VERDADES SOBRE A RESSURREIÇÃO

13/06/10 á 19/06/10
Pr. Márcio Ribeiro
 Texto: Atos 1:3

Introdução: Sempre que vamos celebrar a ceia somos tomados por uma tristeza bucólica, um saudosismo religioso que sempre nos faz chorar em virtude do flagelo e da crucificação que sofreu Jesus, sentimentalismo causado pelas tradições religiosas que tendem a manter Jesus crucificado. Em todos os eventos religiosos no final Cristo é crucificado.

Já parou para pensar o que aconteceu com Cristo depois da ressurreição? O que Ele fez? Para onde Ele foi?

Estamos aqui para celebrar a vitoria de Cristo depois da cruz. Ele ressuscitou e muita coisa aconteceu depois disto, vamos aprender o que Ele fez em quarenta dias que esteve totalmente ressurreto. Com quem Jesus falou? Para quem apareceu? O que podemos aprender com isso?

No curso de maturidade falamos que temos de andar em espírito (andar na cruz). Atos nos mostra que existe algo mais profundo que viver na cruz que é viver ressurreto. Vamos acompanhar estes quarenta dias de Cristo com seus discípulos depois da cruz. A palavra de Deus deve ser examinada com bastante atenção juntando os pedaços já que os livros não acompanham uma forma cronológica. Podemos observar o registro de dez aparições de Jesus depois da ressurreição:

  • 1ª vez - No dia da ressurreição, para Maria Madalena e a outra Maria (Mateus 28:1, 9 e 10).

  • 2ª vez - Para as outras mulheres que tinham ido ao túmulo com especiarias para ungir o corpo de Jesus que confirmaram o relato de Maria Madalena, Joana e Maria mãe de Tiago aos apóstolos (Lucas 24:10).

  • 3ª vez - Para seu discípulo Pedro (Cefas), e depois aos doze (I Coríntios 15:5).

  • 4ª vez - Mais tarde, ainda nesse mesmo dia, aos dois discípulos no caminho de Emaús (Lucas 24:13-35).

  • 5ª vez - Pouco mais tarde, aos dez discípulos, pois Tomé estava ausente (Lucas 24:36-43).

  • 6ª vez - Oito dias mais tarde, aos onze, incluindo Tomé (João 20:24-29).

  • 7ª vez - Para os sete discípulos, junto ao mar de Tiberíades (João 21:1-2).

  • 8ª vez - Posteriormente, a Tiago (I Coríntios 15:7).

  • 9ª vez - Aos apóstolos e mais quinhentos irmãos (I Coríntios 15:5b-6).
  • 10ª vez - na ascensão (Lucas 24:51), (Atos 1:9-11).

Cristo apareceu para estas pessoas no período de quarenta dias, e todas as vezes que Ele aparecia algo pode ser notado: Havia uma mudança Nele! Algo estava diferente no mestre Jesus! O que mudou? Vamos tentar perceber Jesus depois cruz, lembrar de Cristo ressurreto (vivo).

Três verdades sobre a ressurreição

1. Cristo venceu a morte (Lucas 24:4 e 5).

Não existe duvidas quanto ao fato de Jesus estar vivo, Jesus venceu a morte e como premio (recompensa) ressuscitou. No dia da vinda do Senhor se eu não for arrebatado, tenho certeza, irei ressuscitar. Mais isso só será possível, quando eu decidir carregar a minha cruz. A cruz na nossa vida é uma atitude diária. Todos nos temos um controle remoto na nossa mão e em determinados momentos da nossa vida desligamos, congelamos, avançamos ou abaixamos o volume de Deus na nossa vida. Não vencemos a morte, mortos. Cristo venceu a morte durante sua vida. Você tem que estar vivo pra vencer a morte!

a. Atitudes que provam que você esta vivo

Ler, orar, comer (jejuar), adorar, santificar, consagrar, sacrificar, ofertar e votar.

2. Ele foi transformado no seu corpo (Lucas 24:36-43).

Quando Jesus apareceu para as mulheres que o seguia e aos seus discípulos, todos tinham a impressão que estavam vendo um fantasma ou um espírito, por isso a necessidade de Jesus provar que Ele era Ele mesmo, comendo, mostrando as mãos, falando com eles. Provando que uma pessoa pode ressuscitar vencer o estado da morte e voltar sendo ela mesma.

Cristo adquiriu para seu corpo após a ressurreição uma nova forma, não era mais corpo de um Deus, porque Deus só existe um, não era corpo de homem por que o corpo humano é mortal, Jesus inaugura uma nova raça de indivíduos os ressurretos.

a. Atitudes que provam que seu corpo ressuscitou com Cristo

Não praticar o pecado, não tem necessidades de vícios, não se entregar aos prazeres da carne, não mentir e não agredir.

3. Cristo foi assunto (elevado) aos céus (Lucas 24:50 e 51).

Depois de quarenta dias da ressurreição, Cristo foi elevado aos céus, isso nos prova que nosso lugar não é aqui, Deus tem um lugar de descanso, de paz, de conforto, de prazer e de vida eterna. Eu não sei qual é sua esperança, pra mim é a esperança da gloria de Deus. Ler : (Romanos 8:18-23).

Cristo não quer ser lembrado como alguém que passou por sofrimentos e aflições, alguém que precisa da sua pena ou da sua piedade (misericórdia). Lembre-se de Cristo como um rei, alguém que venceu a maior batalha, o maior de todos os inimigo, a morte! Ler: (I CO 15:51-57.)

Compartilhamento

  • Você quer andar na cruz ou ressurreto, por quê?

  • Seu corpo é de crucificado ou de ressurreto?

Nenhum comentário: