27/06/10 á 26/07/10
Pr. Márcio Ribeiro
Texto: Apocalipse 2.10-11 e (Mateus 11.12)INTRODUÇÃO: Existem alguns temas que os pregadores estão se esquecendo de falar como cruz, santidade, reino de Deus, hoje está na moda pregar sobre unção, prosperidade e cura, talvez porque estes assuntos sejam do interesse da platéia e tragam benefícios aos ouvintes. Somos uma igreja que anda na contra mão do mundo evangélico atual, queremos ser uma igreja que prega o evangelho todo para o homem todo. Por isso temos uma visão.
EDIFICAR UMA IGREJA DE CRISTÃOS VENCEDORES, AONDE CADA MEMBRO É UM MINISTRO E CADA CASA É UMA EXTENSÃO DA IGREJA, CONQUISTANDO ASSIM NOSSA GERAÇÃO ATRAVÉZ DAS CÉLULAS QUE SE MULTIPLICAM UMA VEZ POR ANO PARA GLÓRIA DE DEUS.
Em especial a IBAV de Praia Grande, quer ser um sinal permanente da glória de Cristo na nossa geração. Ensinamos nossa visão, por que ela aponta o caminho em que iremos chegar. Ser uma igreja de cristão convertidos que praticam a palavra de Deus diariamente, como verdadeiros discípulos de Cristo. Um assunto importantíssimo que deve ser pregado é o milênio. O milênio é real. O milênio é para os que vão reinar com Cristo, não é para todos somente para os vencedores.
Você é um vencedor? Você quer ser um vencedor?
Existem algumas diferenças entre salvação e recompensa, vamos conversar sobre algumas delas hoje. O reino é a recompensa dos aprovados por Jesus, dos que vão reinar com Ele e receber seu galardão. Muitos se contentam com a salvação mais ela é apenas a porta de entrada o Senhor deseja que prossigamos até recebermos o reino.
DIFERENÇAS ENTRE SALVAÇÃO E A RECOMPENSA
1. Quanto á forma de adquirir
A salvação é uma dádiva, um presente. Não podemos recebê-la pelas obras. A salvação é pela graça. Presente de Deus mediante a fé em Jesus. Existem duas linhas teológicas a respeito disto:
ARMINIANISMO: Ensina que a salvação depende de nós e que se formos fieis até o final seremos salvos.
CALVINISMO: Por sua vez prega que a salvação não depende de nós, é um dom de Deus, se eu a recebi estou salvo e Deus não vai pega-la de volta.
O calvinismo é possível por que ensina a verdade, a salvação é pela graça, enquanto, o arminianismo é bom por que prega o comportamento, a seriedade com Deus, a vigilância e a oração. Eu acredito que exista o equilíbrio: A salvação é pela graça mediante a fé, enquanto o reino de Deus depende de nossas obras depois que somos salvos. Não vamos receber uma coroa no céu por ser salvos, nós somos salvos pela graça para as obras. (Ap 2.23) e (Mt 7.21) Pra ser salvo não precisamos fazer a vontade de Deus, temos que crer no coração e confessar com a boca (Rm 10.9). Mas pra reinar temos que fazer sua vontade.
2. Quanto á duração
A salvação tem o mesmo tempo para todos, não dura mais pra uns e menos para outros. No entanto o reino dos céus tem como duração o milênio e nele uns reinaram e outros serão disciplinados. (I Co 15.24 e 25)
3. Quanto ao sacrifício
A salvação não depende de sofrimento, penitência. Mas o reino às vezes implica em privações. (Mt 19.24) Para ser salvo não temos que ser pobres, a salvação é um presente não tenho que dar nada pra ser salvo. Mas no reino uma vez que sou salvo, é sou avarento, mesquinho, eu não vou receber recompensa da parte de Deus. Eu não vou ser um vencedor. É difícil um rico ser um vencedor por que eles amam o dinheiro. Ler (Mt 19.12) Pra ser um vencedor não tem que ser solteiro, fazer voto de castidade, mas pra herdar o reino às vezes é necessário. Exemplo verdadeiro se você é solteiro, e o reino de Deus vir, você deve se apresentar virgem, por que não existe sexo aceito por Deus fora do casamento. Este é o padrão dos vencedores.
4. Quanto á forma de Deus tratar
O reino não pode ser dado é conquistado. (Mt 20.21-23). Por que o Senhor não pode atender ao pedido daquela mãe? Por que o reino não é algo que se dá, é algo que se merece, é uma recompensa. (Lc 23.42 e 43). O pedido do ladrão envolvia o reino, mas a resposta de Jesus foi com relação à salvação. O ladrão não tinha obras porque ele se converteu na hora da morte. A morte não tem poder de nos aperfeiçoar, se morremos ignorantes chegamos lá ignorantes. Bem aventurado é aquele que tem a oportunidade de servir ao Senhor em vida por que as suas obras vão acompanhá-lo. (Ap 14.13).
5. Quanto á definição
A vida eterna já esta definida por isso podemos ter a certeza da salvação. Todavia ser um vencedor é uma questão que está em aberto, podemos ser hoje e não ser amanhã, ou vice versa. Salomão é um exemplo que começou bem e terminou mal. (Ap 3.11).
CONCLUSÃO: É você quem vai escolher. Naquele dia não haverá explicações e justificativas, não vai ter como culpar á outros, lembre-se que o período do reino não é período da graça o reino é o período da justiça de Deus, em que Ele vai julgar o seu povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário