que passar pelos Eliabes – eles estão sobre nós familiarmente (1Sm 17. 28;30).

A crítica machuca quando vem de alguém que está acima de nós – Eliabe era o irmão mais velho.
A crítica machuca quando questiona as nossas mo tivações – Eliabe achou que Davi era o motivo pe¬la presunção.
A crítica machuca quando é contínua – A impressão é de que Eliabe o estava criticando.
A crítica machuca quando vem de pessoas que nos conhecem há muito tempo – Eliabe cresceu com Davi. Era seu irmão.

b. Nós temos que passar pelos Sauls – eles estão sobre nós posicionalmente (1Sm 17.31-33).

Um crítico é aquela pessoa que aponta a imperfeição daquilo que as outras pessoas fazem enquanto que elas mesmas não estão dispostas a fazer nada. Saul achou que Davi era incapaz e despreparado.
Um crítico é aquele que polui toda solução que você encontra. Toda pessoa que nunca matou um gigante irá lhe dizer que isso é impossível.

c. Nós temos que passar pelos Golias – eles estão sobre nós em termos de habilidades (1Sm 17.42).

Golias desprezou a Davi por causa da sua aparência. Golias desprezou a Davi apenas com um olhar. Deus, porém, nunca olha as aparências.

4. Matadores de gigantes não se intimidam pelo desafio (1Sm 17.32).

Os gigantes têm a habilidade de nos intimidar quando:

Ø nos desafiam;
Ø têm certa reputação;
Ø insistem constantemente em aparecer;
Ø nos derrotam psicologicamente;
Ø os que estão do nosso lado estão tomados de pavor;
Ø tudo que fazemos é reunir e não enfrentar o gigante;
Ø os nossos líderes estão com medo do gigante;

Por que Davi não ficou intimidado?

Porque Davi tinha um coração para promover a honra de Deus.
Porque Davi tinha seus olhos na recompensa.
Porque Davi tinha confiança em Deus e sabia quem ele era na força de Deus.

5. Matadores de gigantes são treinados em vitórias do passado (1Sm 17.34-37).

Nós precisamos de vitórias não para celebrar, mas para nos elevar. (John Maxwell).
Davi venceu um leão e um urso, portanto, já tinha experi¬ência. Nossas armas não são carnais, mas poderosas em Deus (2Co 2.10).
Davi tinha experiência da proteção (fidelidade) de Deus. O Deus que fez no passado é o mesmo agora. É o Deus do hoje.

6. Matadores de gigantes não tentam ser alguém que não são e não lutam com armas alheias (1Sm 17.38-40).

Em tempos de crise as pessoas tentarão fazer com que você se torne iguais a elas.
Você nunca irá derrotar gigantes com armas carnais. Você nunca irá derrotar gigantes com armas alheias.
Deus espera que saibamos usar aquilo que temos.

7. Matadores de gigantes correm para a batalha (1Sm 17.48).

O primeiro passo para resolver qualquer problema é começar. Davi não andou para a linha de batalha, ele correu.
Davi selecionou cinco pedras, pois pensou que se falhasse nas primeiras tentativas, ainda poderia continuar tentando.
Ainda que a batalha seja longa e renhida, a vitória é certa.

8. Matadores de gigantes levam aqueles que estão próximos de si a um nível mais elevado (1Sm 17.49-52).

Quando os soldados de Israel viram a coragem e a vitória de Davi, se animaram e se puseram a lutar com bravura.
Bastou o povo ver um líder em posição de combate e disposto a vencer, para que um novo ânimo tomasse conta de todos.

Você encoraja ou desestimula as pessoas à sua volta?


 CONCLUSÃO

Davi venceu o gigante em nome do Senhor dos Exércitos. Não lutou confiado em sua própria força (1Sm 17.45).
Na vitória, Davi deu toda a glória a Deus, declarando que tudo vem do Senhor e deve ser dedicado a Ele (1Sm 17.47).
Sua missão terá sempre um inimigo. A diferença entre a obscuridade e a significância é o inimigo que você precisa vencer. A glória de Davi foi Golias.

UM LUGAR DE HONRA


TEXTO: Gn 1.26
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele...

INTRODUÇÃO:
Há muitos anos atrás os pais da reforma já haviam estabelecido o valor inegociável do sacerdócio universal dos crentes. Contudo no decorrer da história, esse conceito foi se perdendo em meio ao clericalismo religioso. Hoje, porém tem havido uma restauração e restituição ao sacerdócio da igreja. Por todo mundo, uma nova reforma está acontecendo com base no principio de cada crente é um ministro. E este é o conceito principal por atrás da visão em célula. Essa visão do sacerdócio é uma chave para a conquista da nossa geração e a prática da igreja como o Senhor planejou. Contudo quero ampliar esse conceito e dizer que cada crente é, sim, um ministro, mas cada ministro deve se tornar um Líder. (posição de honra).  (você é um discípulo de Jesus? Então assuma um legado ministerial).
¡  Mas para isso Deus espera 3 atitudes de um líder ou (sacerdote). 1º ter qualificações.

1.   Qualificações de um verdadeiro Líder:

a.   Deseja Servir com Humildade
Certa vez um irmão foi convidado para liderar uma célula e ele então respondeu: “ah não eu não quero liderar não eu só quero servir”. Aquela foi uma resposta sem sentido. O que ele estava dizendo é que lideres não servem, apenas são servidos. Serviço para ele talvez seja algum trabalho braçal. O fato é que ele não queria servir realmente, pois o verdadeiro servo faz o que é necessário e não o que pensa ser o melhor. As pessoas devem deixar o conceito de que servir á Deus (liderar) é um fardo, mas sim uma Honra.

b.   Um Líder não Deveria Ser um Novo Convertido
Simplesmente porque não houve tempo suficiente para ele ser testado e conhecido pelos irmãos. Além disso, Paulo diz que o novo convertido pode se embriagar no orgulho.

1 Tm 3:6
“não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do
 Diabo”.  

Em nossa igreja temos a maior paixão em ensinar, então nós damos o curso de treinamento para que os irmãos venham crescer por meio do ensino da palavra. E isso normalmente acontece em um ano, além disso, ninguém deveria assumir a liderança sem antes ter sido um bom líder de treinamento. Para poder liderar, é preciso ser antes um discípulo do líder da célula.

c.   Um Líder Comprometido com a Visão
Para se comprometer com algo, você precisa estar convencido em seu coração de que aquilo que estamos fazendo é realmente de Deus. Para ser leal á alguém, você precisa estar seguro a respeito dele. Por ex: àqueles que queriam trabalhar com Paulo precisavam estar completamente persuadidos a respeito da visão e do caráter de Paulo. VOCE PRECISA TER CLAREZA EM SEU CORAÇÃO A REPEITO DE SEU MINISTERIO E SUA LIDERANÇA. SEM ESSA PERSUASÃO NÃO HAVERÁ COMPROMISSO.

d.   O Bom Líder Contribui Financeiramente
Nós mostramos nosso compromisso real com a visão quando contribuímos para sustentá-la. Se um líder não contribui para a manutenção da igreja é porque não tem compromisso genuíno com a obra. Tal pessoa não deveria, portanto, liderar uma célula. A palavra de Deus diz que aquele que não devolve o seu dízimo é ladrão e esta roubando a Deus. Alguém que é ladrão está em rebelião contra Deus e, eventualmente, essa rebeldia se voltará contra a igreja.

e.   Um Líder Excelente Possui um Saudável Senso de Incapacidade
O primeiro principio que todo líder espiritual precisa aprender é que Deus usa os fracos. Isaias diz que o Senhor “faz forte ao fraco, multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”. Deus nunca escolhe os maiores, mais fortes ou melhores. Na verdade Deus escolhe aqueles que “não são” para que ELE seja o único “EU SOU”.


2.   Ser Responsável na sua posição de liderança 
O desafio que esta diante de cada Líder é conhecer o Senhor, alcançar o perdido e fazer discípulos. Essa é a descrição mais básica do trabalho de um Líder de célula. Uma vez que aceitemos o encargo de encorajar e servir aos irmãos de uma célula, uma série de responsabilidades será colocada sobre nós.

I.        Cobrir os membros da célula em oração
A 1º responsabilidade de um Líder é orar. O senhor nos chamou para nos colocarmos na brecha diante Dele em favor dos nossos irmãos.

“E busquei dentre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei”.  Ez.22:30

Todo líder precisa ser um intercessor, ele é aquele que se coloca na brecha tanto pela salvação dos perdidos quanto pela edificação dos irmãos. Ele sempre cobre os membros de sua igreja m oração.
 II.        Promove vida em seu meio

Um líder de Deus deve ser muito cuidadoso para não fazer com que todas as coisas na igreja ou célula girem em torno dele, entendendo que esta ali para encorajar e não para controlar.
No decorrer dos anos temos aprendido que o nosso trabalho é ensinar os irmãos á dependerem do Espírito Santo. 4 princípios
a)    Não desviar da palavra
b)    Não contrariar os valores e princípios da liderança da igreja
c)    Não deveria tentar assumir o lugar do Espírito Santo na vida de um irmão, cada um precisa ouvir de Deus
d)    Não usar sua posição de líder para abusar

                  III.        Motivar os Irmãos ao Evangelismo

Um Representante de Deus tem que ter um coração para o Evangelismo junto com os irmãos, é muito importante que você trabalhe para enviar pessoas para o encontro. Na maioria das igrejas, os encontros são apenas para crente. Em nossa igreja, nós os adaptamos para que qualquer pessoa possa participar principalmente visitante e não-crente.

                 IV.        Coordenar a consolidação dos Novos Convertidos

Em nossa igreja por ser uma igreja em célula damos esse encargo aos lideres em treinamento, mas bons representantes possuem grande encargo pela consolidação. Nosso trabalho não é apenas levar alguém a confessar a Jesus Cristo como Senhor. Esse é apenas o inicio da vida cristã. Nosso trabalho vai além. Uma vez que a pessoa confessou. Nós também precisamos consolidá-la. Fomos chamados para fazer discípulos, precisamos guardá-los, selá-los e expressar á eles o amor de Deus.

                  V.        Mantém a Comunicação com Todos os Membros
Um líder que expressa á Deus e o representa, tem por si só o encargo de se comunicar com os membros da célula ou igreja, nós que somos alguém que Deus levantou para representá-lo precisamos:
v  Enfatizar sempre a importância de cada membro (irmão), principalmente da célula.
v  Nunca demonstrar atitudes de superioridades sobre os outros.
v  Da liberdade aos membros para expressarem idéias diferentes.
v  Aprende admitir seus erros.
v  Sempre confronta quando necessário. Mas faz isso em particular.

3.   O Líder deve gerar novos lideres através do discipulado.
Todo líder deve compreender que ele é também um discipulador. Mas que essa terminologia não atrapalhe a visão, pois não queremos que o discipulador seja um mero cargo em nossa estrutura celular. Ele precisa treinar lideres que sejam seus discípulos. O líder deve se tornar um referencial para que seu discípulo se torne como ele.
1 Sm 14: 1; 4-15
1 Sucedeu, pois, um dia, que Jônatas, filho de Saul, disse ao seu escudeiro: Vem, passemos à guarnição dos filisteus, que está do outro lado. Mas não o fez saber a seu pai.
¡  4Ora, entre os desfiladeiros pelos quais Jônatas procurava chegar à guarnição dos filisteus, havia um penhasco de um e de outro lado; o nome de um era Bozez, e o nome do outro Sené. 5 Um deles estava para o norte defronte de Micmás, e o outro para o sul defronte de Gibeá. 6 Disse, pois, Jônatas ao seu escudeiro: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura operará o Senhor por nós, porque para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos. 7 Ao que o seu escudeiro lhe respondeu: Faze tudo o que te aprouver; segue, eis-me aqui contigo para o que quiseres. 8 Disse Jônatas: Eis que passaremos àqueles homens, e nos descobriremos a eles. 9 Se nos disserem: Parai até que cheguemos a vós; então ficaremos no nosso lugar, e não subiremos a eles. 10 Se, porém, disserem: Subi a nós; então subiremos, pois o Senhor os entregou em nossas mãos; isso nos será por sinal.
¡  11 Então ambos se descobriram à guarnição dos filisteus, e os filisteus disseram: Eis que já os hebreus estão saindo das cavernas em que se tinham escondido. 12 E os homens da guarnição disseram a Jônatas e ao seu escudeiro: Subi a nós, e vos ensinaremos uma coisa. Disse, pois, Jônatas ao seu escudeiro: Sobe atrás de mim, porque o Senhor os entregou na mão de Israel. 13 Então trepou Jônatas de gatinhas, e o seu escudeiro atrás dele; e os filisteus caíam diante de Jônatas, e o seu escudeiro os matava atrás dele. 14 Esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu escudeiro mataram uns vinte homens, deu-se dentro de meia jeira de terra. 15 Pelo que houve tremor no arraial, no campo e em todo o povo; também a própria guarnição e os saqueadores tremeram; e até a terra estremeceu; de modo que houve grande pânico.

a) ENSINE-OS A SONHAR
Antes de ensinarmos alguém a construir navios temos que levá-lo a sonhar com o mar. O que é o navio comparado com a imensidão do mar. Antes de entrarem na batalha, Jonatas disse ao seu escudeiro: “o SENHOR nos ajudara nisto, porque para o SENHOR nenhum impedimento há”...            Compartilhe seus sonhos com seu discípulo, mesmo que pareçam tolos. Ex: Jonatas ficou de quatro.

b) ENSINE-OS QUE TUDO É FEITO NA FORÇA DO SENHOR
Uma das primeiras lições que nossos discípulos precisam aprender é dependência de Deus. Na passagem que acabamos de ver, Jonatas disse a seu escudeiro que o Senhor os ajudaria, uma vez que o poder de Deus não depende de sermos muitos ou poucos.

c) DÊ A ELE LIBERDADE DE ESCOLHA
Precisamos ter a mesma atitude de Jonatas, que deu liberdade a seu escudeiro para retroceder caso quisesse (v.7). Não há mérito nenhum em forçar alguém a liderar na casa de Deus. Mas alguns lideres usam ameaças e pressões negativas para levantar lideres em treinamento.

d) LIDERE NOS MOMENTOS DE CRISE
Não tenha medo de liderar nos momentos mais duros. Jonatas liderou no momento mais difícil. Lemos que se colocou de gatinhas para derrubar os soldados  filisteus enquanto seu escudeiro simplesmente matava os que tropeçavam (v13.). Evidentemente, você deixará que seu discípulo sempre comece fazendo as tarefas mais fáceis. Mas, vá adiante dele e demonstre sua expectativa de que, no futuro, ele faça o mesmo que você fax hoje

e) ENVIE-O PARA LUTAR SUAS PRÓPRIAS BATALHAS
Treinamento que não vem seguido de envio produz desânimo e frustração. Envie seus discípulos para que ele comece sua própria liderança. E o Lugar seria a célula, pois nós entendemos que a célula (hoje), é uma ferramenta de Deus para exercermos aquilo para o qual Deus nos chamou para estar... Um Lugar de Honra... SENDO SUA IMAGEM E SEMELHANÇA (EXPRESSANDO-O), E (REPRESENTANDO-O NA AUTORIDADE) EM DOMINIO E PODER SOBRE TODO O INFERNO.