TORNANDO-SE UM FESTEIRO


PR. MARCIO RIBEIRO - 14/11/2011

TEXTO

Depois disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, são estas:
Levítico 23:1-2

INTRODUÇÃO

Uma das coisas que eu mais estranhei depois da minha conversão é que antes de ir para igreja nossa vida era cercada de festas (festas de fim de ano, aniversários, casamentos), mesmo com pouco dinheiro ou algum tipo de problema não abríamos mão de festejar mesmo sem motivos de celebrar queríamos participar de festas.

Quando eu me converti foi falado pra mim não tem mais festas. Você não pode mais celebrar, festejar não tem mais festas!

Ha reforma protestante foi boa, deixou os cultos muito melhor, acabou com o paganismo, deu aos “leigos” acesso ao conhecimento da Palavra de Deus, mas acabou com as festas.

Ø  Por que as festas bíblicas foram eliminadas do calendário cristão (protestantes)?

Eu tenho uma teoria. Quando a religião se tornou oficial no império Romano (Constantino), a igreja Romana fez questão de eliminar os símbolos Judaicos. E instituir, ou melhor, substituir as festas do povo de Deus por festas pagãs. A páscoa do coelhinho, o natal no papai Noel , o feriado de carnaval outras festas.O próprio carnaval começou com o catolicismo.

Mas havia um motivo para o povo celebrar, no livro de Levítico as instruções de Deus para o povo era que eles viessem celebrar, a festa é de Deus não é do povo, mas o povo é convidado para celebrar com Deus.

Ø  O que mudou?
Ø  Deus não tem mais o que celebrar com seu povo?

Precisamos nos posicionar e ensinar ao mundo como se deve fazer uma festa, estou convencido pela palavra de Deus que no AT todas as festas apontam para o Senhor Jesus, e no milênio muitas destas festas vão voltar, por isso se você não gosta de festa vai ter problemas no céu.


·         FESTA DA PASCOA
·         FESTA DA PRIMICIAS
·         FESTA DAS PENTECOSTES
·         FESTA EXPIAÇÃO
·         FESTA DAS TABERNÁCULO

Todas estas festas apontam para ceia do Senhor.

TONANDO-SE UM FESTEIRO

1.    CELEBRANDO AS VITÓRIAS DOS OUTROS

O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.
 Mateus 22:2

O verdadeiro teste dos relacionamentos não é como reagimos quando nossos amigos fracassam, mas sim como e quanto conseguimos nos entusiasmar com o sucesso do nosso irmão.

E fácil ir ao velório e chorar com os familiares pela perda de um ente querido, mas quando alguém nos conta uma “benção” ficamos felizes mais é difícil expressar entusiasmo pela sua mais recente conquista.

Ø  Você celebra (festeja) com seus amigos?
Ø  Como você se sente se uma pessoa que faz o mesmo que você é promovido ou tem aumento e você não?

Quando alguém recebe um elogio perto de você, você diz: Ninguém nunca disse isso pra mim!
Então, você é como eu.

Precisamos admitir que não é uma questão de apenas aceitar o sucesso dos outros (alegrar), precisamos nos entusiasmar com suas conquistas (celebrar). Se as maiorias das pessoas forem honestas sentem algum tipo de inveja, mas existem alguns níveis de celebrar com o amigo.

a.    Não faça das coisas uma competição
b.    Celebrem quando os outros enxergarem o sucesso
c.    Celebre o sucesso que os outros não conseguem enxergar

O que impede as pessoas de serem bem sucedidas às atrapalham de celebrar o sucesso dos outros.

2.    CELEBRANDO AS SUAS VITÓRIAS

Na media, as pessoas não querem que as outras fiquem acima da media. Porque isso não nos obriga a fazer algo acima delas.

Conheço pessoas que não querem ser famosas, ou serem reconhecidas por causa das suas habilidades ou dons, se escondem atrás de uma falsa modéstia.

EXEMPLO

Não sei se vocês conhecem John Maxwell autor de vários livros de liderança, ele conta em um de seus livros que sempre foi um jovem bem sucedido desde o inicio de sua carreira, primeiro na turma do colégio, depois da faculdade, no ministério.

Pastor mais novo a ser ordenado, primeiro na sua igreja a ser um autor, primeiro no presbitério a dirigir uma igreja com mais de 1000 pessoas. Ele dizia que sempre foi bem sucedido por causa da formação e investimento que seus pais lhe deram, com tudo, seus colegas de profissão estavam sempre por perto dele quando ele tinha um fracasso ou as coisas saiam erradas, sempre havia um amigo pra oferecer seu ombro pra ele chorar, porém com o decorrer dos anos John foi acumulando sucessos dignos de serem comemorados com grandes festas, porém seus amigos sumiam nestas horas, e ele pode concluir que liderança é algo solitário, principalmente se formos bem sucedidos.

A alegria da conquista é menor se não há quem celebrar com ele. Não devemos deixar que a falta de entusiasmos dos outros, venha abater seu entusiasmo.

  • VOU CELEBRAR SEMPRE QUANDO TIVER SUCESSO.
  • VOU CELEBRAR MESMO QUE NÃO TENHA TANTO SUCESSO.
  • VOU CELEBRAR MESMO SEM SUCESSO, MAIS TODAS AS VEZES QUE EU CONSEGUIR REALIZAR (CONCLUIR UMA TAREFA).


EXEMPLO

São Silvestre.

Muita gente se identifica com o fracasso, poucos se identificam com os sucessos. As pessoas que celebram com você o seu sucesso se tornam amigos para toda vida.

3.    CELEBRANDO COM DEUS

Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas de Jeová, que proclamarem serem santas convocações, serão as minhas festas fixas:
Levítico 23:2 (Tradução Brasileira)

No final do verso 2 de Levítico 23, Deus diz: serão as minhas festas fixas.

Ø  Por que você acha que Jesus escolheu a festa da Pascoa para celebrar a ceia?

Certamente por que todo o povo da época celebrava esta festa, por ser uma festa fixa. Sendo assim os discípulos não iriam esquecer.

Quando Jesus da instruções para as ceias futuras (hoje) Ele diz assim: Fazei isto em memória de mim.
Jesus sempre falava por enigmas e parábolas, então mais uma vez Ele esta dizendo aos seus discípulos (nos) comemorem a ceia em um dia de festa fixa ao Senhor.

A pascoa representa o dia em que o povo saiu do Egito e se tornou livre da escravidão. Antes esta festa era comemorada anualmente.

Hoje não! Todos os dias milhares de pessoas são libertas do Egito (mundo) e salvas para liberdade que Cristo ofereceu, a Canaã que o Senhor preparou para nos. Uma terra que mana leite e mel.

Como bons discípulos que sonhamos em ser, vamos celebrar com Deus a vitória que muitos deram para Cristo e hoje não estão mais escravos do pecado agora podem dizer:

Em memoria...